Successfully reported this slideshow.

A Luz Cor

832 views

Published on

...

Published in: Art & Photos
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A Luz Cor

  1. 1. *A Luz-Cor Diana Mendes 8ºD Nº5
  2. 2. *Luz visível; *O olho humano (constituição); *Como funciona a visão; *Arco-íris (como se forma); *Isaac Newton (Introdução); *Isaac Newton (Teoria); *Johannes Itten (Introdução); *Johannes Itten (Teoria); *Índice:
  3. 3. *A luz visível pode ser definida como qualquer radiação capaz de agir sobre a retina do olho humano causando uma sensação visual. Cada radiação simples difere de outras pela sua frequência, ou seja, seu comprimento de onda. A representação de uma radiação pelo seu comprimento de onda é geralmente aceite, porque o comprimento de onda pode ser medida com grande precisão. *A representação gráfica de um espetro de radiação eletromagnética também é baseada em comprimentos de onda. A parte visível do espetro abrange o intervalo relativamente estreito entre 380nm e 780nm. Estes limites representam médias obtidas de forma experimental, porque, na realidade, eles podem variar de um indivíduo para outro. *Luz vísivel:
  4. 4. *O olho humano (constituição):
  5. 5. *Como funciona a visão: *http://www.yo utube.com/wat ch?v=YaQ0- 7m_AZo
  6. 6. *Arco-íris (como se forma): *Um arco-íris forma-se quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota de água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
  7. 7. *Arco-íris (como se forma) cont.: *Às vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal. Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal.
  8. 8. *Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade. *Isaac Newton (Introdução):
  9. 9. *TEORIA CORPUSCULAR DA LUZ - Isaac Newton (1700) disse que a luz era composta por partículas de luz - os fotões. Para defender esta teoria baseou-se no facto da luz ser reflectida em espelhos planos. *Isaac Newton (teoria):
  10. 10. *Newton percebera que ao incidir a luz branca (solar) no prisma, havia uma projeção no lado oposto com cores que variavam do vermelho até o violeta. Esperto como é, analisou que a luz branca é um conjunto dessas outras cores. De algum modo, o prisma decompunha a luz branca em : vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta ( que são as cores do arco-íris ). *Isaac Newton (teoria) cont.:
  11. 11. *Newton deduziu que as cores eram definidas pela distância de um corpúsculo ao outro. Ou seja, corpúsculos muito próximos caracterizavam uma cor, já corpúsculos distantes, outra cor, e assim por diante. *Isaac Newton (teoria) cont.:
  12. 12. *Isaac Newton (teoria) cont.: *Ao decompor a luz branca e colocando outro prisma de forma que refrate todo esse espectro de cores, Newton obteve novamente a luz branca. *Ele concluiu que no ar os corpúsculos de luz tinham a mesma velocidade, porém, ao “entrarem” no prisma, a velocidade seria diferente para cada cor, o que alteraria sua direção. Eu tive o cuidado de mostrar que a cor que possui o maior desvio é o violeta.
  13. 13. *Itten nasceu em 1888, em Suderen-Linden na Suíça. Foi professor de escola primária e teve formação de pintor com Adolf Hoezel, cujas didáticas de arte e teoria de composição influenciaram seu trabalho. *Johannes Itten:
  14. 14. Os artistas e designers usam a teoria das cores para compreender os efeitos da mistura das cores. Embora houvesse textos nas anotações de Leonardo da Vinci sobre a teoria das cores, a maioria dos teóricos aponta Sir Isaac Newton como o criador da teoria das cores. O artista suíço Johaness Itten aprimorou o trabalho de Newton e de outros teóricos para desenvolver sua própria teoria das cores. A sua teoria leva em conta não apenas as propriedades de contraste das cores, mas também os seus fatores emocionais. *Johannes Itten (teoria):
  15. 15. *Isaac Newton (teoria) cont.: *A roda de cores desenvolvida por Johannes Itten é baseada no espectro visível e formada por 12 cores, entre elas as chamadas cores primárias - azul, vermelho e amarelo — que são muito próximas às cores primárias da teoria subtractiva — e, além disso, são usadas como cores primárias por pintores e artistas em geral.
  16. 16. * Cor-Pigmento Verde escuro
  17. 17. *Simbologia da cor verde escuro; *Cor complementar; *Comprimento de Onda; * Índice:
  18. 18. * O verde escuro representa o princípio da morte e é indescritível. É a negação da vida e da alegria. ... Dinheiro, ambição, ganância, inveja, peso, prestígio, promove concentração. *Simbologia da cor verde escuro:
  19. 19. *Cores complementares são aquelas que mais oferecem contraste entre si. De acordo com a definição de Michel Eugene Chevreul, no século XIX, a cor complementar de uma matriz é aquela que mais absorve seu espectro. *A Cor complementar ao verde é magenta. *Cor complementar:
  20. 20. *O verde é o número de cores semelhantes evocadas pela luz constituída por comprimentos de onda, visíveis pelo olho humano, aproximadamente de 510 nm.1 *Comprimento de Onda:
  21. 21. * http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI15725 83-EI8399,00-Como+se+forma+um+arcoiris.html * http://stora97.agmra.pt/8ano/index8ano_7luz.html * http://naturezadafisica.com/2011/03/03/luz-por-isaac-newton/ * http://www.ehow.com.br/johannes-itten-teoria-cores-sobre_15627/ * http://www.ehow.com.br/importancia-teoria-cores-sobre_22818/ * http://tipografos.net/glossario/cores-teorias.html * http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_vis%C3%ADvel * http://www.schreder.com/pts-pt/ LearningCenter/ConceitosBasicosDeIluminacao/Pages/Visible-light. aspx * http://www.andrebuzzo.com.br/o-significado-das-cores/ * http://pt.wikipedia.org/wiki/Verde *Webgrafia:

×