Logística 1

436 views

Published on

Published in: Career
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
436
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Logística 1

  1. 1. O Técnico em Logística atua em empresasindustriais, comerciais, de serviços e do agronegócio,em qualquer ponto da cadeia logística e das funçõescorrespondentes, desde o relacionamento com osfornecedores, passando pelos processos de logística deentrada, operações, saída, pós-venda e reversa, comvisão de gestão integrada do processo, de modo aotimizar custos e nível de serviço.Para tanto deve, no decorrer do curso, mobilizar earticular com pertinência os saberes necessários à açãoeficiente e eficaz, integrando suporte científico,tecnológico e valorativo que lhe permita:
  2. 2.  - Buscar atualização constante e auto desenvolvimento na área de Gestão por meio de estudos e pesquisas, para propor inovações, identificar e incorporar, com crítica,novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações e responder às situações cotidianas e inusitadas com criatividade, flexibilidade e adaptabilidade às mudanças. - Acompanhar assuntos econômicos, políticos e sociais, para tornar-se participante ativo do moderno gerenciamento empresarial. - Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem o trabalho na área, relacionando-se adequadamente com outros profissionais, clientes e fornecedores, por meio de comunicação eficaz, liderança e habilidade de negociação.
  3. 3. - Atuar em equipes multidisciplinares, realizando atividades compartilhadas, cujo exercício é prerrogativa também de outras profissões, de modo a contribuir efetivamente para atingir os objetivos da organização. - Gerenciar seu percurso profissional, adotando atitude empreendedora e atuando como profissional inovador que mobiliza recursos para a realização de seus projetos. - Atuar com responsabilidade, comprometendo-se com os princípios da ética, da sustentabilidade ambiental, da preservação da saúde e do desenvolvimento social, orientando suas atividades por valores expressos no ethos profissional, resultante da qualidade e do gosto pelo trabalho bem-feito.
  4. 4. 2.Para atender às demandas do processo produtivo, o Técnico em Logística deve constituir as seguintes competências profissionais específicas da habilitação:
  5. 5.  - Propor e analisar soluções empresariais, identificando oportunidades para criar novas estruturas de trabalho ou empreendimentos, gerando valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio e a sociedade. - Operacionalizar processos de aquisição e administração de materiais e dar suporte às decisões quanto à seleção de fornecedores, compra de materiais locais ou internacionais, tendo em vista a qualidade, a redução de custos e a disponibilidade desses insumos. - Gerir e/ou operacionalizar processos de armazenagem, movimentação e separação de materiais/insumos ou produtos, considerando conhecimentos pertinentes e habilidades no uso de sistemas de informação, para reduzir custos operacionais, aumentar a velocidade dos processos e a confiabilidade dos estoques.
  6. 6.  - Planejar, acompanhar e controlar a produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, de modo a atender às necessidades da demanda e aos padrões de qualidade, observando aspectos de eficiência. - Gerir e/ou operacionalizar processos de distribuição de produtos, com base na administração dos estoques, sua localização e planejamento de transporte, de modo a atender aos pedidos dos clientes dentro da melhor relação possível do nível de serviço e de custos. - Gerir e/ou operacionalizar transportes, com base em conhecimentos e habilidades sobre modais, roteirização, gestão de riscos, composição de custos de frete e de negociação, para otimizar custos de transporte e nível de serviço ao cliente, tendo em vista a competitividade do negócio.
  7. 7.  - Planejar e executar ações integradas de logística, marketing e vendas, mobilizando e articulando conceitos, habilidades e atitudes próprias desses segmentos, buscando alternativas que permitam conciliar a demanda, nível de serviço e os recursos da empresa ou suas eventuais restrições. - Gerir a logística reversa da pós-venda e/ou pós- consumo, considerando aspectos de gestão logística, de modo a agregar valor ao produto e ao serviço, com redução de custos e impactos ambientais.
  8. 8.  Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, este profissional deverá constituir, também, as seguintes competências gerais da área de Gestão. - Identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor, aplicáveis à gestão organizacional. - Identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las aos processos específicos de gestão.
  9. 9.  - Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão. - Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos: de pessoal; de recursos materiais; tributário; financeiro; contábil; do patrimônio; dos seguros; da produção e dos sistemas de informações.

×