Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

População europeia

37,567 views

Published on

www.9icsa.blogspot.com

Published in: Education

População europeia

  1. 1. POPULAÇÃO EUROPEIA CRISTINA BARROS – 9ºANO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO - BH
  2. 2. Principais características Diversidade étnica e cultural da população europeia. O crescimento demográfico europeu. A estrutura etária As políticas de incentivo à natalidade.
  3. 3. Diversidade étnica e cultural◦ Uma característica importante da população europeia é sua heterogeneidade étnica e cultural . (processo Histórico – germânicos, latinos e eslavos)◦ U. E. 27 realidades diferentes◦ Conflitos étnicos.
  4. 4. Crescimento demográfico europeu A maior parte dos países já completou, há algum tempo, a chamada transição demográfica, que se define inicialmente pela sensível redução da taxa de mortalidade e, em seguida, pela diminuição da natalidade. as taxas de natalidade tem sido inferiores às de mortalidade em geral, isto é, não ocorre reposição da população, a imigração tem sido apontada como principal fator de crescimento populacional.
  5. 5. A estrutura etária
  6. 6. Políticas de incentivo à natalidade Enquanto a população de países subdesenvolvidos sofre com precárias condições de vida, na Europa é justamente o vigor da economia e a qualidade de vida as fontes de possíveis ameaças à estabilidade dos países. Os elevados índices de educação e a qualidade dos sistemas de saúde são apontados como causas da redução dos crescimento vegetativo. Preocupados com as consequências desse processo, vários países europeus tem promovido campanhas de incentivo à natalidade.
  7. 7. Trabalho e Migração As cidades europeias são em sua maioria de pequeno e médio portes e possuem uma boa infraestrutura e uma boa oferta de serviços públicos. As cidades intercalam com as áreas rurais, geralmente detentoras de um alto nível de desenvolvimento tecnológico aplicado à produção agrícola. Dessa forma, apesar de grande disparidade numérica entre a população rural e urbana, o mercado europeu não chega a enfrentar o problema de escassez de alimentos.
  8. 8. A imigração na Europa As motivações responsáveis pela imigração maciça de pessoas da África e da Ásia decorrem da precariedade das condições socioeconômicas encontradas em seus países de origem e, em alguns casos, tais problemas são acentuados pelas guerras que dificultam a sobrevivência de grande parte da sociedade. A imigração é, atualmente, um fenômeno demográfico de grande importância em várias partes do mundo. A Europa, que foi importante área de emigração durante o sec. XIX, é considerada atualmente como a principal receptora de imigrantes do mundo.
  9. 9. O IDH Apesar da consolidação da U.E. como bloco econômico mais relevante da atualidade , não se observa, até então, um grau de desenvolvimento socioeconômico igualitário entre os países membros, gerando o grande deslocamento de pessoas de regiões mais pobres para as mais ricas do continente.
  10. 10. O papel do Estado Durante décadas, vários países da Europa ocidental, como a Suécia, a Dinamarca, a Alemanha, a França e o Reino Unido, apresentaram políticas sociais que beneficiavam a população. O estado do bem estar social previa seguro- desemprego, educação, saúde e previdência social para todos. Os custos desses benefícios eram pagos com os impostos arrecadados. No entanto, a partir da década de 80, esse papel assistencialista do Estado começou a ser questionado, reduzindo seus gastos com a área social. Colocavam-se em prática medidas neoliberais que previam, entre outras, privatizações de serviços destinados à população, tais como saúde e educação.
  11. 11. Atividades: Paginas : 66 – 72 – 73 – 77 – 81 – 86 Leitura pag. 83 – 84 – 85 – 87 Pesquise xenofobia. (caderno)a) produzir um texto (manuscrito) explicando o que é e características.b) Exemplifiquec) Ilustre com imagensd) Indique a referência bibliográfica

×