Webfólio da Oficina com os alunos

229 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Webfólio da Oficina com os alunos

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Criando e aprendendo Matemática 1 – Identificação Nome da escola: Escola Municipal Nerone Maiolino CSPTEC: Debora Aparecida Fernandes de Oliveira Lacerda Turma: 7º ano C Turno: Vespertino Nº de alunos envolvidos: 30
  2. 2. 2-Introdução Os alunos possuem dificuldade para compreender determinados conteúdos quando aplicados somente em sala de aula de maneira tradicional usando giz e quadro negro. Sabendo da dificuldade dos alunos e da importância do uso das ferramentas de tecnologia, que estimulam a aprendizagem e ainda que o nível de interatividade que a web 2.0 oferece é muito grande e motiva os alunos, foram realizadas aulas com o Thinkfree online, que permitiram criar documentos, planilhas e apresentações online e ainda compartilhar os mesmos, com a professora e com os colegas de sala.
  3. 3. 3-Desenvolvimento Os alunos receberam instrução sobre como utilizar o Thinkfree. Fizeram o registro no site. Depois foi proposto aos alunos que criassem uma apresentação sobre os sólidos geométricos de maneira que seguissem os objetivos previstos abaixo: •Desenvolver no aluno a capacidade de criar e a criatividade; •Abstrair figuras geométricas a partir de objetos reais; •Reconhecer prismas, pirâmides, cilindros, cones e esfera nos objetos que envolvem o universo do aluno; •Identificar arestas, vértices e faces de figuras espaciais; •Identificar, descrever e observar regularidades de sólidos geométricos. Foi observada a criatividade de cada aluno. Em seguida eles compartilharam as apresentações uns com os outros e com a professora.
  4. 4. 4-Registros Digitais
  5. 5. Registro dos alunos realizando a atividade na sala de informática.
  6. 6. Atividades sendo desenvolvidas pelos alunos na sala de informática.
  7. 7. Registros do compartilhamento das atividades realizadas no próprio Thinkfree e e-mail da professora.
  8. 8. Algumas imagens colhidas pelos alunos em suas apresentações.
  9. 9. 5- Análise Didática São muitas as possibilidades do uso do Thinkfree na educação sendo que a mais importante é a de criar atividades que dinamizem e tornem a prática pedagógica mais atrativa. O Thinkfree leva os alunos a desafiar, pensar, criar e descobrir novas possibilidades de uso. Através de ferramentas da WEB 2.0, mais especificamente ferramentas de partilha de documentos e de suporte em trabalhos à distância, se pode aumentar a motivação e o desempenho dos alunos através do seu envolvimento em tarefas de partilha de documentos online e assim facilitar o trabalho colaborativo e cooperativo.
  10. 10. 6- Referências http://member.thinkfree.com/member/goLandingPage.action

×