Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Dilatação térmica dos líquidos

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Dilatação térmica dos líquidos

  1. 1. Profª: Daniela Fontana Almenara Disciplina: Física Turma: 2º Ano do Ensino médio Dilatação Térmica dos Líquidos
  2. 2. • Os líquidos se dilatam obedecendo às mesmas leis que estudamos para os sólidos. Apenas devemos nos lembrar de que, como os líquidos não têm forma própria, tomam a forma do recipiente. Dilatação dos líquidos
  3. 3. Dilatação aparente • Para observarmos a dilatação de um líquido, devemos colocá-lo em um frasco e aquecer o conjunto. Ambos se dilatarão e como a capacidade do frasco aumenta, a dilatação que observaremos, para o líquido, será apenas aparente. A dilatação real será então a soma da dilatação aparente com a dilatação volumétrica do frasco.
  4. 4. O volume extravasado do pequeno recipiente corresponde à dilatação aparente do líquido. Dilatação dos líquidos
  5. 5. Dilatação anômala da água Em geral, as substâncias se dilatam ao serem aquecidas. A água, porém, apresenta comportamento inverso no intervalo de temperatura entre 0 ºC e 4 ºC, à pressão normal.Variação do volume da água em função da temperatura, sob pressão normal
  6. 6. Dilatação irregular da água e sua importância para sobrevivência de seres vivos nas regiões frias Sabemos que sólidos e líquidos ao serem aquecidos tem seu volume aumentado. Contudo, existem algumas substâncias que em determinados intervalos de temperatura sofrem o processo inverso, ao aumentar a temperatura eles diminuem o volume. Nesse intervalo, essas substâncias apresentam coeficiente de dilatação negativo. A água é uma dessas substâncias. Quando a sua temperatura é aumentada, entre 0°C e 4°C, seu volume diminui. Ao elevar sua temperatura para mais de 4°C volta a dilatar normalmente.
  7. 7. Mesmo sob temperaturas externas rigorosas, apenas as regiões próximas à superfície do lago congelam, enquanto as águas profundas se mantêm a 4 °C, ainda hospitaleiras ao ecossistema aquático. MICHAELBAUER/SHUTTERSTOCK
  8. 8. Esse fenômeno ocorre em países onde o inverno é muito rigoroso. Nesses países, os lagos e rios se congelam na superfície e a água de máxima densidade se encontra, a 4°C, por debaixo da camada de gelo. Esse é um acontecimento muito importante para a fauna e flora aquática, pois sem essa anormalidade da água os peixes e as plantas aquáticas morreriam, causando danos ao ambiente.
  9. 9. (UFRGS-RS) Um recipiente de vidro, cujas paredes são finas, contém glicerina. O conjunto se encontra a 20 ºC. O coeficiente de dilatação linear do vidro é 27 . 10-6 ºC-1 e o coeficiente de dilatação volumétrica de glicerina é 5,0 . 10-4 ºC-1. Se a temperatura do conjunto se elevar para 60 ºC, pode-se afirmar que o nível da glicerina no recipiente: a) baixa, porque a glicerina sofre um aumento de volume menor do que o aumento na capacidade do recipiente. b) se eleva, porque a glicerina aumenta de volume e a capacidade do recipiente diminui de volume. c) se eleva, porque apenas a glicerina aumenta de volume. d) se eleva, apesar de a capacidade do recipiente aumentar. e) permanece inalterado, pois a capacidade do recipiente aumenta tanto quanto o volume da glicerina.
  10. 10. • Um frasco de vidro, cujo volume é exatamente 1000 cm 3 a 0 oC, está completamente cheio de mercúrio a essa temperatura. Quando o conjunto é aquecido até 100 oC, entornam 15, 0 cm 3 de mercúrio. a) Qual foi a dilatação real do mercúrio? b) Qual foi a dilatação do frasco? c) Qual o valor do coeficiente de dilatação linear do vidro de que é feito o frasco?

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • JooBatista136

    May. 18, 2015
  • ayeskagabrielagabrieladasilva

    Apr. 4, 2016
  • IslndiaFrancelino

    May. 19, 2019
  • Raquel310876

    Jul. 22, 2019

Views

Total views

5,572

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

685

Actions

Downloads

164

Shares

0

Comments

0

Likes

4

×