Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Segurança no Trabalho. Percepção de Risco

Analise critico sobre as funções do técnico de segurançca no trabalho

  • Login to see the comments

Segurança no Trabalho. Percepção de Risco

  1. 1. VISÃO ABRANGENTEIMPACTOS DA ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO NOSADOECIMENTOS
  2. 2. VISÃO ABRANGENTEOrganização do trabalho Paralelamente a exposição a fatores físicos, químicos e biológicospresentes nos ambientes de trabalho, aspectos da organização dotrabalho tem causado adoecimentos variados e frequentes. As doenças mentais dos funcionários são frutos de processo dedesgaste gradativo tanto pelos aspectos da organização dotrabalho, como pela forma de gestão, caracterizada pelapressão, ameaças explícitas e implícitas, desvalorização dotrabalhador, gerando clima de medo, insegurança e baixa autoestima.
  3. 3. VISÃO ABRANGENTE Gripe e Depressão. Há doenças que não se pode prever o tempo de sua recuperação, mas éfundamental saber que essa previsão é relativa. O sistema de data de cessação de benefício programado já está em vigor noINSS e tem prejudicado muitos trabalhadores que não tem condição deretornar ao trabalho, mas devem retornar pois tem data de cessação debenefício já estabelecida na primeira perícia.
  4. 4. VISÃO ABRANGENTE A Previdência Social é o seguro social para a pessoa quecontribui. É uma instituição pública que tem como objetivoreconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A rendatransferida pela Previdência Social é utilizada para substituira renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde acapacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idadeavançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo amaternidade e a reclusão. Um benefício é cessado quando o beneficiário perde odireito ao seu recebimento. Acessação, portanto, representa a saída de benefíciosdo sistema previdenciário.
  5. 5. VISÃO ABRANGENTE Não basta apenas o código da doença para saber o tempo deincapacitação. Há variantes. Exemplo: há formas de diabetesincapacitantes. Muitos gestores de saúde ainda não abordam a saúde dotrabalhador em sua plenitude.
  6. 6. VISÃO ABRANGENTE Quantos dos acidentes de trânsito não são também acidentes dotrabalho? Quantas mortes, traumas cranioencefálicos e fraturas que lotam osserviços de emergências, não são decorrentes de acidentes dotrabalho? Quantos casos de alcoolismo, uso excessivo de outras drogas edepressões que transbordam nos centros de atenção psicossocialnão foram desencadeados ou agravados pelo trabalho? Quantos das consultas ambulatoriais em ortopedia não sãomotivadas por dor muscular adquirida no trabalho? Quantos dos casos de hipertensão arterial não tem no trabalhocausa desencadeante ou agravante?
  7. 7. VISÃO ABRANGENTESoluções: SUS passar a atuar mais ativamente nas condições e processos detrabalho, certamente contribuirá para termos no futuro populaçõesmais saudáveis; Aprimorar seus intrumentos e sistemas de notificação de acidentese doenças em particular as crônicas, as relacionadas ao trabalho eas decorrentes de violência; Refinar sua capacidade de análise e planejamento, capacitar seusprofissionais para intervenções efetivas na prevenção deocorrências e de incapacidades temporárias e permanentes.
  8. 8. OBRIGADO

×