As florestas temperadas são 
formações vegetais típicas de 
regiões de clima temperado. 
Embora tenha sofrido nos 
últimos...
Ao silêncio do Inverno 
segue-se uma explosão 
de cores e sons 
primaveris... 
A diferenciação 
estacional nas florestas 
...
Características da Floresta 
Temperada 
- Formação vegetal diversificada 
com predominância de árvores. 
Porém, há também ...
- Presença de quatro 
camadas de vegetação: 
árvores mais altas (de 10 a 
25 metros); vegetação 
arbustiva (de 3 a 5 metro...
Fauna 
Em relação a fauna, a floresta 
abriga várias espécies de 
mamíferos, entre eles os 
veados, javalis, raposas, leõe...
Flora 
Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou 
caducifólias, ou seja, as folhas adquirem colorações 
amareladas ...
Regiões onde há floresta temperada: 
- Costa oeste dos Estados Unidos e Canadá. 
- Sul do Chile 
- Norte da Espanha e Port...
A intervenção do Homem nas 
regiões temperadas tem 
destruído vastas áreas de 
floresta, para utilização dos 
solos na agr...
Ações e práticas 
sustentáveis 
Um desses exemplos é o case de 
uma empresa do setor financeiro 
que desenvolveu 
um progr...
Todos os meses um grupo de 
funcionários 
passa duas semanas nesses 
centros em um trabalho científico 
de coleta de 
info...
A vegetação mediterrânea é aquela característica de 
regiões de clima mediterrâneo. Portanto, ela está 
presente em áreas ...
Principais características: 
- Vegetação esparsa, ou 
seja, com árvores 
distantes umas das 
outras; 
- Floresta altamente...
Nas áreas onde a chuva é escassa, as plantas têm 
suas folhas pequenas e são reduzidas, dessa 
forma ficam parecidas com a...
Principais espécies vegetais: 
- Carvalho 
- Aroeira 
- Espinheiro 
- Romero 
- Salsaparrilha 
- Pinheiro de Alepo 
- Alec...
A fauna nessas regiões de clima Mediterrâneo é 
muito variada. Os animais em sua maioria são de 
porte pequeno, pois neces...
Localização 
Encontramos a vegetação mediterrânea nas seguintes regiões: 
- Norte da África 
- Sul da Europa. Infelizmente...
Entretanto, a Floresta Mediterrânea tradicional praticamente 
não existe mais na costa do Mar Mediterrâneo devido ao 
proc...
Nos terrenos mais planos e nas planícies desenvolveram- 
-se vários sistemas sustentáveis de produção agrícola, 
silvícola...
Trabalho de geografia 
Alunas: Isadora Martins; Lara Cristina e Pabline 
Campos 
Turma: 1º B
Floresta temperada e vegetação mediterrânia
Floresta temperada e vegetação mediterrânia
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Floresta temperada e vegetação mediterrânia

2,128 views

Published on

Localização e caracteristicas.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Floresta temperada e vegetação mediterrânia

  1. 1. As florestas temperadas são formações vegetais típicas de regiões de clima temperado. Embora tenha sofrido nos últimos séculos intenso processo de devastação, ainda podemos encontrar resquícios de floresta temperada em algumas áreas do planeta, principalmente em parque e reservas florestais.
  2. 2. Ao silêncio do Inverno segue-se uma explosão de cores e sons primaveris... A diferenciação estacional nas florestas temperadas é bastante acentuada. A Primavera é caracterizada pelo verde intenso das folhas e pelas mais variadas flores. A folhagem das árvores, que no Verão é verde, começa, na chegada do Outono, a tomar tons avermelhados, acabando por cair.
  3. 3. Características da Floresta Temperada - Formação vegetal diversificada com predominância de árvores. Porém, há também presença, em menor quantidade, de arbustos, musgos e ervas. - As florestas de coníferas e bosques com árvores de folhas caducas e perenes são as formações vegetais mais comuns nas florestas temperadas. - As árvores mais comuns são faia (árvores do gênero fagus) presente na Europa, América do Norte e Ásia; nogueira presente na Europa e Ásia; sequoias (presentes da América do Norte) e carvalho (árvores típicas do hemisfério norte). Também podemos encontrar abetos e pinheiros.
  4. 4. - Presença de quatro camadas de vegetação: árvores mais altas (de 10 a 25 metros); vegetação arbustiva (de 3 a 5 metros); ervas (vegetação rasteira, próxima ao nível do solo) e musgos (rasteira, no próprio solo, cobertas por folhas e galhos caídos). - Solo fértil com presença de grande quantidade de nutrientes e material orgânico (resultado da decomposição dos vegetais).
  5. 5. Fauna Em relação a fauna, a floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como esquilos e arganazes. As aves também estão presentes nessa floresta, como as corujas. Exceto no inverno, a floresta é um lugar barulhento, na primavera as aves anunciam seus territórios, os esquilos tagarelam e gritam e as rãs e os insetos fazem o coro nas noites de verão.
  6. 6. Flora Nessa floresta predominam as plantas decíduas ou caducifólias, ou seja, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera. Essa perda das folhas é uma adaptação ao inverno rigoroso ou estação seca, pois faz com que a planta reduza sua atividade metabólica, conservando a água durante o período em que a maior parte dela fica imobilizada no solo sob forma de gelo, suportando assim as baixas temperaturas. Na Europa, as árvores características da floresta temperada são os carvalhos e as faias. Já na América do Norte predominam os bordos, e também algumas espécies de bétula, carvalhos, pinheiros, sequoias e faias. Além dessas árvores, estão presentes também arbustos, plantas herbáceas e musgos
  7. 7. Regiões onde há floresta temperada: - Costa oeste dos Estados Unidos e Canadá. - Sul do Chile - Norte da Espanha e Portugal - Região oeste do Reino Unido. - Turquia - Japão e leste e sul da China - Região sudeste da Austrália - Sudoeste da Argentina - Costa ocidental da Nova Zelândia - Oeste da Noruega
  8. 8. A intervenção do Homem nas regiões temperadas tem destruído vastas áreas de floresta, para utilização dos solos na agricultura, pelo que, atualmente, a floresta temperada, com características primitivas está limitada a poucos milhares de quilómetros quadrados. A diminuição da área florestal implicou a redução da população animal nessas regiões e muitos deles modificaram o seu regime alimentar, que, em parte, é constituído pelo que conseguem no solo aberto e cultivado pelo Homem.
  9. 9. Ações e práticas sustentáveis Um desses exemplos é o case de uma empresa do setor financeiro que desenvolveu um programa ousado, que visa realizar um estudo sobre o impacto da mudança do clima em florestas temperadas e tropicais. Para realizar tal façanha ele criou cinco centros climáticos espalhados em florestas pelo mundo, para onde leva seus funcionários para uma experiência única.
  10. 10. Todos os meses um grupo de funcionários passa duas semanas nesses centros em um trabalho científico de coleta de informações das florestas, que depois serão analisadas por cientistas. Muitas outras empresas pelo Brasil e pelo mundo estão seguindo o mesmo caminho, com projetos de sustentabilidade dos mais diversos perfis e tamanhos, mas sempre com um objetivo claro: ampliar a consciência e gerar funcionários mais preparados para encarar os desafios profissionais e pessoais.
  11. 11. A vegetação mediterrânea é aquela característica de regiões de clima mediterrâneo. Portanto, ela está presente em áreas do planeta que apresentam verões secos e quentes e invernos úmidos (chuvosos) e de temperaturas amenas.
  12. 12. Principais características: - Vegetação esparsa, ou seja, com árvores distantes umas das outras; - Floresta altamente sensível à desertificação; - Presença de três estratos: gramas e ervas junto ao solo, arbustos de tamanho médio e árvores maiores. .
  13. 13. Nas áreas onde a chuva é escassa, as plantas têm suas folhas pequenas e são reduzidas, dessa forma ficam parecidas com agulhas, assim conseguem conservar a água. Algumas plantas desenvolveram adaptações que permitem resistir aos fogos que ocorrem nas estações de seca
  14. 14. Principais espécies vegetais: - Carvalho - Aroeira - Espinheiro - Romero - Salsaparrilha - Pinheiro de Alepo - Alecrim - Zimbro - Medronheiro
  15. 15. A fauna nessas regiões de clima Mediterrâneo é muito variada. Os animais em sua maioria são de porte pequeno, pois necessitam de pouca água e têm hábitos noturnos. Os animais que podem ser encontrados nessas regiões podem ser coelhos, javalis, ratos do campo, veados, texugos, diversos tipos de répteis, grande variedade de aves e também insetos.
  16. 16. Localização Encontramos a vegetação mediterrânea nas seguintes regiões: - Norte da África - Sul da Europa. Infelizmente. Grande parte da vegetação desta área foi devastada nas últimas décadas para abrir espaço para as culturas de uva e oliveira. - Algumas áreas no litoral do estado da Califórnia (EUA). - Extremo sul da África do Sul. - Sudoeste e centro-sul (litoral) da Austrália. - Região central do Chile.
  17. 17. Entretanto, a Floresta Mediterrânea tradicional praticamente não existe mais na costa do Mar Mediterrâneo devido ao processo de degradação e queimadas causadas pela ação do homem, pois, como se sabe, a região é densamente povoada desde tempos muito antigos. Mas, em alguns locais como as Ilhas Madeira, Açores e Canárias, Ainda é possível encontrar resquícios dessa vegetação também conhecida como “Floresta Laurissilva” por apresentar como espécies dominantes variedades dos loureiros.
  18. 18. Nos terrenos mais planos e nas planícies desenvolveram- -se vários sistemas sustentáveis de produção agrícola, silvícola e pastoril, que retiram o máximo partido dos recursos naturais. As dehesas e montados da Península Ibérica constituem um exemplo perfeito de um sistema agrícola multifuncional sustentável, capaz de produzir uma enorme gama de produtos e serviços diferentes.
  19. 19. Trabalho de geografia Alunas: Isadora Martins; Lara Cristina e Pabline Campos Turma: 1º B

×