Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como Criar Uma Apresentação de Slides no BrOffice

72,567 views

Published on

Published in: Education

Como Criar Uma Apresentação de Slides no BrOffice

  1. 1. Centro de Ensino Fundamental 01 de Brasília Laboratório de Informática Professora: Deborah Série/Turma: Alunos: Data: Como Criar Uma Apresentação de Slides no BrOffice O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos, gráficos, imagens, sons e animações, que podem ser combinados com efeitos especiais de exibição na tela do computador ou em forma de slides ou transparências. • Apresentação - Conjunto de slides, folhetos, anotações do apresentador e estruturas de tópicos, agrupados em um arquivo. • Slide - É a página individual da apresentação. Pode conter títulos, textos, elementos gráficos, desenhos (clipart) e etc. Cuidados a serem tomados É importante notar que quando se faz uma apresentação, o conteúdo deve ser o foco central de atenção. Assim, as ferramentas que podem ser usadas, (exemplo: animações, aplicação de sons), devem enfatizar os tópicos, mas não devem desviar a atenção para os efeitos especiais. A inserção de uma música ou som ocasional concentra a atenção na apresentação de slides. No entanto, o uso frequente de efeitos sonoros pode desviar a atenção. O ritmo da apresentação não pode ser muito rápido, pois torna-se cansativo, nem muito lento pois deixa todos sonolentos. Portanto, deve-se fazer testes antes de fazer uma apresentação e escolher um bom ritmo. Não deve existir nada em grande quantidade: nem texto, nem figuras. Cuidado com o tamanho da fonte: as pessoas no fundo da sala devem ser capazes de ler todos os slides. Aparência do Impress
  2. 2. Para iniciar uma apresentação Uma apresentação é constituída de um ou mais "slides" - Executar (Abrir) o Impress (Por exemplo, clicando-se no novo ícone, o QuickStarter , que é a ferramenta para inicío rápido. Será aberto o Assistente de Apresentação, que permite escolher entre: • A - Apresentação vazia • B - A partir de modelo • C - Abrir uma apresentação existente Vamos aprender a criar uma apresentação a partir da apresentação vazia: A - Apresentação vazia Fase 1: Uma apresentação vazia não tem nada escolhido previamente (Ex. Não tem fundo). Em "Tipo", clicar em "Apresentação vazia" e o retângulo em branco será apresentado. O campo "Visualizar" sob o retângulo deve estar selecionado. O botão "Próximo", na parte inferior da janela permite escolher algumas configurações, antes de criar uma apresentação com a opção "em branco". O botão "Criar" não permite fazer tais escolhas. Clicar em "Próximo". Fase 2. Aqui se escolhe um estilo de página para a apresentação. Para visualizar o estilo escolhido marcar a opção Visualizar.
  3. 3. O campo "Planos de fundo para apresentações" permite escolher fundos. Selecionar uma das opções. O campo "Selecione uma mídia de saída" permite escolher como será visualizada a apresentação. Selecionar a opção “Tela” e clicar em "Próximo". Fase 3: Na etapa 3 é possível escolher o modo de transição dos slides e o tipo de apresentação. Efeitos de transição No campo "Selecione transição de slide", inicialmente com a seleção "Sem Efeito" pode-se escolher um dos efeitos de transição, ou seja, efeitos que ocorrem entre a exibição de um slide e do seguinte. Efeitos: Abrir o menu, clicando na seta e clicar no efeito desejado para inseri-lo. Há muitos efeitos disponíveis. Se a opção Visualizar (embaixo, à direita) estiver marcada já se poderá ver como é cada um dos tipos, no lado direito da tela, clicando-se em qualquer um deles do lado esquerdo. Velocidade: Permite escolher entre 3 velocidades de transição entre os slides: Lento, Médio e Rápido. No campo "Selecione o tipo de apresentação" pode-se determinar se a apresentação será Padrão, ou seja, manual, controlada pelo usuário, ou se será automática, avançando sem ser necessário clicar. Selecionar a opção “Padrão”. Se for marcada a opção "Padrão" o tempo de apresentação é de 10 segundos, já definido pelo Impress. Selecionando a opção "Automático", o tempo de apresentação pode ser especificado, pois os campos ficarão habilitados. Então, será possível especificar nos campos: • Duração da página: o intervalo de tempo que deverá passar até que a próxima página seja mostrada • Duração da pausa: o intervalo de tempo que deverá passar quando a apresentação terminar para que seja reiniciada. Finalmente, clicar em "Criar". Imediatamente surge a janela de edição que permite escolher entre vários "layouts" (na tela, à direita). Escolha um "layout" de acordo com a sua apresentação.
  4. 4. Inserção de um novo slide Para colocar outros slides na mesma apresentação é necessário adicioná-los, à medida que haja necessidade. Para inserir um novo slide, clicar no menu "Inserir" – "Slide". Duplicação de um slide Quando se deseja repetir as mesmas configurações já escolhidas em um slide, ao invés de inserir outro e repetir tudo o que já foi feito pode-se duplicá-lo e modificar o que for necessário. Como duplicar um slide: clicar no menu "Inserir" - "Duplicar Slide" Inserção da cor de fundo Pode-se inserir um fundo (ou segundo plano) no slide de várias maneiras. Uma delas é: Clicar em Formatar – Página. Abre-se a janela "Configurar página" com 2 abas: Página e Plano de fundo. Aba Página Nela pode-se escolher formato, largura e altura do papel, tela ou slide. Mantenha como está. E, também: Aba Plano de Fundo Em "Preenchimento", escolher entre "Nenhum", "Cor", "Gradiente", "Preenchimento" e "Bitmap". Escolha o que mais agradar.
  5. 5. Evidentemente a aplicação de um mesmo fundo a todos os slides de uma paresentação dá maior uniformidade à ela. (Na figura anterior foi escolhida a opção bitmap). Textos: inserção e formatação Barra de ferramenta Desenho Essa barra dá acesso a uma série de comandos de uso frequente: o atalho que permite Escrever e vários outros que possibilitam a inserção de muitos tipos de figura estão presentes nela. Inserção de texto Basta clicar sobre ás áreas escritas e começar a escrever o que se deseja. Notar os quadradinhos verdes, delimitando a área. Eles podem ser arrastados pra onde for conveniente. Escrever o que desejar dentro dela. Após terminar clicar fora do slide. Salvar e visualizar a apresentação Após terminar a animação de textos e de imagens, salvar o arquivo Para visualizar a apresentação, clicar em "Apresentação de slides" - "Apresentação de slides" ou em <F5> Se algum efeito aparecer muito rápido ou muito lento ou um texto contiver erros ou aparecer em ordem incorreta abra o slide e conserte. Use a tecla “Esc” Formatação da fonte Para formatar a fonte do texto, selecione o texto, clicar em menu Formatar – Caractere. Aba Fonte Clicando-se sobre a aba "Fonte" pode-se escolher a fonte, estilo, tamanho, cor e língua. Escolher o que desejar (dando duplo clique) e observar o resultado no "Campo de visualização", na parte inferior da janela. Efeitos de Fonte Clicando-se sobre a aba "Efeitos de fonte" pode-se selecionar efeitos sobre a fonte. Eles incluem : Sublinhado: em formas diferentes e colorido ou não, Tachado: também em em formas diversas Cor da Fonte: Permite alterar a cor da fonte. Campo Relevo: há duas maneiras - "Alto relevo" e "Baixo relevo" às quais podem ou não ser adicionados efeitos extras de "Estrutura de tópicos" e "Sombra". Experimente! Fontwork Dar um clique simples no botão "Fontwork" da barra inferior, de desenho.
  6. 6. Escolher o tipo desejado e clicar no slide onde deseja que o texto apareça. Dar um duplo clique e ver aparecer a palavra "Fontwork " em preto. Sobre ela digitar o que se queira e deletar o que sobra. Clicar onde não houver nada na tela. Se desejar ajustar o tamanho ou posição clicar sobre a palavra e usar os quadradinhos de seleção. Como inserir imagens, a partir de arquivos: Clicar no menu "Inserir" - "Figura" - "Do arquivo" e escolher um arquivo de figura já existente no computador e clicar em "Abrir". É importante notar que quando uma figura é inserida notar que os quadradinhos de seleção auxiliam a alterar o tamanho horizontal ou verticalmente, sendo que os quadradinhos dos cantos alteram-na nas duas dimensões. Como inserir vídeos e som: Clicar no menu "Inserir" – "Filme e Som" e escolher um arquivo de vídeo ou som já existente no computador e clicar em "Abrir". É importante notar que quando um vídeo ou som é inserido notar que os quadradinhos de seleção auxiliam a alterar o tamanho horizontal ou verticalmente, sendo que os quadradinhos dos cantos alteram-na nas duas dimensões. Configurar a apresentação Para configurar os últimos detalhes da apresentação, clicar no menu "Apresentação de slides" - "Configurações da apresentação de slides" Em "Intervalo" pode-se escolher: • Todos os slides: As configurações escolhidas serão aplicadas em todos os slides da apresentação. • De: As configurações só serão válidas para alguns slides. No campo à direita selecionar a partir de qual slide as configurações devem ser aplicadas. Em "Tipo" pode-se optar por: • Padrão: Os slides serão exibidos em tela cheia. • Janela: Os slides serão exibidos dentro da janela do Impress. • Automático: Determina apresentação em "loop". Ou seja, após o término da apresentação a mesma é reiniciada. Pode-se especificar o tempo que deve passar para reiniciar no campo abaixo.
  7. 7. Em "Opções" pode-se selecionar ou não: • Alterar slides manualmente: Marcando essa opção os slides serão passados manualmente. • Ponteiro do mouse visível: Determina se o ponteiro aparece ou não • Ponteiro do mouse como caneta: Determina que o ponteiro surge na forma de uma caneta • Navegador visível • Animações permitidas • Alterar slides clicando no plano de fundo • Apresentação sempre por cima: Para a apresentação ser executada sobre outras janelas abertas. Transição de slides Se você quiser mudar o efeito de transição de slides que você escolheu no começo, clicar menu "Apresentação de slides" - "Transição de slides" Será exibida a aba "Transição de slides" do lado direito da tela de edição. Escolher o efeito desejado. Em "Avançar slide" escolher se o avanço da apresentação deve depender do clique do mouse ou se será automático. Nesse último caso o tempo deverá ser especificado. Optar por “Ao clique do mouse”. O efeito final poderá ser visto apenas nesse slide ao se clicar em "Reproduzir" ou no conjunto de slides ao se clicar em "Exibição de slides". Clicar em “Aplicar a todos os slides”. Clicar em "OK". Escolher todas as opções que quiser e clicar no botão X para fechar a janela "Transição de slides". Para visualizar a apresentação, clicar no botão "Apresentação de slides" ou em <F5> Use a tecla “Esc” Se algum efeito aparecer muito rápido ou muito lento ou um texto contiver erros ou aparecer em ordem incorreta abra o slide e conserte. Parabéns!!! Sua apresentação está pronta! Fonte: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-ind.htm

×