Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

revisão leis de newton

Revisão

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

revisão leis de newton

  1. 1. REVISÃO 1. Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia, também conhecida como Primeira Lei de Newton. a ) Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. b) Dois corpos quaisquer se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. c) Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário. d) A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele atuam, e tem mesma direção e sentido dessa resultante. e) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo forças com resultante não nulas. 2. A primeira Lei de Newton afirma que, se a soma de todas as forças atuando sobre o corpo é zero, o mesmo: a) Terá um movimento uniformemente variado. b) Apresentará velocidade constante. c) Apresentará velocidade constante em módulo, mas sua direção pode ser alterada. d) Será desacelerado. e) Apresentará um movimento circular uniforme. 3. (UFMG) A Terra atrai um pacote de arroz com uma força de 49 N. Pode-se então afirmar que o pacote de arroz: a) atrai a Terra com uma força de 49 N. b) atrai a Terra com uma força menor do que 49 N. c) não exerce força nenhuma sobre a Terra. d) repele a Terra com uma força de 49 N. e) repele a Terra com uma força menor do que 49 N. 4. Um corpo de massa 4,0 kg encontra-se inicialmente em repouso e é submetido a ação de uma força cuja intensidade é igual a 60 N. Calcule o valor da aceleração adquirida pelo corpo. 5. O bloco da figura abaixo tem massa igual a 4 kg e encontra-se em repouso sobre um plano horizontal liso. F1 F2 Num determinado instante, aplicam-se sobre ele duas forças horizontais constantes F1 e F2 de intensidades 30 N e 10 N, respectivamente. Determine a intensidade a direção e o sentido da aceleração adquirida pelo bloco. 6. Na superfície da Terra, a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s2 e, na superfície da Lua, 1,6 m/s2 . Para um corpo de massa igual a 4 Kg, calcule: a) a massa e o peso na Terra; b) a massa e o peso na Lua. 7. Uma força de 12 N é aplicada em um corpo de massa 50 kg. Qual é a aceleração produzida por essa força? 8. Um corpo com uma massa de 5 kg sofre a ação de uma força constante de 30 N. A aceleração adquirida pelo corpo em m/s2 , é igual a: a) 150 b) 60 c) 15 d) 6 e) 0,6 9. Sobre uma superfície plana, horizontal e sem atrito, encontra-se apoiado um corpo de massa 2,0 kg, sujeito à ação da forças F1 e F2. As intensidades de F1 e F2 são, respectivamente, 8 N e 6 N. A aceleração com que esse corpo se movimenta é: a) 1 m/s2 b) 2 m/s2 c) 3 m/s2 d) 5 m/s2
  2. 2. 10. Considere as afirmações: I - O peso de um corpo é o mesmo na Terra ou em Saturno; II – O peso de um corpo é maior no equador do que num polo Terrestre; III – A massa de um corpo é a mesma no pico do Everest ou ao nível do mar; Está correto o que se afirma somente em a) I b) II c) III d) I e III e) I e II 11. Um martelo acerta um prego com uma força de 4,0 kgf. Existe, neste caso, a reação? Qual é ela? Quanto vale? 12. Um aluno do ensino médio, depois de estudar a 3ª lei de Newton, colocou para o professor a seguinte questão: "Se a toda força corresponde uma outra igual e oposta, elas se anulam e todos os corpos deveriam permanecer em equilíbrio. Como isso não ocorre, Newton estava errado". Você concorda com o aluno? Explique sua posição. 13. Um corpo desliza sobre um plano horizontal, solicitado por uma força de intensidade 100 N. Um observador determina o módulo da aceleração do corpo: a = 1,0 m/s2. Sabendo-se que o coeficiente atrito dinâmico entre o bloco e o plano de apoio é 0,10, podemos dizer que a massa do corpo é: (g = 10 m/s2) a) 10 kg. b) 50 kg. c) 100 kg. d) 150 kg. e) 200 kg. 15. Um corpo de massa 0,25 kg parte do repouso e adquire a velocidade de 20 m/s após percorrer 20 m em movimento retilíneo uniformemente variado. A intensidade da força resultante que age no corpo, em Newton, vale a) 2,5 b) 5,0 c) 10,0 d) 20,0 e) 25,0 16. Porque Newton deixou a Europa e a Universidade de Cambridge e voltou à sua cidade natal? 17. Qual o nome do Físico famoso da época que era grande rival de Newton e reuniu argumentos que o contradiziam quando Newton propôs que a luz branca pode ser separada fisicamente em outras cores? 18. Newton levou 20 anos para revelar seu segredo maior à toda comunidade científica. Persuadido por Halley, Newton publicou um livro com suas descobertas chamado: a) Óptica geométrica. b) Philosophiae naturalis principia mathematica c) Cálculo diferencial e integral. d) Gravitação Universal. e) Binômio de Newton Obs.: Nossa avaliação será composta de exercícios teóricos e de cálculo, portanto não esqueçam de estudar a teoria e a biografia de Newton.

×