Sociologia – sequência didática – sa 1 –

3,823 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,823
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
422
Actions
Shares
0
Downloads
43
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sociologia – sequência didática – sa 1 –

  1. 1. SOCIOLOGIA – SEQUÊNCIADIDÁTICA – SA 1 – O QUE ÉCIDADANIADIRETORIA DE ENSINO REGIONALDE BRAGANÇA PAULISTANÚCLEO PEDAGÓGICO2012
  2. 2. AS HABILIDADES EM DIFERENTES DISCIPLINAS SOCIOLOGIA – 3ª SÉRIE – VOLUME 1 – 2009 – SA 1ÍTEM CONTEÚDO HABILIDADE – LÍNGUA METODOLOGIA PORTUGUESA 3 - Canção H 40 – Estabelecer relações entre as - Sondagem inicial. condições histórico-sociais (políticas, religiosas, morais, artísticas, científicas, estéticas, econômicas etc.) de produção - Análise da Canção de um texto literário e fatores “Guerra” de Tribo de Jah. linguísticos de sua produção (escolha de gêneros, temas, assuntos, estruturas, - Exposição do conteúdo finalidades, recursos). (G II) “Origem das palavras H 12 – Identificar estratégias cidadão e cidadania”; “A empregadas pelo autor, em um texto cidadania moderna: direitos argumentativo, para o convencimento do civis. Direitos políticos, público, tais como a intimidação, direitos sociais e direitos sedução, comoção, chantagem, entre humanos” (Caderno do outras. (G I) Professor – Sociologia – 3ª Série, Volume 1, 2009, SA1 HABILIDADE – SOCIOLOGIA pp. 10 – 24). - Relacionar conteúdos apreendidos em - A Cidadania outras disciplinas para a compreensão do - Vídeos: “O que significa processo de constituição da cidadania cidadania?”, “Direitos moderna; leitura, interpretação e Humanos e Cidadania”. comparação entre documentos históricos; identificação, descrição e classificação de conceitos e termos - Atividades do Caderno do jurídicos. Aluno. - Atividade de Pesquisa.
  3. 3. SONDAGEM INICIAL• O que é ser cidadão?• O que é cidadania?• Você se considera um cidadão? Por quê?• Atualmente, toda e qualquer pessoa tem direito à cidadania?• Nas sociedades ocidentais, esse direito sempre foi o mesmo para todas as pessoas?
  4. 4. GUERRA – TRIBO DE JAHhttp://www.youtube.com/watch?v=KX_5MZFRTC4
  5. 5. ANÁLISE DE UMA CANÇÃO GUERRA – Tribo de JahAté que a filosofia Até que direitos iguais Até que os ignóbios regimesQue torna uma raça superior Prevaleçam para todos Que mantém nossos irmãosE outra inferior Sem distinção OprimidosSeja finalmente De raça, de credo ou de cor Em condições sub-humanasPermanentemente Haverá guerra, guerra Sejam destruídosDesacreditada e abandonada Rumores de guerra... Prá sempre banidosHaverá guerra, guerra Eeeh!...Rumores de guerra... Até esse dia O sonho da paz final Até esse diaAté que não haja Da almejada cidadania Não se conhecerá a pazJamais cidadão E o papel da moralidade A ideia e um mundoDe primeira e segunda classe Internacional Em harmoniaDe qualquer nação Não serão mais Não se dará jamaisAté que a cor da pele Que mera ilusão Porque haverá guerraDe um homem A ser perseguida, Rumores de guerraNão tenha maior significado Mas nunca atingida Eh!...Que a cor de seus olhos Porque haverá guerraHaverá guerra Rumores de guerra...Rumores de guerra...
  6. 6. ANÁLISE DE UMA CANÇÃOGuerra ao sulGuerra ao oesteGuerra ao norteGuerra ao lesteHaverá guerraA guerra se alastraráHaverá guerra...“Guerra! Guerra! Guerra!Rumores de guerraGuerra tribal”“Babilônia em chamasFazem tribo de JahO Rappa sintoniaCalma, paz, tranquilidadePaz!”...
  7. 7. ANÁLISE DE UMA CANÇÃO Tendo como referência a canção “Guerra” de Tribo de Jah,responda as seguintes questões: 1) Qual é o significado do termo guerra? 2) Identifique na canção três exemplos de afronta à cidadania. 3) Localize um verso que denote pessimismo e outro que denoteesperança. 4) Na sua opinião, é possível um mundo de paz e harmonia?Justifique sua resposta.
  8. 8. EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO- Exposição do conteúdo: (Caderno do Professor – Sociologia – 3ª Série, Volume 1, 2009, SA1 pp. 10 – 24) Origem das palavras cidadão e cidadania; A cidadania moderna: direitos civis; (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão) A cidadania moderna: direitos políticos; A cidadania moderna: direitos sociais; A cidadania moderna: direitos humanos. (Declaração Universal dos Direitos Humanos).
  9. 9. VÍDEO 01: O QUE SIGNIFICA CIDADANIA? http://www.youtube.com/watch?v=z6bLJKb1Fh0
  10. 10. VÍDEO 02 : DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA http://www.youtube.com/watch?v=ltmRU8Dn2zY
  11. 11. ATIVIDADES - CADERNO DO ALUNO• Caderno do Aluno, 3ª Série, Volume 1, pp. 3-6.• As atividades constam de: - que o aluno sabe sobre o que é ser cidadão e o que é cidadania; - as características do cidadão e dos que não eram considerados cidadãos tanto na Grécia Antiga como na Roma Antiga; - descrição de direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos; - leitura e análise de Texto e, em seguida, o aluno responderá quais são os direitos defendidos na Declaração de Independência dos Estados Unidos, quem deve ser responsável pela formação e organização do governo e a identificação de um pensador iluminista que inspirou essas ideias.
  12. 12. ATIVIDADE DE PESQUISA (EM GRUPOS)• Analisando a realidade de sua cidade, quais ações positivas têm sido realizadas em relação aos direitos civis, sociais e políticos? (A pesquisa pode ser feita em escolas, prefeitura, asilo de idosos, hospital, postos de saúde, com trabalhadores de diversos setores etc).• Quais são os desrespeitos mais graves aos direitos civis, sociais e políticos verificados em sua cidade?• De que maneira podemos trabalhar em nossa escola sobre os direitos civis, sociais e políticos? Quais as ações afirmativas que se podem realizar? Resposta: passando algum documentário sobre o assunto, mesa redonda, analisando notícias de jornais e revistas. Na escola pode se fazer o exercício de direitos civis, sociais e políticos tais como: Civil (manifestar opiniões, ter sua subjetividade respeitada), Político (organizar o grêmio estudantil), Social (educação, merenda, transporte escolar...).• Apresentação em forma de Seminário.

×