Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Folheto Andresoares

1,632 views

Published on

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Folheto Andresoares

  1. 1. Iniciativa do Grupo disciplinar de Física e Química da EB 2,3 André Soares Recolha de Óleo Alimentar Usado Existem na nossa Escola ,- O leões, que têm sido utilizados para recolha dos óleos alimentares usados que trazes de casa. Quando cheios, o óleo é transportado por uma recolhedor, que procede ao seu tratamento adequado, e depois o encaminha a uma empresa que o utiliza na produção de sabão e biodiesel. <ul><li>Regras de utilização do Oleão: </li></ul><ul><li>Para o armazenamento do óleo deves continuar a utilizar um recipiente plástico ou equivalente. </li></ul><ul><li>Evitar a utilização de recipientes de vidro. </li></ul><ul><li>Garantir que o recipiente utilizado se encontra fechado para evitar contaminações e derrames. </li></ul>Valorização do óleo alimentar usado: Produção de Sabão O sabão é produto utilizado sobretudo para a higiene pessoal e para lavar determinados objectos. Este é geralmente o resultado da reacção química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio) e ácidos gordos. Esta reacção é denominada saponificação. Os ácidos gordos estão presentes em diversos compostos entre eles os óleos alimentares usados. Produção de Biodiesel O Biodiesel é um combustível líquido que se obtém a partir de matérias-primas renováveis, tais como óleos ou gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados. As suas características químicas são semelhantes às do gasóleo de origem fóssil.   A designação “Biodiesel” refere-se, geralmente, aos monoésteres metílicos obtidos por transesterificação metílica dos óleos e gorduras vegetais e/ou óleos alimentares usados.   Este biocombustível apresenta inúmeras vantagens quer a nível ambiental quer a nível de utilização automóvel. Destaca-se a diminuição de dióxido e monóxido de carbono durante o processo de combustão e a melhor lubrificação do motor, etc... Eu já coloquei o óleo no oleão, e tu de que estás à espera?!?!
  2. 2. O óleo alimentar foi utilizado. E agora? O óleo alimentar após ser utilizado não é lixo, mas sim um resíduo que pode ser reutilizado em diversas áreas... Impactos ambientais O principal destino dos óleos alimentares produzidos em Portugal têm como principal destino o sistema de esgotos, solução esta que não é de todo adequada a nível ambiental: - provoca grandes problemas de entupimento e obstrução nas canalizações e sistemas de drenagem dos edifícios, nas redes públicas de saneamento e colectores municipais, bem como a corrosão das tubagens e materiais de drenagem. Tal situação, além de afectar o seu correcto funcionamento, cria também problemas para a saúde e segurança dos edifícios. - a presença de óleos e gorduras nos efluentes águas residuais provoca um ambiente desagradável com graves problemas ambientais de higiene e maus cheiros, provocando igualmente impactos negativos ao nível da fauna e flora envolventes. - dificulta o desempenho/funcionamento eficiente das estações de tratamento de água (ETAR), aumentando consideravelmente o consumo de energia, além de implicar manutenções e limpezas mais frequentes nos equipamentos de separação de óleos e gorduras, associadas a gastos consideráveis de tempo neste tipo de operações. São produzidos anualmente em Portugal cerca de 88 mil toneladas de óleos alimentares usados dos quais cerca de 50.000 a nível domestico. A percentagem de recolha a este nível é praticamente nula Agora escolhe?!?

×