Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Funções oxigenadas- Aldeídos e Cetonas

1,514 views

Published on

Funções Oxigenadas- Quimica

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Funções oxigenadas- Aldeídos e Cetonas

  1. 1. Aldeídos e Cetonas
  2. 2.  Enquanto o álcool tem uma hidroxila, o aldeído tem uma carbonila, ou seja, um átomo de carbono realizando um dupla ligação com um átomo de oxigênio.  No entanto, para ser considerado aldeído, a carbonila precisa, invariavelmente estar na ponta da cadeia carbônica.
  3. 3.  Grupo funcional:Carbonila ou Formila.
  4. 4.  Nomeclatura dos aldeídos: ◦ Como o grupo funcional do aldeído está sempre na ponta da cadeia, não é necessário indicar a posição, pois ele sempre estaria na posição 1. ◦ Então, para nomear os aldeídos, deve- se primeiro contar o número de carbonos e adicionar o prefixo referente. ◦ Depois, coloca- se o infixo referente ao tipo de ligação entre os carbonos. ◦ E por último, acrescenta- se o sufixo AL, que indica tratar- se de um aldeído.
  5. 5.  Também apresentam o grupo funcional Carbonila, porém o oxigênio é duplamente ligado a um carbono secundário.  Pode ser: ◦ Monocetona: 1 carbono ◦ Policetona: 2 ou + carbonos.
  6. 6.  Nomeclatura: ◦ Diferentemente dos aldeídos, é necessário informar a posição do grupo funcional, pois a mesma é variável. ◦ Deve-se contar o número de carbonos e acrescentar o prefixo referente. ◦ Depois, acrescenta-se o infixo referente ao tipo de ligação. ◦ Após, o número referente a posição do grupo funcional. ◦ E por último, o sufixo ONA, indicando que se trata de um composto Cetona.

×