Ecumenismo

1,512 views

Published on

  • Be the first to comment

Ecumenismo

  1. 1. ECUMENISMOEscola Secundária Braamcamp FreireAndreia Silva, nº5 – 12º4
  2. 2. INTRODUÇÃO No ambito da disciplina de História vou realizar um trabalho sobreEcumenismo. É um tema que desconheço totalmente por isso voutentar explorar tudo o que encontrar para de maneira simplesconseguir transmitir o máximo de informação que consegui aprendercom este trabalho.
  3. 3. ALGUMAS DEFINIÇÕES.. O termo ecumênico provém da palavra grega oikouméne quesignifica "toda a terra habitada". O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento quevisa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante).
  4. 4. ... A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação,a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é ummovimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperaçãocomum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de umareconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas . Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, o termo ecumênico querrepresentar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais epolíticas entre diversas igrejas .
  5. 5.  Surge em um novo momentohistórico: Um apelo, um desafio àsigrejas cristãs paraexperimentarem a oração doSenhor: “que todos sejam um paraque o mundo creia! “
  6. 6.  O movimento ecumênico é uma das mais importantes marcas doséculo XX. Há muito se reconhece que as relações com o sobrenaturalnas diversas formas que o sagrado assume na sociedade humana,condicionam os estilos, as normas e a atitudes do homem nas suasrelações com os outros e com a natureza.
  7. 7. HISTÓRIA DOECUMENISMO A maior parte dos historiadores situa as raízes do ecumenismo nas missões protestantesmodernas e nos movimentos de jovens. À expansão colonial dos povos protestantes seguia-se aexpansão religiosa. O enriquecimento destes povos gerou recursos capazes de prover a expansãomissionária. Associada a estes dois fatores, a teologia de John Wesley trouxe uma resposta àbusca de salvação do homem em um mundo de profundas transformações. Sua doutrina católicaserviu para superar a divisão protestante ao nível das formas de crença e ajudou a uniformizar amensagem missionária. A partir daí, foi possível o surgimento de diversas sociedadesmissionárias interdenominacionais: a Sociedade Missionária de Londres (1795), a Sociedade daTratados Religiosos (1799), a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (1804), a SociedadeBíblica Americana (1816), a Sociedade Americana de Tratados (1825).
  8. 8.  Em 1846, foi criada em Londres a Aliança Evangélica, com a finalidade decongregar as diversas igrejas diante da ameaça de fragmentação do Protestantismo.( Protestantismo: Conjuntos dos protestantes ou das igrejas protestantes.) A partir da segunda metade do século XIX surgiram as associações mundiaisleigas de jovens, que foram fundamentais para o desenvolvimento do ecumenismo.A primeira destas associações de caractér ecumênico foi a Associação Cristã deMoços, criada em Londres em 1844, por George William, que se espalhou pelomundo e organizou-se em uma Associação Mundial a partir de 1855.
  9. 9. ... A Associação Cristã Feminina, também londrina, foi criada em1855. Outras organizações também tiveram sua importância:Movimento de Estudantes Voluntários para as Missões Estrangeiras(1886), e a Federação Mundial de Estudantes Cristãos (1895) ambosorganizados por John Raleigh Mott, que foi um grande líder dasiniciativas ecumênicas .
  10. 10.  No âmbito católico, o papa Leão XIII, ao promulgar a encíclica Provida Mater, em1895, instituiu um tempo de novena pela reconciliação dos cristãos entre as festas daAscensão e de Pentecostes, que foi constituído em um tempo perpétuo dois anos depois . Em 1908, os anglicanos Spencer Jones e Lewis Thomas promoveram oito dias deoração pela unidade dos cristãos entre 18 de janeiro (Festa da cátedra de São Pedro) e 25de janeiro (festa da conversão de São Paulo). Posteriormente, Watson converteu-se aocatolicismo e foi instituído na Igreja Católica a Semana de Oração pela Unidade dosCristãos neste mesmo período . Em 1905, foi criado nos Estados Unidos o Conselho Nacional das Igrejas.
  11. 11.  A Conferência Missionária Mundial, emEdimburgo em 1910, é considerada o marcodo ecumenismo . Foi idealizado e realizadopor John Mott. ao convocar esta conferênciaMott conclamava os líderes doprotestantismo para a necessidade decooperação entre as igrejas no campomissionário, para além das diferençasconfessionais. A partir de então surgiramdiversas iniciativas ecumênicas: a criação doConselho Internacional de Missões (1921), oConselho Universal da Vida e do Trabalho(Estocolmo, 1925) e o Conselho Mundial Fée Ordem (Lausanne, 1927).
  12. 12.  Em 1948, foi criado o Conselho Mundial das Igrejas - CMI, que reuniuinicialmente 197 denominações. No âmbito desta organização, o termoecumenismo designa os esforços entre Igrejas com vista a uma reconciliaçãocristã que aceite a realidade da diversidade das diversas igrejas cristãs. Numa edição especial, a revista ‘’Sem Fronteiras’’ descreve o ecumenismocomo um movimento que se preocupa com as divisões entre as várias Igrejascristãs. E explica: "Trabalha-se para que estas divisões sejam superadas deforma que se possa realizar o desejo de Jesus Cristo: de que todos os seusseguidores estivessem unidos, assim como Ele e o Pai são um só."
  13. 13.  A Igreja Católica incorpora-se oficialmente ao movimento ecumênico a partir de1960 quando o papa João XXIII criou o Secretariado Romano para a Unidade dosCristãos. Algumas denominações protestantes participam do movimento ecumênico.Outras, entretanto, não só não o aceitam como creem que o ecumenismo cumpreperfeitamente as profecias bíblicas no livro do Apocalipse que prevê o seu líder - ofalso profeta - que levará a humanidade a aceitar o Anticristo que está por vir(Apocalipse 13.11-12). Esta visão é compartilhada sobretudo pelos pentecostais eneopentecostais.
  14. 14. CONCLUSÃO
  15. 15.  Com este trabalho pude aprender que ecumismo foi uma forma deunião entre todas as igrejas cristãs. Ser ecumênico é muito mais que ser eestar numa mesma terra, mais do que concelebrar e aceitaras diferençasinclusas ao sistema seguido pelo próximo. Ser ecumênico é, pelo menosdeve, ser sincero e crítico o bastante para buscar a verdade em todas asquestões referentes a vida cristã, e através desta busca estabelecer pelodiálogo religioso o que realmente for comum a todos.
  16. 16. NETGRAFIA http://www.koinonia.org.br/tpdigital/detalhes.asp?cod_artigo=236&cod_boletim=13&tipo=Artigo https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecumenismo http://www.dicionarioinformal.com.br/ecumenismo/ http://www.youtube.com/watch?v=gjR_VulLXTA http://www.youtube.com/watch?v=RoRK7MptnHo

×