Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
ESTRUTURA DO TRABALHO 
ACADÊMICO 
FORMATO DE CONFIGURAÇÃO: PARÂMETROS 
ABNT – NBR 147 24: 201 1
Formato da página 
 O papel utilizado deve ser: A4 (21,0 cm X 
29,7cm), na cor branca ou papel reciclado, com 
digitação ...
Espaçamento 
 A norma diz que todo trabalho acadêmico deverá ser 
configurado com espaçamento 1,5 (um e meio), 
com exceç...
Tipos de letra (ou fontes) e tamanho: 
 Tipos de letras: Times New Roman 
ou 
Arial 
Obs. Não pode usar os dois simultane...
Recuos 
 Há dois tipos de apresentação de início de parágrafo 
do trabalho acadêmico: 
 Com recuo na primeira linha = 1,...
Numeração das páginas 
 A paginação deve ser contada a partir de 0(zero) na 
capa e 1,2, 3... seguindo na folha de rosto ...
Seqüência estrutural de Trabalho Acadêmico: 
1. Capa 
2. Folha de Rosto 
3. Folha de Aprovação 
4. Dedicatória 
5. Agradec...
Capa 
 É o elemento que fornece ao leitor o “chamariz” do 
trabalho acadêmico. Através dela são visualizados: 
 Nome da ...
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE 
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB 
NOME DO (S) ALUNO (S) 
TÍTULO DO TRABALHO: 
Su...
Folha de Rosto 
 Expõe os elementos considerados essenciais para 
identificação do trabalho acadêmico. A diferença é 
que...
Exemplo 
PARA TCC: 
 Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como 
parte dos requisitos para obtenção do grau de 
Bach...
NOME DO (S) ALUNO (S) 
TÍTULO DO TRABALHO: 
Subtítulo de houver 
RIO BRANCO - AC 
2012 
Trabalho apresentado como requisit...
Folha de Aprovação 
 Esta página é muito semelhante à Folha de Rosto, 
porém com alteração no texto informativo da caixa ...
Dedicatória e Agradecimentos 
 São item opcionais, mas geralmente usados em 
trabalhos de conclusão de curso, em que fami...
Epígrafe 
 É um pequeno pensamento ou mesmo uma pequena 
citação referente ao assunto estudado no trabalho. 
 Também é o...
Resumo e Abstract 
 Obrigatório nos TCC’s; 
 Nele se faz: apresentação concisa dos pontos 
relevantes de um documento; 
...
Listas 
 As listas podem ser: 
- De ilustrações 
- De tabelas e gráficos 
- De abreviaturas ou siglas 
- De símbolos
Organização de sumários ou tópicos 
SUMÁRIO 
1 INTRODUÇÃO 
2 TÓPICO - MAIÚSCULA E NEGRITO 
2.1 SUBTÓPICO - MAIÚSCULA NÃO N...
PRATIQUE!!! 
 Aplique estas normas a cada trabalho que fizer... 
 Quanto mais exercitar, maior facilidade obterá, 
assim...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

4 estrutura do trabalho acadêmico tcc

Resumo das Normas da ABNT

  • Be the first to comment

4 estrutura do trabalho acadêmico tcc

  1. 1. ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO FORMATO DE CONFIGURAÇÃO: PARÂMETROS ABNT – NBR 147 24: 201 1
  2. 2. Formato da página  O papel utilizado deve ser: A4 (21,0 cm X 29,7cm), na cor branca ou papel reciclado, com digitação do trabalho nos dois lados da folha (anverso e verso) a partir da introdução, utilizando-se tinta preta, com exceção das ilustrações, que poderão ser coloridas.  Margens: Esquerda: 3 cm Direita : 2 cm Superior: 3 cm Inferior: 2cm
  3. 3. Espaçamento  A norma diz que todo trabalho acadêmico deverá ser configurado com espaçamento 1,5 (um e meio), com exceção das “citações com mais de três linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, a ficha catalográfica, a natureza do trabalho que aparece na folha de rosto e folha de aprovação em caixa de texto, digitados em espaço simples.
  4. 4. Tipos de letra (ou fontes) e tamanho:  Tipos de letras: Times New Roman ou Arial Obs. Não pode usar os dois simultaneamente, é preciso optar por um deles para todo o trabalho.  Tamanho: 12 (doze) para todo o corpo do trabalho, incluindo títulos e subtítulos; 10 ou 11 para as citações diretas com + 3 linhas, a natreza do trabalho, notas de rodapé.
  5. 5. Recuos  Há dois tipos de apresentação de início de parágrafo do trabalho acadêmico:  Com recuo na primeira linha = 1,5cm ou 2cm formatação de 0(zero) pt antes e 0(zero) pt depois.  Sem recuo na primeira linha = estilo americano, com uma linha de espaçamento entre os parágrafos. Obs. Deve optar por um ou outro, para não conflitar regras.
  6. 6. Numeração das páginas  A paginação deve ser contada a partir de 0(zero) na capa e 1,2, 3... seguindo na folha de rosto em diante, mas somente deve aparecer a partir da 1ª página da introdução do trabalho.  Recomenda-se que o n° seja impresso no canto superior direito a folha, a 2 cm da borda superior.
  7. 7. Seqüência estrutural de Trabalho Acadêmico: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Folha de Aprovação 4. Dedicatória 5. Agradecimentos 6. Epígrafe 7. Resumo 8. Abstract 9. Listas 10.Sumário 11. Introdução 12. Desenvolvimento 13. Considerações Finais 14. Referências
  8. 8. Capa  É o elemento que fornece ao leitor o “chamariz” do trabalho acadêmico. Através dela são visualizados:  Nome da instituição (centralizado, na 1ª linha da folha)  Nome do (s) autor (es) (centalizado, entre instituição e título)  Título do Trabalho (e Subtítulo se houver) (centralizado e aproximadamente no meio da folha)  Local e ano da realização do trabalho (centralizado, nas últimas linhas da folha).
  9. 9. UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB NOME DO (S) ALUNO (S) TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo se houver RIO BRANCO - AC 2013
  10. 10. Folha de Rosto  Expõe os elementos considerados essenciais para identificação do trabalho acadêmico. A diferença é que logo abaixo do título do trabalho serão expostos os objetivos do trabalho, podendo constar além de nome da instituição, o Curso, o nome da disciplina e até mesmo o nome do Professor (a).  Estas informações são configuradas a partir 7,5 cm em direção à margem direita
  11. 11. Exemplo PARA TCC:  Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Bacharel em .............., da Uninorte, sob orientação da Profª. Fulana de Tal.
  12. 12. NOME DO (S) ALUNO (S) TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo de houver RIO BRANCO - AC 2012 Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial referente a avaliação de B1 da disciplina tal, do Curso ............... da Uninorte, sob orientação do (a) professor (a) tal.
  13. 13. Folha de Aprovação  Esta página é muito semelhante à Folha de Rosto, porém com alteração no texto informativo da caixa de texto, onde o trabalho é submetido à apreciação da Banca examinadora; além dos nomes dos componentes da Banca, com espaço para assinatura.  O primeiro nome a aparecer é o do orientador, seguido do dos convidados.
  14. 14. Dedicatória e Agradecimentos  São item opcionais, mas geralmente usados em trabalhos de conclusão de curso, em que familiares do autor do trabalho, professores e amigos são homenageados direta ou indiretamente, por terem apoiado o acadêmico na fase de elaboração do trabalho.  Os itens Dedicatória e Agradecimentos deverão aparecer nesta ordem, em folhas separadas, porém o título do primeiro não deverá aparecer na página.
  15. 15. Epígrafe  É um pequeno pensamento ou mesmo uma pequena citação referente ao assunto estudado no trabalho.  Também é opcional.  Recomenda-se que apareça em folha separada, sem título e no canto inferior direito da página, configurado em forma de um pequeno retângulo, devendo ser transcrito com aspas duplas e logo em seguida, entre parênteses, ser indicado o autor do pensamento ou citação.
  16. 16. Resumo e Abstract  Obrigatório nos TCC’s;  Nele se faz: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento;  Segundo NBR 6028:2003 deverá conter: objetivo, método, resultados e conclusões;  Deve ser apresentado em único parágrafo, sem recuo, sem tópicos, em espaçamento 1,5;  Logo abaixo do resumo são apresentadas as palavras-chave (3 ou 4);
  17. 17. Listas  As listas podem ser: - De ilustrações - De tabelas e gráficos - De abreviaturas ou siglas - De símbolos
  18. 18. Organização de sumários ou tópicos SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 TÓPICO - MAIÚSCULA E NEGRITO 2.1 SUBTÓPICO - MAIÚSCULA NÃO NEGRITO 2.1.1 1ª divisão do subtópico - minúscula negrito 2. 2 SUBTÓPICO - MAIÚSCULA NÃO NEGRITO 2.2.1 1ª divisão do subtópico - minúscula negrito 2.2.1.1 2ª divisão do subtópico – minúscula não negrito 2.2.1.1.1 3ª divisão do subtópico – minúscula não negrito e itálico 3 TÓPICO - MAIÚSCULA E NEGRITO 3.1 SUBTÓPICO - MAIÚSCULA NÃO NEGRITO 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE ANEXOS
  19. 19. PRATIQUE!!!  Aplique estas normas a cada trabalho que fizer...  Quanto mais exercitar, maior facilidade obterá, assim como melhores resultados!!  Sucesso!!

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • RaylanaAlves

    Jun. 8, 2015
  • tais307

    Jul. 31, 2015
  • AndriaGuimares8

    Apr. 12, 2020
  • MirnaCandace

    Aug. 7, 2020

Resumo das Normas da ABNT

Views

Total views

15,759

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

2

Actions

Downloads

95

Shares

0

Comments

0

Likes

4

×