Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Software Educativo Livre - Aula 03 - REA/Creative Commons

663 views

Published on

  • Be the first to like this

Software Educativo Livre - Aula 03 - REA/Creative Commons

  1. 1. Universidade Estadual do CearáUniversidade Estadual do Ceará Centro de EducaçãoCentro de Educação Curso de PedagogiaCurso de Pedagogia Disciplina:Disciplina: SoftwareSoftware Educativo LivreEducativo Livre RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOSRECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS Prof. Ms. Dennys Leite MaiaProf. Ms. Dennys Leite Maia Fortaleza – CEFortaleza – CE Setembro/2013Setembro/2013
  2. 2. MEMÓRIAMEMÓRIA O QUE TEVE NA AULA PASSADA? O QUE VOCÊ DESTACA?
  3. 3. ASSUNTO DA AULA DE HOJEASSUNTO DA AULA DE HOJE Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources) O que vocês conhecem a respeito? Que relação pode ter com o Software Educativo Livre? Como a Educação (em especial a Básica) pode ser favorecida, diretamente, com esses recursos?
  4. 4. ORIGEM DO TERMO/CONCEITOORIGEM DO TERMO/CONCEITO Movimento Software Livre FLOSS (→ Free Libre and Open Source Software) Disponibilidade de recursos na web MIT (Massachussets Institute Technology) cursos e conteúdos→ online OpenCourseWare Educação a Distância (EaD) Educação→ → Aberta e a Distância (EAD) REA (OER) - conteúdos abertos, desenvolvidos de forma colaborativa: Além de conteúdo diversos materiais didáticos: Objetos de Aprendizagem, Vídeos, Textos, Softwares etc..
  5. 5. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOSRECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS Materiais educacionais digitais disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade acadêmica em geral, que os utilizam para o ensino, aprendizagem e pesquisa (p. 2). REA compreendem: cursos, módulos de conteúdo, objetos de aprendizagem (imagens, vídeos, softwares educativos...) etc. Incluem-se, ainda, as ferramentas necessárias para o desenvolvimento, uso e reuso desses recursos Importância dos→ softwares livres para garantir esses direitos. Licenças de uso.
  6. 6. CATEGORIAS DE REACATEGORIAS DE REA Recursos de aprendizagem Os recursos educacionais em si: Portais educacionais, objetos de aprendizagem, softwares educativos livres, textos... Recursos para Apoiar Professores Ferramentas e materiais para a produção e alteração: Softwares de autoria (processadores de texto e slides, interfaces de programação...) Recursos para Garantia da Qualidade Como garantir essa qualidade?
  7. 7. CONTEÚDOS ABERTOSCONTEÚDOS ABERTOS Modelo de produção de software: Catedral X Bazar Catedral modelo hierárquico (proprietário)→ Bazar Sem hierarquias todos tem acesso (livre)→ → Princípios para o desenvolvimento de um REA Solução de problema pessoal foco na docência→ Partir de soluções já existentes recursos já existentes→ (adaptação) Solução pessoal do dia a dia aprendizagem discente,→ alternativas para apresentação de conteúdos.
  8. 8. TIPOS DE LICENÇASTIPOS DE LICENÇAS Open Content License & Open Publication License Desenvolvida por David Wiley Foca três liberdades: fazer cópias, redistribuir e modificar o conteúdo Apresentou problemas com a licença GNU Free Documentaion License Fruto do projeto GNU Richard Stallman→ Muito usada em manuais de softwares (técnico)
  9. 9. TIPOS DE LICENÇASTIPOS DE LICENÇAS Creative Commons Facilitar a produção de novos conteúdos a partir de obras já existentes; OpenCourseWare Materiais para Educação Aberta e a Distância (EAD) Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem de Código Aberto Ambientes para cursos em EAD Pra entender a licença Creative Commons (CC) - http://dl.dropboxusercontent.com/u/102874773/Get-Creative-no
  10. 10. CONSIDERAÇÕESCONSIDERAÇÕES Quais as vantagens da adoção/produção e incentivo a esses recursos para a Educação Brasileira? Vejamos uma experiência real de produção de REA dentro da Cultura Livre e licenciada em Creative Commons. Livro: Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas - http://www.livrorea.net.br/livro/home.html Prof. Nelson Pretto (UFBA) apresenta a proposta. - https://www.youtube.com/watch?v=_8rGXjt0RJw Que impactos a Cultura Livre pode causar na Educação (formal e informal)???
  11. 11. EXERCICITANDO A PROPOSTAEXERCICITANDO A PROPOSTA A partir de fontes livres, vamos produzir um pequeno material para utilizar com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Tomando como exemplo uma fábula de Esopo ou La Fontaine, (re)produzam a historinha, em slides, para ser utilizada com alunos. Ao final, procurem relacionar o conteúdo da fábula, com algum conteúdo escolar (Português, Matemática, História, Geografia...). Procurem as fontes/mídias (textos, imagens etc) em formatos livres: Google Images (selecionar fontes livres!) Open ClipArt Ao final, socializem a produção no serviço da Web 2.0 – SlideShare, em formato de Creative Commons sem fins comerciais (não esqueçam de selar!) e também no portfólio de um dos membros da dupla. Compartilhem o link com os colegas através da ferramenta Mensagem do Sócrates e procurem comentar as produções.
  12. 12. E-mail <dennysleite@gmail.com> Telefone: 85 8815.1535 Twitter: @dennysleite

×