Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

WebQuest para metodologias ativas/ aula invertida

37 views

Published on

Proposta de utilização da metodologia WebQuest para implementação de aprendizagem ativa/ aula invertida.

Published in: Education
  • Be the first to comment

WebQuest para metodologias ativas/ aula invertida

  1. 1. Gustave Doré [1832-1883] Pintor francês
  2. 2. h"ps://www.linkedin.com/in/ronaldo-barbosa/
  3. 3. WebQuest: estrategia para implementar metodologias aCvas Escola Orosimbo Maia, 29 de julho de 2019
  4. 4. Agenda •  Ideias-chave das metodologias aEvas. •  Aula inverEda virou necessidade. •  Ferramentas para aplicação de aula inverEda. •  Planejamento de uma aula inverEda usando metodologia WebQuest. •  4 C´s que as máquinas não conseguem imitar.
  5. 5. Referências BARBOSA, R. Projeto Geo-escola: Geociências para uma escola inovadora. 2013. 80 f. Tese (Doutorado em Ciências) – InsEtuto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013. Disponível em: h"p://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287192 Acesso em: 21 abr. 2019. BATES. T. Teaching in a digital age. 2015. Disponível em: h"ps://www.tonybates.ca/teaching-in-a-digital-age/ Acesso em: 21 abr. 2019. DODGE B. Some thoughts about WebQuests. Disponível em: h"p://edweb.sdsu.edu/courses/edtec596/about_webquests.html. Acesso em: 15 abr. 2019. HOLT, J. Aprendendo o tempo todo: como as crianças aprendem sem ser ensinadas. Campinas, SP: Verus Editora, 2006. .
  6. 6. h"ps://noEcias.uol.com.br/saude/ulEmas-noEcias/redacao/2019/04/27/suicidio-cai-no-mundo-mas-cresce-ate-24-entre-adolescentes-no-brasil.htm
  7. 7. Brasil hoje: •  13 milhões de desempregados. •  14 milhões em situação de risco e subemprego. •  8 milhões de estudantes cursam o ensino medio. •  8,3 milhões cursam o ensino superior. Vão trabalhar aonde daqui a 5 ou 10 anos ??
  8. 8. h"ps://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:acEvity:6519558768433332224 PROBLEMA: Estudantes pouco aproveitam a Internet para estudar assuntos acadêmicos. OU Nós professores ainda estamos usando pouco a Internet como recurso de ensino!
  9. 9. Saber perguntar Agassiz teria iniciado um de seus cursos na universidade apresentando para seus estudantes uma pequena criatura conservada em formol no laboratório. Teria solicitado aos estudantes que descrevessem tudo o que viam na anatomia da criatura… Cada vez que os estudantes traziam seus relatórios para o mestre e pensavam já ter dito tudo, Agassiz lhes quesEonava: “_E o que mais?”. Agassiz não lhes permiEa parar de olhar para o pequeno animal e os induzia a escrever o que viam por semanas até que Evessem feito isso centenas de vezes e descoberto muito mais do que, a princípio, achavam que Enham para descobrir. Louis Agassiz [1807-1873] Geólogo suíço, interessado em questões educacionais, desenvolveu estudos importantes sobre a história natural da Terra, parEcularmente sobre as eras glaciais.
  10. 10. Valorizar a curiosidade desinteressada John Holt [1923-1985] Educador “Acho que muitas crianças aprenderiam aritméEca, e aprenderiam melhor, se fosse ilegal.” “Ensino melhor é o ensino fruto de trabalho educacional compreensivo, sensível e respeitoso de forma a preservar o melhor do gênero humano: a curiosidade desinteressada pelo senCdo das coisas.” “Lições não podem ser completamente digeridas da primeira ou da segunda vez, é preciso deixar que elas passeiem por alguma parte da mente do aluno, antes que se possa, realmente, descobri-las.”
  11. 11. Inovação Educacional Aprendizagens aCvas •  Aprendizagem é mais centrada no aluno do que nos conteúdos. •  EnfaEza-se mais a pesquisa e menos a exposição do professor. •  O aluno aprende mais se tem a experiência de resolver problemas. •  O professor indica as fontes e orienta a busca de soluções. •  Valoriza-se conhecimentos prévios dos estudantes. •  O aluno aprende um novo conceito à medida que conecta novas ideias a uma base que ele já possui. •  A seleção de problemas se dá a parEr de casos reais e que permitam a solução integrada de conteúdos de diversas áreas. •  Trabalha-se de preferência em grupo, desenvolvendo aprendizado colaboraEvo, senso críEco, criaEvidade e comunicação.
  12. 12. R Ref: BATES. T. Teaching in a digital age. 2015 Tendência Mundial (1) Turmas presencias cada vez maiores. (2) Professor deve atuar fora da sala de aula xsica. (3) Uso de tecnologia. Noção de “aula” é modificada!
  13. 13. Blended: Aprendizagem Híbrida •  Blended learning é a designação genérica para a combinação do ensino presencial com o ensino online. •  Ambientes virtuais passam a integrar aulas, armazenando materiais diversos (slides, arquivos, .pdf, links, fóruns online). •  Aula presencial deve lançar mão de novos recursos digitais.
  14. 14. Blended/Flipped Classroom Aprendizado Híbrido (blended) Aula InverCda (flipped classroom)
  15. 15. Temos uma ideia de sala de aula inverCda...
  16. 16. h"p://www.slu.edu/c"l/resources/teaching-Eps-and-resources/flipped-classroom-resources
  17. 17. h"ps://facultyinnovate.utexas.edu/teaching/strategies/flipping
  18. 18. ANTES: O aluno estuda os conteúdos básicos antes da aula, com vídeos, textos, arquivos de áudio, games e outros recursos. DURANTE: O professor aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos complementares. Esclarece dúvidas e esEmula o intercâmbio entre a turma. DEPOIS: O estudante pode fixar o que aprendeu e integrá-lo com conhecimentos prévios, produz trabalhos em grupo, resumos, intercâmbios no ambiente virtual de aprendizagem, etc. O processo é permeado por avaliações para verificar se o aluno estudou os materiais indicados, se é capaz de aplicar conceitos e se desenvolveu as competências esperadas. Flipped classroom: Aula InverCda
  19. 19. Dificuldade: como implementar?
  20. 20. ANTES...O que os alunos tem que fazer ? DURANTE...O que fazer com os alunos? DEPOIS...O que os alunos farão?
  21. 21. h"p://www.aulaplaneta.com/2015/05/12/recursos-Ec/40-herramientas- para-aplicar-la-metodologia-flipped-classroom-en-el-aula-infografia/
  22. 22. Não dá para testar tudo... Precisamos conhecer ferramentas essenciais e adotar um método que valorize professor e alunos, mais do que a tecnologia!
  23. 23. Repositórios M3 - h"ps://m3.ime.unicamp.br/principal/colaboradores h"p://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
  24. 24. Repositórios Site da BBC h"ps://www.youtube.com/user/BBCEarth
  25. 25. Ferramentas Fóruns online h"p://forumeiros.com.br Videoconferência: reuniões online h"ps://www.linkedin.com/pulse/videoconfer%C3%AAncia- de-um-jeito-f%C3%A1cil-e-sem-senha-%C3%A9-s%C3%B3- enviar-barbosa/
  26. 26. Ferramentas Plágio e autoria h"ps://www.linkedin.com/pulse/plagiarismo-e- metodologia-de-pesquisa-ronaldo-barbosa/
  27. 27. Há inúmeros repositorios e ferramentas... São realmente muitos...
  28. 28. Uma metodologia simples para inverter aulas e usar recursos da Internet: WEBQUEST
  29. 29. Modelo Webquest O professor é autor do roteiro WQ, planejando tarefas que engajem os alunos em atividades que favoreçam a metacognição (entre elas, o autoaprendizado). O professor é orientador, acompanha e dá apoio às buscas e construções dos alunos durante o processo de trabalho exigido pela Tarefa.
  30. 30. Modelo Webquest Estrutura lógica de um WebQuest (modificado do modelo original): •  Introdução: orientação para os alunos visando captura de interesses. •  Tarefa: descrição da questão-guia do WebQuest (WQ). •  Processo e Recursos: explicação das etapas que os alunos devem percorrer para completar a tarefa e uma lista de fontes que os alunos devem utilizar. •  Conclusão: amarração para que o aluno saiba até onde deve chegar e para onde pode ir além da execução do próprio WQ. •  Créditos e Referências: links com as fontes originais e para valorizar as pessoas que colaboraram para o projeto do WQ. Duração: Pode ser de curta duração (uma ou duas aulas) ou de longa duração (semanas).
  31. 31. Modelo WebQuest - EXEMPLOS Qualidade de Vida, com base no filme Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin. Conhecendo o Vale do JequiCnhonha, aplicável em História ou Geografia
  32. 32. Pontos de atenção em relação ao método WebQuest: 1 - Não há respostas prontas que se possa obter na Internet. 2 – Necessidade de elaboração intelectual por parte do aluno. 3 – Valorização da cultura geral e capacidade de expressão do aluno. 4 – Uso estratégico dos recursos da Internet e da tecnologia. 5 – Valorização do professor como profissional do conhecimento. 6 – 4 C´s: ???????????????????????
  33. 33. 4 C´s: CriaCvidade CriCcidade Colaboração Comunicação Consenso sobre futuro do mundo do trabalho e da educação daqui a alguns anos: valorizar o que as máquinas não conseguem imitar
  34. 34. Ronaldo Barbosa professor.ronaldobarbosa@gmail.com ronaldobarbosa.pro.br h"ps://www.linkedin.com/in/ronaldo-barbosa/ Obrigado!
  35. 35. Esta apresentação pode ser obCda neste endereço!

×