Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

30

Share

Download to read offline

Aula sobre o iluminismo.

Download to read offline

Aula sobre o iluminismo.

  1. 1.  O QUE FOI O ILUMINISMO? AS ORIGENS E CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO? AS IDEIAS LIBERAIS? A ORIGEM DO ILUMINISMO? AS FAMÍLIAS ILUMINISTAS? A ENCICLOPÉDIA?
  2. 2.  O ILUMINISMO foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da RAZÃO (luz) contra o antigo regime (trevas) pregando maior liberdade econômica e política.  Grandes defensores da liberdade, os pensadores iluministas, acreditavam que as suas observações sobre o indivíduo, a sociedade e o Estado poderiam ser aplicadas de formas úteis e proveitosas pelos governantes.  Os ILUMINISTAS afirmavam que suas ideias deviam servir de guia para os países superarem o atraso, a superstição e a tirania, que, segundo eles, tinham herdado da Idade Média. QUE FOI O ILUMINISMO
  3. 3.   Segundo os ILUMINISTAS, os seres humanos, guiados pela razão, seriam capazes de iluminar o mundo, ou seja, de compreender e explicar racionalmente os acontecimentos políticos, econômicos, sociais. Por esse motivo, eles chamaram esse período de “SÉCULO DAS LUZES” em contraposição à Idade Média, camada de “IDADE DAS TREVAS”.
  4. 4.  ORIGENS E CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO A origem do Iluminismo, se é possível dizer que ele tem uma origem, é controversa entre os historiadores. Muitos consideram que na Inglaterra do século XVII já havia pensadores com ideias Iluministas. Porém foi na França do século XVIII que atingiu o auge. Mesmo discordando sobre sua origem os estudiosos, aceitam que foi no século XVII que se estabeleceram as bases teóricas do Iluminismo. Entre os vários intelectuais desse período que contribuíram para fundar os alicerces desse pensamento destacamos o matemático RENÉ DESCARTES, o físico ISAAC NEWTON e o filósofo BARUCH DE ESPINOSA.
  5. 5.  AS IDEIAS LIBERAIS DO ILUMINISMO Se disseminaram rapidamente pela população. Alguns Reis Absolutistas, com medo de perder o governo – ou até mesmo a cabeça – passaram a aceitar algumas ideias Iluministas Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias do progresso Iluminista
  6. 6.   ORIGEM DO ILUMINISMO  A origem do Iluminismo, que como já vimos se encontrava no século XVII,lançando as bases do racionalismo, como única fonte de conhecimento, acreditando numa verdade absoluta, que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré existentes. A teoria passou a ser resumida na frase: “ PENSO LOGO EXISTO.”  O Iluminismo foi um movimento que teve seu ponto de partida na dúvida e na insatisfação, que eram constantes na Europa. Na França onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se chocavam com o desenvolvimento do capitalismo emergente. A burguesia, liderando camponeses e operários, lançou-se contra a nobreza e o clero e assumiram a direção do movimento.
  7. 7.   A FAMÍLIA ILUMINISTA A estranha família de escritores das mais diversas nacionalidades, na propagação de um vasto e ambicioso programa comum: secularização total da sociedade! Secularismo, humanismo, cosmopolitismo e liberdade em todos os sentidos, eram as bandeiras deles. O direito á liberdade de palavra, de expressão, de imprensa, também se entendia para eles à liberdade de comércio, de empreendimento econômico, fora das intromissões da censura da Igreja e do Estado absolutista-mercantilistas.Estavam livres enfim para que cada um, encontrasse seu próprio caminho de realizações.
  8. 8.  A Enciclopédia Organizada pelo matemático Jean d’Alembert e pelo filósofo Denis Diderot, e constitui um resumo do pensamento iluminista e fisiocrata. As ideias contidas em suas páginas são: A valorização da razão(racionalismo) como substituto da fé; A valorização da atividade científica, apresentada como meio para se alcançar um mundo melhor; A crítica à Igreja católica, ao clero, pelo comprometimento com o Estado absoluto; O predomínio do deísmo, crença em Deus como força impulsionadora do universo; A concepção de governo como fruto de um contrato entre governantes e governados.
  9. 9.  A Enciclopédia Organizada pelo matemático Jean d’Alembert e pelo filósofo Denis Diderot, e constitui um resumo do pensamento iluminista e fisiocrata. As ideias contidas em suas páginas são: A valorização da razão(racionalismo) como substituto da fé; A valorização da atividade científica, apresentada como meio para se alcançar um mundo melhor; A crítica à Igreja católica, ao clero, pelo comprometimento com o Estado absoluto; O predomínio do deísmo, crença em Deus como força impulsionadora do universo; A concepção de governo como fruto de um contrato entre governantes e governados.
  • adisilva336

    Feb. 1, 2021
  • EldaPortela

    Feb. 20, 2020
  • vanezamachado50

    Sep. 4, 2018
  • MagaliPimenta

    Apr. 29, 2018
  • marcioiapua

    Mar. 26, 2018
  • deisepedro

    Nov. 22, 2017
  • kr_raquel

    Sep. 1, 2017
  • TalyssonSantos1

    Jun. 12, 2017
  • JosGleidson

    Jun. 11, 2017
  • ClaudineteOliveira1

    Apr. 10, 2017
  • FernandaSchoen

    Mar. 8, 2017
  • ValCoutoCouto

    Mar. 8, 2017
  • RaquelImproissi

    Mar. 7, 2017
  • amaliafrana1

    Nov. 29, 2016
  • Queliy66

    Oct. 20, 2016
  • TaynaraMendes3

    Sep. 19, 2016
  • m2aa

    Jul. 28, 2016
  • joaomarchetti

    Jun. 28, 2016
  • elizetesouza5030

    Jun. 1, 2016
  • marialucineidebarbosabarbosa

    Mar. 18, 2016

Views

Total views

43,962

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

19

Actions

Downloads

1,492

Shares

0

Comments

0

Likes

30

×