Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ferramenta stratws módulo 03 (fca)

959 views

Published on

módulo 03 (fca)

Published in: Education
  • Be the first to comment

Ferramenta stratws módulo 03 (fca)

  1. 1. FERRAMENTA STRATWSFERRAMENTA STRATWS MÓDULO 03 - FcaMÓDULO 03 - Fca
  2. 2. FCA – FATOFCA – FATO, CAUSA E AÇÃO, CAUSA E AÇÃO
  3. 3. Ferramenta - Stratws FCA (Fato, Causa e Ação) é uma metodologia composta por uma combinação de ferramentas originadas na Gestão da Qualidade. A metodologia possibilita a análise de um DESVIO “problema”, a sua CAUSA e a definição da AÇÃO para resolver o problema. Fato: é a razão que levou ao desvio de rumo do indicador, ocorrendo ou não o atingimento da meta. Ação: são as CORREÇÕES que deverão ser realizadas para eliminar as causas. Causa: são os MOTIVOS que geraram o fato.
  4. 4. Ferramenta – Stratws Criando o FCA Para criar um FCA clique com o botão direito do mouse em cima do nome do Indicador(2) de sua respectiva Área(1). Ao clicar irá aparecer opções, dessas opções, clique com o botão esquerdo do mouse em cima do nome FCA’s(3). 1 2 3
  5. 5. Ferramenta – Stratws Criando Fca – Aba Fato Essa é a tela que aparece ao clicar na opção FCA’s.
  6. 6. Ferramenta - Stratws Informações da Aba Fato Indicador Relacionador: É onde fica o indicador que será criado o FCA. Área Responsável: É a área responsável pelo indicador. Resultado/Impacto esperado: É o que se espera ao realizar a ação, ou as ações cadastradas. Nome: É para diferenciar os FCAs, pois diferentes análises poderão ser feitas no mesmo indicador em períodos diferentes. Fato: É a razão que levou ao desvio do indicador, ocorrendo ou não o atingimento da meta. Responsável: O nome do responsável pelo setor. Data da criação: Campo preenchido automaticamente. Data da criação: Campo preenchido automaticamente. Indicadores: Permite selecionar todos os indicadores que foram impactados pela mesma causa. Período: Define o mês da criação do FCA.
  7. 7. Ferramenta – Stratws Criando Fca – Aba Causas Essa é a tela que aparece ao clicar na aba Causas. Permite o usuário cadastrar as causas que influenciaram no desempenho do indicador. Para cadastrar, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do nome Causas(1) e selecionar a opção Nova Causa(2) com o botão esquerdo do mouse. 1 2
  8. 8. Ferramenta – Stratws Criando Fca – Aba Causas Essa é a tela que aparece ao selecionar a opção Nova causa (slide anterior). Para criar as causas clique na opção nova com o botão esquerdo do mouse e digite as causas que afetaram o desempenho do indicador e clique em salvar com o botão direito do mouse.
  9. 9. Ferramenta – Stratws Criando Fca – Aba Causas Para adicionar outra Causa. Clique em cima da Causa criada(1) com o botão direito do mouse e selecione Nova Causa(2) e depois clique em salvar com o botão esquerdo do mouse. 1 2
  10. 10. Ferramenta – Stratws Criando Fca – Aba Causas Dica: Utilize a metodologia dos 5 porquês para encontrar a causa raiz do desvio do indicador e para criar uma ação mais efetiva.
  11. 11. Ferramenta – Stratws Criando Fca – Aba Ações Para criar ações do FCA, clique com o botão direito do mouse em cima do nome Ações(1) e depois selecione Nova ação(2). 2 1
  12. 12. Ferramenta – Stratws Criando Fca – Aba Ações Ao clicar na opção Nova ação Irá aparecer essa tela. (slide anterior) Preencha os campos para a criação da ação e clique em salvar com o botão esquerdo do mouse. (Explicação de cada item no próximo slide).
  13. 13. Ferramenta - Stratws Informações da Aba Ações Responsável: É o responsável pelo setor. Nome: É o nome da ação (O que será feito?). Fim: Data de fim prevista da ação. Descrição: É a descrição da ação (Como será feito?). Resultado/Impacto Esperado: É o resultado esperado da ação (Por que será feito?). Inicio: Data de inicio prevista da ação. Prioridade: É o grau de importância da ação Cancelado: Marque essa opção quando a ação estiver programada e por algum motivo não será mais realizado. Área Responsável: É o setor responsável pela ação.
  14. 14. Ferramenta – Stratws Visualizando o FCA criado Para realizar o encerramento da ação do FCA, localize o indicador(1) que foi criado a ação, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção FCA’s(2) e clique com o botão esquerdo do mouse na opção lançar dados(3), conforme imagem abaixo. 3 1 2
  15. 15. Ferramenta – Stratws Lançando os dados do FCA Essa é a tela que aparece ao selecionar a opção lançar dados. Preencha os campos e clique em salvar com o botão esquerdo do mouse. Válido somente para ações concluídas, não pode finalizar ações sem esta concluída.
  16. 16. Ferramenta – Stratws Informações da opção lançar dados Inicio: É a data de inicio da realização da ação. Fim: É a data de fim da realização da ação. Data: É o mês de finalização da ação. Execução: É a porcentagem de execução da ação. Entregue: Marque a opção entregue quando a ação for finalizada. Observação: Esse campo permite o usuário colocar alguma observação da ação
  17. 17. Ferramenta – Stratws Visualizando o FCA criado Outra forma de identificar o FCA criado no indicador é selecionando a opção lista com o botão esquerdo do mouse na Aba FCA’s.
  18. 18. Ferramenta - Stratws Visualizando o FCA criado – Listas de Fca’s Área: É o setor responsável pelo o FCA. Responsável: Nome do responsável pelo setor. Período: É onde seleciona as datas para localização do FCA . Aplicar: Selecione aplicar, para carregar os FCAs existentes do período informado.
  19. 19. Ferramenta – Stratws Lançando os dados do FCA Clique com o botão esquerdo do mouse em cima do indicador(1) que tem o FCA para ser encerrado, e escolha a opção lançar dados(2). 2 1
  20. 20. Ferramenta – Stratws Visualizando o Fca com os dados atualizados Para checar se o FCA foi encerrado, localize o indicador e selecione a opção FCA’s, ao passar o mouse no nome FCA’s irá aparecer o status do FCA criado, como mostra a imagem.
  21. 21. Ferramenta – Stratws Ícones dos FCA’s e Planos de ação Não finalizado e no prazo Finalizado e adiantado Não finalizado e em atraso Não iniciado Finalizado adiantado Finalizado no prazo Finalizado em atraso Esses são os ícones dos status das ações dos Fca’s e dos planos de ação cadastrados no Stratws.
  22. 22. Recomendações - FCA  Ao identificar um desvio no valor de realizado do indicador é importante a criação do FCA.  Acompanhe a realização do FCA, atente-se para a data programada de Inicio e Fim da realização das ações.  Não esqueça de conferir se lançou os dados corretamente no Stratws.  Não deixe para encerrar o FCA apenas no fim do mês.  As ações dos FCA’s devem ser realizadas em curto prazo (máximo 60 dias).
  23. 23. Obrigado pela participação!
  24. 24. Responda o questionário.

×