Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Projeto do
Filtro
Caseiro
CMS Adão Pereira Nunes – Vilar Carioca
Autoria : ASB Andressa
Promoção Comunitária Água é
Vida
Conceituação:
O projeto tem a visão de capitalizar e promover mudanças no
comportamento d...
Promoção Comunitária Água é
Vida
Objetivo:
É uma tentativa de mudar a visão da comunidade, para que ela
deixe de considera...
A ÁGUA EM NOSSAS
CASAS
ÁGUA
A água que chega ás torneiras, apesar de tratada, pode
ficar contaminada, especialmente por micróbios. Há também
o ri...
A Caixa-d’água
Depois de passar pela estação, a água chega
ás nossas casas, onde vai ficar reservada na caixad´água. Passa...
Por ingestão
De água contaminada:
 Cólera










Disenteria amebiana
Disenteria bacilar
Febre tifoide e parat...
Por contato com água
contaminada:
 Escabiose

(a conhecida Sarna)
DESINFETANDO A CAIXA-D´ÀGUA
 Coloque

1 litro de água sanitária para cada 1000

litros.
 Deixe na caixa durante duas hor...
PARA EVITAR PROBLEMAS COM
VERMINOSES E OUTROS
 Lavar

muito bem as verduras todos deve ser bem
cozido; elas podem ser por...
O QUE ACONTECE COM A NOSSA
ÁGUA
 As

águas poluídas são aquelas que apresentam
impurezas e substâncias estranhas, as quai...
O FILTRO CASEIRO

Veja passo a passo como
confeccionar seu filtro
O FILTRO CASEIRO







É composto por:
2 garrafas pet
1 torneira
1 fita veda-rosca
1 vela (filtro)
1 tesoura com po...
Materiais necessários para
confecção do seu filtro:
 Duas

garrafas descartáveis

 Uma

vela

 Uma

torneira para filtr...
Veja passo a passo como
confeccionar seu filtro
 Primeiro,

pegue 1 garrafa e a corte na linha
desenhada:

 Com

estilet...
Veja passo a passo como
confeccionar seu filtro
 Segundo,

pegue o bico da garrafa que foi
cortada e coloque sobre a inte...
Veja passo a passo como
confeccionar seu filtro


Terceiro, é hora de cortar!!! Com a tesoura ou o
estilete pegue a garra...
Veja passo a passo como
confeccionar seu filtro
 Quarto,

faça um furo no fundo da garrafa maior,
que se destina a adapta...
Veja passo a passo como
confeccionar seu filtro
 Lembra-se

do bico maior? É só colocar sobre o
seu filtro, para que não ...
Projeto do filtro caseiro
Projeto do filtro caseiro
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Projeto do filtro caseiro

4,902 views

Published on

  • Be the first to comment

Projeto do filtro caseiro

  1. 1. Projeto do Filtro Caseiro CMS Adão Pereira Nunes – Vilar Carioca Autoria : ASB Andressa
  2. 2. Promoção Comunitária Água é Vida Conceituação: O projeto tem a visão de capitalizar e promover mudanças no comportamento da população. Evitado o desperdício da água e o grande número de famílias que não utilizam água filtrada.  Importância: Orientar a qualidade da água, ela não deve Ter impurezas, como micróbios, ovos ou larvas de animais (vermes ou insetos), nem substâncias tóxicas.  OBS: Para ser água potável, a água deve possuir qualidades especiais, tais como:     Ser cristalina, isto é, limpa. Não Ter cheiro. Não Ter cor. Ser fresca, isto é, Ter temperatura agradável.
  3. 3. Promoção Comunitária Água é Vida Objetivo: É uma tentativa de mudar a visão da comunidade, para que ela deixe de considerar a água apenas como um bem a ser consumido e passe a entender que a água é um suporte para a vida. Estratégias: -Fazer um mutirão mostrando a importância do filtro. -Criar oficinas de confecção do filtro caseiro. Considerações: Dar maior ênfase aos trabalhos nas escolas e igrejas, por se tratar da maior parte da população. O que facilita na educação de novos hábitos saudáveis e a utilização de um maior número de filtro na comunidade.
  4. 4. A ÁGUA EM NOSSAS CASAS
  5. 5. ÁGUA A água que chega ás torneiras, apesar de tratada, pode ficar contaminada, especialmente por micróbios. Há também o risco de pequenos animais caírem nas caixas, onde morrem e apodrecem, soltando substâncias tóxicas na água. Para maior segurança a água a ser usada deve ser filtrada. A Importância da Filtração A filtração é muito importante quando a água é consumida por crianças. Evitam-se, com isso graves infecções intestinais, que levam a desidratação. Essa doença, por ser muito comum nos meses mais quentes, é também conhecida como mal-do-verão, e pode ocasionar a morte especialmente nessa época, a unidade de saúde fornece pequenos envelopes com reidratante oral. Basta 1 envelope da solução em 1 litro de água para reidratar.
  6. 6. A Caixa-d’água Depois de passar pela estação, a água chega ás nossas casas, onde vai ficar reservada na caixad´água. Passado certo tempo, normalmente uma camada de lodo deposita-se no fundo da caixa. Se a caixa-d´água permanecer destampada, nela poderão entrar ratos, baratas e outros pequenos animais que contaminam a água e causam doenças graves, como:
  7. 7. Por ingestão De água contaminada:  Cólera          Disenteria amebiana Disenteria bacilar Febre tifoide e paratifoide Gastroenterite Giardíase Hepatite infecciosa Leptospirose Paralisia infantil Salmonelas
  8. 8. Por contato com água contaminada:  Escabiose (a conhecida Sarna)
  9. 9. DESINFETANDO A CAIXA-D´ÀGUA  Coloque 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros.  Deixe na caixa durante duas horas.  Deixe esvaziar a caixa para escorrer e limpar os canos.  Tampe e anote a data da limpeza. NUNCA USAR  Sabão, detergentes e outros produtos parecidos.  Somente panos e escovas com água sanitária.
  10. 10. PARA EVITAR PROBLEMAS COM VERMINOSES E OUTROS  Lavar muito bem as verduras todos deve ser bem cozido; elas podem ser portadoras de amebas.  Evitar o uso exagerado de enlatados.  Melhorar o nível de higiene pessoal, como lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro, especialmente as pessoas que manipulam alimentos.  Cuidar com atenção da higiene da casa (banheiros, áreas de serviço, cozinha) usando inclusive, produtos como água sanitária na limpeza doméstica.  Beber água filtrada.
  11. 11. O QUE ACONTECE COM A NOSSA ÁGUA  As águas poluídas são aquelas que apresentam impurezas e substâncias estranhas, as quais alteram profundamente sua qualidade, tornando-as impróprias para suas várias utilizações.  Este problema é resolvido facilmente por meio da filtração.
  12. 12. O FILTRO CASEIRO Veja passo a passo como confeccionar seu filtro
  13. 13. O FILTRO CASEIRO       É composto por: 2 garrafas pet 1 torneira 1 fita veda-rosca 1 vela (filtro) 1 tesoura com ponta ou estilete A vela é um cilindro de porcelana porosa que retém pequenas partículas de outras impurezas da água que a atravessa. Veja como funciona o seu filtro:
  14. 14. Materiais necessários para confecção do seu filtro:  Duas garrafas descartáveis  Uma vela  Uma torneira para filtro  Fita veda rosca
  15. 15. Veja passo a passo como confeccionar seu filtro  Primeiro, pegue 1 garrafa e a corte na linha desenhada:  Com estilete ou uma tesoura com ponta  Antes depois
  16. 16. Veja passo a passo como confeccionar seu filtro  Segundo, pegue o bico da garrafa que foi cortada e coloque sobre a inteira, corte na medida certa. Observe que as garrafas não ficarão com o mesmo corte e nem os bicos, só o maior é aproveitado.
  17. 17. Veja passo a passo como confeccionar seu filtro  Terceiro, é hora de cortar!!! Com a tesoura ou o estilete pegue a garrafa menor que se destina a adaptação da bica e corte mais ou menos na medida da largura da mesma. antes   depois Para vedar é aconselhável usar a veda rosca. Veja depois de pronto se há vazamentos, é só encher de água e observar atentamente.
  18. 18. Veja passo a passo como confeccionar seu filtro  Quarto, faça um furo no fundo da garrafa maior, que se destina a adaptação da vela. É aconselhável que se esquente a ponta da tesoura. vede com a veda rosca e veja se há vazamentos.  Veja o desenvolvimento do seu filtro: 
  19. 19. Veja passo a passo como confeccionar seu filtro  Lembra-se do bico maior? É só colocar sobre o seu filtro, para que não caia sujeiras.  Agora é só enche-lo. É importante só usa-lo depois de três trocas de água, para que saia o excesso do cloro que vem nas velas.  antes depois

×