Advertisement
Advertisement

More Related Content

Advertisement

Recently uploaded(20)

Combustiveis

  1. Alexandre Oliveira Daiane Alegre PIBID - Química UEMS
  2.  
  3. Esquema de jazida petrolífera
  4.  
  5. COMBUSTÍVEL ENERGIA (kcal/kg) Gás natural 4.300 GLP 12.000 Gasolina 11.200 Hidrogênio 29.000 Lenha 2.500 Óleo diesel 10.700 Carvão mineral 6.800 Álcool etílico 6.500
  6. Biomassa Exemplos Plantas aquáticas e Terrestres Cana-de-açúcar, algodão, amendoim, dendê, girassol, soja, milho. Óleos vegetais Buriti, Babaçu, Mamona, Dendê etc. Resíduos urbanos Aterro sanitário, Lodo (esgoto). Resíduos industriais De madeira, de alimentos, de bebidas, de papel de celulose, de beneficiamento de grãos. Resíduos florestais Bagaço de cana, esterco.
  7. Local Matéria prima Conversões Brasil Cana-de-açúcar Sacarose glicose e frutose etanol America Latina África (parte) Índia Ásia (sudeste) EUA Milho Amido glicose etanol China Europa Beterraba Uva (em alguns casos) Sacarose glicose e frutose etanol
  8.  

Editor's Notes

  1. O petróleo é um combustível fóssil , originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. A idade de uma jazida pode variar de 10 a 400 milhões de anos. Sedimentos = pó de calcário, areia, etc. Mais tarde, esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares (calcário e arenito). O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
  2. A destilaçao é um processo de separação que envolve a diferença de ponto de ebulição. Quanto maior a cadeia carbonica, ou seja, quanto mais atomos de carbono ela apresentar maior sera a temperatura que ela ira evaporar. Portanto, é possivel separar os derivados do petroleo atraves da destilação fracionada em que cada um tem seu ponto de ebulição especifico.
  3. A combustão é um processo exotérmico (liberaçao de calor) onde uma substância combustível reage com uma substância comburente. Combustivel é qualquer substancia que pode ser queimada enquanto o comburente normalmente é o oxigenio que é encontrado no ar. A quantidade de oxigenio determina se a combustao foi completa, que há um excesso de oxigenio, liberando gas carbonico e agua e a combustao incompleta, em que o oxigenio não é suficiente, liberando monoxido de carbono, fuligem e agua.
  4. Portanto, é um carvão fóssil originado de vegetais submetidos a uma carbonização com perda de oxigênio e hidrogênio. A queima do carvão libera cinzas e óxidos de enxofre e de nitrogênio, o que contribui para a formação da chuva ácida, além da liberação de dióxido de carbono, o que contribui para o efeito estufa. PERGUNTA: o QUE TEM ALÉM DE CARBONO, NO CARVÃO MINERAL?
  5. O gás natural é considerado um combustível fóssil. O gás natural é muito utilizado como combustível industrial e doméstico (gas de cozinha). O gás natural é de extrema importância ambiental, pois é um combustível mais limpo, ou seja, sua combustão emite uma quantidade pequena de poluentes e fuligem quando comparado com combustíveis como carvão, diesel etc.
  6. Biomassa é matéria orgânica que pode ser usada como fonte de energia limpa, ou seja, não poluente. O que diminuem os impactos ambientais. Biomassa é queimada onde libera energia
  7. Exemplos de biocombustiveis são o etanol, originado principalmente de cana de açúcar aqui no Brasil e o biodisel.
  8. Erradicaçao = desaparecer
  9. Pergunta: quais as razões para aditivar a gasolina com álcool anidro?
Advertisement