Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

2012 08-07 - aula 03 - valor - caso de estudo e o marketing na perspectiva de seth godin

434 views

Published on

Aula 4 de 32 do curso de Marketing da faculdade de Administração da FIT - Faculdades Integradas do Tapajós, Santarém - Brasil

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

2012 08-07 - aula 03 - valor - caso de estudo e o marketing na perspectiva de seth godin

  1. 1. Marketing Empresarial Aula 3 de 60 Santarém – Tapajós – Brasil 7 de Agosto de 2012 Fernando Monteiro D’Andrea
  2. 2.  Tema: Marketing: Conceitos e Evolução Data: 04 de Agosto de 2012 Pontos Principais: › Valor  Para quem? De que tipo? Apenas financeiro? › O que é o Marketing?  .... › Evolução do Conceito de Marketing  ....
  3. 3.  É a atividade, conjunto de instituições e processos para a criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que tem valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (AMA, 2007)
  4. 4. ... um pensamento altamente difundido MercadoMercado ... um conjunto de instrumentos e técnicas ... um departamento com deveres Uma função natural de uma Organização Mercado Mercado
  5. 5.  É a atividade, conjunto de instituições e processos para a criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que tem valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (AMA, 2007)
  6. 6. Giro / Spin Estória SuportePreço Tribo Produto Serviço Usabilidade Comunidade Cliques
  7. 7. A maioria dos amadores e cidadãos acreditamque Marketing é o Circulo mais externo.Marketing = propaganda, é o que parece.O trabalho do marketingneste círculo é pegar o quea fábrica/sistema/chefe dáe transformar isso num“hype”, promover e “gritar”falando do produto. Isto é oque fazem muitas ONG’s,políticos, empresas deseguros, consultoresfinanceiros, fabricantes depcs e bem, quase todomundo faz.
  8. 8. O Círculo seguinte tem muito mais alavanca. Esteé o cículo onde se conta uma estória queressona numa tribo.É o ato de se alinhar, deentender a maneira de ver omundo, de englobar e elevaro que é tido como esquisito.Marketeiros inteligentes queagem nesse círculo epercebem que o produto ouserviço deles não é para todomundo, mas agematentamente para ter certezade que algumas pessoas irãoama-lo.
  9. 9. O cículo seguinte é geralmente esquecido. Aquiresidem os atos de modificar aquilo que está aoredor do produto ou serviço em si adicionandouma quantidade suficiente de usabilidade,suporte e atmosfera que fará com que apercepção do produto em si mude. Kipling fezisso para bolsas. O CR o fez para o conceito desupermercado em Santarém.Quando você vai a umrestaurante caro estácomprando muito mais queaquilo que foi preparadopelo chef. Produtos eServiços são apenascomodities se forem tratadosdesta forma.
  10. 10. O círculo mais interno, por fim, é o produto ouserviço em si. Quando aquilo que você vende écapaz de se comunicar por si mesmo, quando éalgo que se nota e sobre o qual vale à penafalar, quando muda o jogo- o Marketing torna-semuito mais fácil.É claro que isto ocorre porquêo Marketing foi feito quando acoisa foi inventada, poupando-te dos gastos e problemas decomeçar a gritar por aí sobre oproduto.Quando estiver em dúvida, quando seuMarketing não estiver funcionando, a resposta ésimples: vá um círculo para dentro. Seth Godin
  11. 11.  Baseado nos conceitos de valor, o que se pode dizer sobre o negócio sobre o qual acabamos de ler?  Onde o valor é criado?  Que tipo de valor é esse? Baseado no que sabemos de marketing e no que vimos agora a pouco, qual é o maior trunfo do Marketing do “Famiglia Mancini”? Outros comentários?
  12. 12. Próxima Aula: 2 de 60Dia 9 de Agosto de 2012, Quinta Cap. 2 – 4 P’s
  13. 13.  Livros: › Empreendedorismo Sites: › www.sethgodin.com

×