Fusos Horários

750 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
750
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fusos Horários

  1. 1. FUSOS HORÁRIOSAdaptado da Internet
  2. 2. Como surgiram os Fusos Horários? A Terra leva 24 horas para realizar uma volta completa,totalizando 360°, isso significa que sempre teremos 24 horasdistintas. Os fusos são concebidos da divisão da circunferênciaterrestres (360°) pela quantidade de horas de um dia oumovimento de rotação, que resultara em 15°, sendo essecorrespondente a 1 hora.360º/ 24= 15º360º/ 24= 15º
  3. 3. Qual o motivo da escolha de Greenwich? Poderíamos ter escolhido qualquer ponto para ser omeridiano 0º. Contudo o Reino Unido só aceitaria o esquema de fusos econsequentemente de horas internacionais, se o “fuso zero”fosse em seu território.Graças a importância do Reino Unido no período, talGraças a importância do Reino Unido no período, talexigência foi aceita, assim todos os territórios do planetaexigência foi aceita, assim todos os territórios do planetaestariam “adiantados ou atrasados” em relação a GMT.estariam “adiantados ou atrasados” em relação a GMT.
  4. 4. PARA QUE SERVEMOS FUSOSHORÁRIOS Padronização das horas conforme omovimento de rotação da Terra e a incidênciasolar; Facilita as comunicações nas diversas partesdo mundo; Facilita programação das viagens nacionais einternacionais; Possibilita a integração de empresastransnacionais e mercados de valores nomundo, entre outros.
  5. 5. Curiosidades Qualquer ponto localizado a Oeste de GMT estará atrasadoem relação ao meridiano zero. Qualquer ponto localizado a Leste de GMT, estaráadiantado em relação ao meridiano zero. Trata-se de um acordo pois a hora solar será semprediferente em qualquer ponto.Se 1 hora equivale a 15º, logo cada 1º equivale a 4Se 1 hora equivale a 15º, logo cada 1º equivale a 4minutos.minutos.
  6. 6. O horário de verão O objetivo é aproveitar melhor a luz natural, já que duranteo verão o Sol nasce mais cedo e morre mais tarde. A medida provoca uma importante redução no consumo deenergia (chegando a uma média de 5% nos horários depico).Em áreas muito próximas do Equador, a variação de LuzEm áreas muito próximas do Equador, a variação de Luzé mínima ao longo do ano,é mínima ao longo do ano, não compensadonão compensado a adoção doa adoção dohorário de verão.horário de verão.
  7. 7. Horário de verãoterá critério fixoInício será à 0hdo terceirodomingo deoutubro, emtodos os anosatéo terceirodomingo defevereiro
  8. 8. Mudança de fusos no Brasil Desde Junho de 2008, o país perdeu seu quarto fuso, queabrangia o estado do Acre e parte da Amazônia Ocidental. Oficialmente, mudar os fusos é uma questão teórica. Comoos limites são uma convenção, os fusos acabam sendomaleáveis.Oficialmente o objetivo da mudança dos fusos noOficialmente o objetivo da mudança dos fusos noterritório nacional é melhorar a integração do país.território nacional é melhorar a integração do país.
  9. 9. Antesde 2008
  10. 10. Após 2008

×