Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Da “hora do troco” ao “c’est fini”

807 views

Published on

Mundial de Futebol, 2006. As manchetes brasileiras queimavam de tanto fervor pela pátria em forma de bola. Os danados dos franceses trataram de estragar a festa verde-amarela. Viagem pelas primeiras páginas dos jornais brasileiros, com um indonésio por ali enxertado.
Dinis Manuel Alves, quinzenário “O Centro”, dirigido por Jorge Castilho, 5 de Julho de 2006.

“O Diário Gaúcho sonhava com “a hora do troco”, o Diário de Santa Maria colocava Marianne empunhando a bandeira verde e amarela, “rumo à vitória, Brasil”.
O Jornal de Santana Catarina (Blumenau) jurava mesmo: “Os franceses vão tomar um banho de bola”.
Afinal, só deu França. C’est fini, era a manchete com lágrimas da Tribuna de Santos.
O Jornal da Cidade (Bauru) exibiu o placard da ignomínia: França 1 x Brasil nada – “Franceses fazem brasileiros chorar novamente”.
O Agora, de Vitória, chamou “vexame” à derrota. O carioca Lance oferecia bigode para recortar. Faltou vestir a camisa, titulava ao lado de foto de Ronaldinho Gaúcho com as costas amostra.
C’est fini, desesperava o Bom Dia, de Bauru. Nunca o nome do jornal terá destoado tanto como no passado sábado.
Só que o mundo não acaba. O Brasil continua em jogo, agora com Scolari. “Só resta torcer para Felipão”, lembra outro Bom Dia, agora o de São José do Rio Preto.
“Vai que é tua, Felipão!” – grita o Hoje, de Cascavel.
É hoje, é já daqui a pouquinho.
Vai que é tua, Felipão, gritamos nós também.
Por… Por… Portugoaaal…!, seguindo o Koran Tempo, de Jakarta, Indonésia.”

VEJA TAMBÉM Ché pibe, no llores…, em http://www.slideshare.net/dmpa/ch-pibe-no-llores/

Visite outros sítios de Dinis Manuel Alves em www.mediatico.com.pt ,
www.youtube.com/mediapolisxxi, www.youtube.com/fotographarte, www.youtube.com/tiremmedestefilme, www.youtube.com/discover747 ,
http://www.youtube.com/camarafixa, , http://videos.sapo.pt/lapisazul/playview/2 e em www.mogulus.com/otalcanal
Ainda: http://www.mediatico.com.pt/diasdecoimbra/ , http://www.mediatico.com.pt/redor/ ,
http://www.mediatico.com.pt/fe/ , http://www.mediatico.com.pt/fitas/ , http://www.mediatico.com.pt/redor2/, http://www.mediatico.com.pt/foto/yr2.htm ,
http://www.mediatico.com.pt/manchete/index.htm ,
http://www.mediatico.com.pt/foto/index.htm , http://www.mediatico.com.pt/luanda/ ,
http://www.biblioteca2.fcpages.com/nimas/intro.html

Para saber mais sobre a arte e as técnicas de titular na imprensa, assim como sobre a “Intertextualidade”, visite http://www.mediatico.com.pt/manchete/index.htm (necessita de ter instalado o Java Runtime Environment), e www.youtube.com/discover747

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Da “hora do troco” ao “c’est fini”

  1. 1. 12 MUNDIAL DE FUTEBOL DE 5 A 18 DE JULHO DE 2006 O Diário Gaúcho sonhava com “a hora do troco” o Diário de Santa Maria colocava Marianne empunhando a bandeira verde e amarela, “rumo à vitória, Brasil”. O Jornal de Santana Catarina (Blumenau) jurava mesmo: “Os franceses vão tomar um banho de bola”. Afinal, só deu França. C’est fini, era a manchete com lágrimas da Tribuna de Santos. O Jornal da Cidade (Bauru) exibiu o placard da ignomínia: França 1 x Brasil nada – “Franceses fazem brasileiros chorar novamente”. O Agora, de Vitória, chamou “vexame” à derrota. O carioca Lance oferecia bigode para recortar. Faltou vestir a camisa, titulava ao lado de foto de Ronaldinho Gaúcho com as costas amostra. C’est fini, desesperava o Bom Dia, de Bauru. Nunca o nome do jornal terá destoado tanto como no passado sábado. Só que o mundo não acaba. O Brasil continua em jogo, agora com Scolari. “Só resta torcer para Felipão”, lembra outro Bom Dia, agora o de São José do Rio Preto. “Vai que é tua, Felipão!” – grita o Hoje, de Cascavel. É hoje, é já daqui a pouquinho. Vai que é tua, Felipão, gritamos nós também. Por… Por… Portugoaaal…!, seguindo o Koran Tempo, de Jakarta, Indonésia. Selecção FRONTPAGE MISTER Dinis Manuel Alves

×