Independência dos países latinos

12,670 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
12,670
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
64
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Independência dos países latinos

  1. 1. Independênciados paises latinos
  2. 2. A História As guerras de independência na América foram numerosas guerras contra o Império espanhol. Os conflitos começaram em 1808 no México e Montevidéu, caracterizados como guerra civil e uma guerra de libertação nacional. O objetivo dos conflitos era a independência das colônias espanholas nas Américas. As guerras resultaram na criação de uma série de novos países independentes.
  3. 3. Independência do México México: A guerra foi declarada em 16 de setembro de 1810 pelo padre Miguel Hidalgo y Costilla. O conflito durou 8 anos, começou como uma guerra religiosa e liderada por sacerdotes. Depois tornou-se uma guerra republicana tendo um exercito realista. A luta pela independência tornou-se uma guerra de guerrilha. O coronel realista “Augustin Iturbide” negociou alianças com quase todas facções combatentes. Augustin Iturbide conseguiu a independência do México de forma relativamente pacífica em 27 de setembro de 1821
  4. 4. Independência da Argentina Argentina: Em 25 de maio de 1810, a republica Argentina iniciou o caminho de unificação, mas em 1816 foi o ano que a nação se libertou. No inicio desse ano a situação das províncias unidas era de dificuldade econômica e a instabilidade política. Diante desses problemas, os planos de independência foram seriamente afetados. Foram convocados os deputados das províncias a um congresso em Tucumán.
  5. 5. Independência da Argentina O congresso começou em 24 de março de 1816, onde foram realizadas discussões entre representantes que manifestaram não só os interesses políticos de cada um das províncias e sua postura para o que fazer para o benefício de todas. Os debates foram até 9 de julho de 1816, quando o pedido do deputado Teodoro Sanchez de Bustamante discutiu o projeto de Declaração de Independência da Argentina. Nesse dia, Juan José Paso, representante de Buenos Aires perguntou aos congressistas se queriam “que as Províncias da União fossem uma nação livre e independente dos reis da Espanha e sua metrópole”. Todos os deputados aprovaram dizendo a proposta e depois cada um confirmou seu voto. Por último, assinaram a Ata da Independência neste mesmo dia.
  6. 6. San Martin José de San Martín, responsável pelaindependência da Argentina, Chile e Peru, é,ao lado de Simón Bolívar, o principalresponsável pela emancipação dos Estadossul-americanos da coroa espanhola
  7. 7. Independência da Venezuela O território da Venezuela foi a capitania-geral do Império Espanhol. Em 1809 ocorreu o primeiro movimento de independência, encabeçado pelo general Francisco de Miranda. Em 5 de julho de 1811, os membros da Sociedade Patriótica convenceram a todos os congressistas, menos um, a declarar a Independência da Venezuela O país foi integrante da República da Grande Colômbia, juntamente com a Colômbia, Equador e Panamá. Somente após a morte do herói venezuelano da independência, Simón Bolívar, o país se separou da Grande Colômbia.
  8. 8. Independência da Venezuela Foi um movimento separatista. Em 25 de julho de 1812, firmando o armistício, que não foi cumprido por Monteverde que o mandou prender quando ele se preparava para ir para o exterior, e matar mulheres e crianças. Em 24 de Junho de 1821 quando se realiza a Batalha de Carabobo, onde o exército comandado por Simon Bolívar derrota a Miguel de La Torre, que se consolida a independência da Venezuela.
  9. 9. Independência Peruana A independência peruana foi o resultado de um lento processo de desentendimento entre a elite local (chamada elite criolla) e o Império espanhol. José de San Martín, da Argentina, proclamou a independência peruana da Espanha em 28 de julho de 1821, com as seguintes palavras: "...Deste momento em diante, o Peru é livre e independente, para o regozijo das vilas e pela justiça de Deus. Vida longa à pátria! Vida longa à liberdade! Vida longa à nossa independência!". A emancipação, que como na maioria dos países, só fez mudar o domínio dos nativos da esfera real para o controle da elite local, finalmente ocorreu em dezembro de 1824, quando o general Antonio José de Sucre derrotou as tropas espanholas na batalha de Ayacucho. A Espanha ainda tentou reaver suas colônias americanas, como fizeram na batalha de callao, mas em 1879 acabou por reconhecer a independência peruana.
  10. 10. Grupo 5 2°B Alexandre Edézio Ítalo Maria Carolina G. Márcio Taumaturgo Viviane
  11. 11. Referências pt.wikipedia.org www.infoescola.com Google Imagens

×