História da Fotografia

4,670 views

Published on

Conheça a evolução da fotografia e seus pioneiros na arte de coletar imagens.

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,670
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
193
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

História da Fotografia

  1. 1. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B Prof. Dr. Denys Sales – IFCE J.M. Cardoso – Studio 6 denyssales@ifce.edu.br jmcardoso@gmail.com
  2. 2. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - Introdução“ A boa fotografia não é produto da sorte (...) O conhecimento, por certo, é mais vital que o equipamento utilizado”. (Fotografia – Manual Completo de Arte e Técnica)
  3. 3. FOTOGRÁFO DESCONHECIDO – Retrato de Família de 1850
  4. 4. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - Introdução Fotografar significa fazer registros precisos de uma informação visual, e isto é uma das principais funções da arte. Fotografia é arte. Fotografia é comunicação.
  5. 5. FOTOGRÁFO DESCONHECIDO – Estúdio do Fotógrafo Burgues, Paris, 1870.
  6. 6. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - Introdução “A fotografia não é, de fato, uma simples reprodução da cena presenciada pelo fotógrafo no instante do clic. Há tempos ela é entendida como um testemunho, um depoimento silencioso que, assim como a pintura, a escultura ou outras linguagens, carrega a marca de seu autor.”  ( Fotógrafo – O Olhar, a Técnica e o Trabalho; Ed SENAC)
  7. 7. Curso Básico de Fotografia e Revelação em P&B - História A produção de imagens pela passagem de luz por um pequeno orifício é conhecido desde antes do início da era cristã. Na Grécia antiga, o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.) constata que raios de luz solar, durante um eclipse parcial, atravessando um pequeno orifício, projetam na parede de um quarto escuro, a imagem do exterior. Em torno do século X o árabe Alhazen observou um eclipse solar no interior de uma “câmara obscura”
  8. 8. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História Na renascença acrescentou-se uma lente biconvexa ao orifício da câmara afim de melhorar a qualidade da imagem Desenho de 1544
  9. 9. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História Século XVII – Já reduzida de tamanho a câmara obscura era usado por artistas como auxiliar de pinturas. Inicia o sonho de fixar esta imagem de forma permanente. Em 1604 o italiano Ângelo Sala observa o escurecimento de certo composto de prata exposto à luz solar. Em 1725 o alemão J. H. Schulze usando nitrato de prata consegue fixar silhuetas ou negativos em tiras opacas de papel. Também comprova que o fenômeno do enegrecimento da prata é devido ação da luz. Em 1777 O químico suíço Carl Wilhelm Scheele também comprovou o enegrecimento dos sais devida à ação da luz.
  10. 10. Curso Básico de Fotografia e Revelação em P&B - História No início do século XIX, o inglês Thomas Wedgwood, colocou expostos à luz do sol algumas folhas de árvores e asas de insetos sobre papel e couro branco sensibilizados com prata. Conseguiu silhuetas em negativo e tentou de diversas maneiras torná- las permanentes. Porém, não tinha como interromper o processo, e a luz continuava a enegrecer as imagens.
  11. 11. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História 1819 – O Inglês John Frederick William Herschel descobre o hipossulfito de sódio (o melhor fixador usado até hoje) Herschel foi o primeiro a empregar o termo fotografia (1839); e também criou os termos “negativo” e “positivo”.
  12. 12. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História O francês e litógrafo Joseph Nicéphore Niépce em 1817 obteve imagens com cloreto de prata sobre papel. Em 1822, conseguiu fixar uma imagem pouco contrastada sobre uma placa metálica, utilizando nas partes claras betume-da- judéia, este fica insolúvel sob a ação da luz, e as sombras na base metálica.
  13. 13. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História A primeira verdadeira fotografia conseguida no mundo foi tirada no verão de 1826, da janela da casa de Niepce e encontra-se preservada até hoje. Esta descoberta se deu quando o francês pesquisava um método automático para copiar desenho e traço nas pedras de litografia, ao que ele chamou de heliogravura.
  14. 14. UMA DAS MAIS ANTIGAFOTOGRAFIAS Niepce, 1826(Solução de betume da judéia sobre placa de vidro, duração da exposição 8h)
  15. 15. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História Niépce conhece outro entusiasta na fixação de imagens, Louis Jacques Mandé Daguerre (1787- 1851), pintor francês, e em 1829, após contatos por correspondência, firmam uma sociedade com propósito de aperfeiçoar a heliografia. A sociedade não prospera e após a morte de Niépce, em 1833, Daguerre continua o trabalho, substituindo o betume da Judéia por prata halógena.
  16. 16. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História Em 1839 foi lançado o processo chamado DAGUERREÓTIPO.  Este consistia numa placa de cobre polida e prateada, exposta em vapores de iodo, desta maneira, formava uma camada de iodeto de prata sobre si.  Quando numa câmara escura e exposta à luz, a placa era revelada em vapor de mercúrio aquecido, este aderia onde havia a incidência da luz mostrando as imagens.  Estas, eram fixadas por uma solução de tiossulfato de sódio (Fixador).  O daguerreótipo não permitia cópias.
  17. 17. O mais antigo daguerreótipo DAGUERRE, A Mesa Posta, 1837
  18. 18. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História William Henry Fox Talbot lançou, em junho de 1840, o CALÓTIPO, processo mais eficiente de fixar imagens (sistema negativo/positivo). O papel impregnado de iodeto de prata era exposto à luz numa câmara escura, a imagem era revelada com ácido gálico e fixada com tiossulfato de sódio. Resultando num negativo, que era impregnado de óleo até tornar-se transparente ( A INVENÇÃO DO NEGATIVO).  O positivo se fazia por contato com papel sensibilizado, processo utilizado até os dias de hoje.
  19. 19. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História O calótipo foi a primeira fase na linha de desenvolvimento da fotografia moderna. É tido como o primeiro processo prático para a produção de um número indeterminado de cópias a partir do negativo original. O daguerreótipo conduziria à fotogravura, processo utilizado para reprodução de fotografias em revistas e jornais.
  20. 20. Calótipo de 1840Retrato de uma senhorafrancesaFotógrafo desconhecido
  21. 21. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História 1847 - Abel Niépce, primo de Nicéphore Niépce, desenvolve o processo da albumina que utiliza uma placa de vidro coberta com clara de ovo, sensibilizada com iodeto de potássio e nitrato de prata. Revelada com ácido gálico e fixada a base de tiosulfato de sódio. A albumina, é mais preciosa em detalhes e o tempo de exposição é de 15 minutos.
  22. 22. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História 1851 - Morre Daguerre. Frederick Scott Archer, escultor inglês, inventa o processo de COLÓDIO úmido ou chapa úmida (uma mistura de algodão, pólvora, álcool e éter - usado como veículo para unir sais de prata as placas de vidro) menos dispendioso que os anteriores e o resultado era de ótima qualidade. A placa é exposta ainda úmida na câmera escura e o tempo de exposição é de 30 segundos. Este processo é dez vezes mais sensível que a albumina.
  23. 23. Chapa ÚmidaSarah Bernhardt – 1859Fotógrafo – NADAR ( Omais famoso retratistade Paris na época;seu verdadeiro nome eraGaspard Félix Tournachon )
  24. 24. Chapa Úmida(Ambrótipo) Soldado – 1860
  25. 25. Chapa Úmida(Ferrótipo)Retrato de um Índio -1860
  26. 26. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História Em 1864, o processo das placas úmidas foi aperfeiçoado e passou-se a produzir uma emulsão seca de brometo de prata em colódio. 1871 - Richard Leach Maddox, médico inglês, fixa o brometo de prata em uma suspensão gelatinosa, criando assim o processo de chapas secas. A partir de então foi possível fotografar o movimento (tempo de exposição: 1/2 segundo). Em 1874, as emulsões passaram a ser lavadas em água corrente, para eliminar sais residuais e preservar as placas. 1869 a 1873 – são feitas as primeiras experiências com imagens coloridas por Ducos du Haron, Charles Cros e H. W. Vogel.
  27. 27. 1865 - Julia M. Cameron  A mais notável ratratista inglesa do século passado. Utilizava de maneira muito criativa a luz. Fotografou pessoas famosas, como: Charles Darwin, Sir John Herschel entre outros.
  28. 28. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História 1884 - George Eastman, lança o filme em rolo com vinte e quatro chapas, com base de papel e gelatina. Em 1886, a Eastman Dry Plate Company, passa chamar-se Kodak. Em 1888/9, a grande novidade: a 1ª câmera Kodak, com sistema de "bate-pronto", com o slogan: Você aperta o botão, nós fazemos o resto.
  29. 29. Curso Básico de Fotografia e Revelação em P&B - HistóriaO cliente compra a câmera, por 25 dólares,com 100 chapas, mais tarde devolve à fábricaque então revela as fotografias e retorna o filmerevelado, a câmera e mais um rolo de 100 chapas.
  30. 30. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História 1907 – Os irmãos Lumière criam o primeiro processo industrial de produção de fotografias coloridas, o Autochrome Lumière. 1925 - Usam-se partículas de magnésio para a iluminação artificial. O resultado deste primitivo Flash é um raio de luz brilhante e uma fumaça ácida. Surge também a famosa Leica, máquina excelente e precursora de todas as câmaras de filme 35mm perfurado dos dois lados.
  31. 31. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História 1928 - Surge a famosa Rolleiflex TLR (reflex de objetivas gêmeas), projetada por Franke e Heidecke. 1930 - Aparecem os primeiros flashes fotográficos. Nesta época, as câmeras alcançavam a velocidade de 1/100 seg. 1935 - A Kodak lança o primeiro cromo colorido – Kodachrome para slides.
  32. 32. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - História 1936 - A Agfa lança o Agfacolor - um distinto sistema de cores para um cromo colorido. 1941 - A Kodak lança o primeiro negativo colorido - Kodacolor. 1939 a 1945 - A Segunda Guerra Mundial, muitos são os avanços na área da fotografia, desde o desenho de novas lentes até o intercâmbio de lentes. 1947 - Surge a câmera de fotos instantânea, A Polaroid, baseada em um processo desenvolvido pelo físico americano Edwin H. Land. 1949 - Surge o Polaroid em preto e branco. 1963 - Surgem o Polaroid em cores e a "Instamatic" de cartucho 126.
  33. 33. Curso Básico de Fotografia e Revelação em P&B - História 2000 - As máquinas digitais começam a ocupar espaço, em especial no fotojornalismo, onde a rapidez de circulação e edição de imagens justificam a pequena perda na qualidade de impressão. 2005 aos nossos dias - as máquinas digitais ganham força em todo o mundo, resoluções e pixels avançados fazem da foto digital o diferencial para fotoreportagens . As máquina digitais amadoras viraram "febre" entre os adolescentes e os apaixonados por fotografia.
  34. 34. Curso Básico de Fotografia eRevelação em P&B - HistóriaContudo, nada, absolutamente nada, substitui o olhar artístico e atento do fotógrafo.
  35. 35. O. G. REJLANDER: Duas Formas de Vida, 1857
  36. 36.  Sir Benjamin Stone fez mais de 22000 fotografias de costumes e pessoas do modo de vida inglês.
  37. 37. O olhar de um fotógrafo não tem fronteirasConstrua o seu próprio olhar!
  38. 38. ROGER FENTON: Acampamento de Cavalaria na Criméia, 1855
  39. 39. WILLIAM NOTMAN: TouroSentado e Búfalo Bill, 1866
  40. 40. Sebastião Salgado / Amazonas Imagens, Serra Pelada, Pará
  41. 41. Custódio Coimbra / Agência O Globo, 1997

×