Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Distrito Federal

2,176 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Distrito Federal

  1. 1. DISTRITO FEDERAL
  2. 2. Distrito Federal Localização: situa-se na região centro-oeste do Brasil Área: 5.814 km2 População: 2.051.146 hab. Densidade demográfica: 354,3 hab./km² Altitude: 1.172m
  3. 3. Escolha geográfica do DF A partir de 1839, passou-se a imaginar a construção de uma cidade no Planalto Central entre os rios São Francisco, Maranhão ou Tocantins. A Constituição de 1891 estabeleceu a mudança da Capital, fato este ratificado pela Constituição de 1934.
  4. 4. Escolha geográfica do DF Na Assembleia Nacional Constituinte, em 1946, as opiniões se dividiram quanto ao local da nova capital. Por fim, a Constituição de 18 de setembro de 1946 determinou que a capital fosse transferida para o Planalto Central.
  5. 5. Escolha geográfica do DF Em 5 de agosto de 1955, o Presidente Café Filho aprovou o sítio e a área da nova metrópole, entre os rios Preto e Descoberto e os paralelos de 15º30’ e 16º03’S, abrangendo terras de três municípios: Planaltina, Formosa e Luziânia
  6. 6. A Construção de Brasília Em 15 de março de 1956, já empossado, Kubitschek assinou a Mensagem de Anápolis, lançando as bases da Companhia Urbanizadora da Nova Capital, Novacap.
  7. 7.  Israel Pinheiro – primeiro presidente da Novacap
  8. 8.  Um grande um concurso nacional premiou a proposta do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.
  9. 9. Primeiros traços doprojeto de LúcioCosta
  10. 10.  O arquiteto Oscar Niemeyer responsável pelos projetos de todos os edifícios públicos da capital.
  11. 11.  Niemeyer, Israel Pinheiro, Lucio Costa e JK
  12. 12. "Marco Zero" no ano de 1957. Em primeiroplano , o local da Plataforma Rodoviária. Emsegundo plano, o local onde surgirão osMinistérios e o Congresso.
  13. 13. Vista aérea da Esplanada dos Ministérios. Aofundo, a Plataforma Rodoviária e o edifíciodo Hospital de Base.
  14. 14. Congresso Nacional
  15. 15. A Catedral, os Ministérios e o Congresso.
  16. 16. Regiões Administrativas O plano de construção de Brasília previa, originalmente, a instalação de núcleos periféricos ao Plano-Piloto, cuja implementação sistemática iria atender, gradativamente, às necessidades de fixação da população.
  17. 17. Regiões Administrativas Visando à descentralização e à coordenação dos serviços locais, cada Região Administrativa é chefiada por um administrador (de livre escolha do Governador).
  18. 18. A Avenida Central do Núcleo BandeiranteObs: na época, o Núcleo Bandeirante erachamado de "Cidade Livre".
  19. 19. Os maiores problemas doDistrito Federal Violência cresce e preocupa GDF Problemas de água no DF Concentração de emprego, transporte deficiente e crescimento desordenado.
  20. 20. Os maiores problemas doDistrito Federal Questão ambiental Ocupação irregular – São Sebastião (DF) é exemplo dos problemas enfrentados pelas cidades no Brasil. Problemas da UNB e técnico da Embrapa concordam que combater o desmatamento e a ocupação irregular são os maiores desafios
  21. 21. Invasão daEstrutural. Aofundo, à esquerda,edifícios de ÁguasClaras. DistritoFederal
  22. 22. "Deste planalto central, desta solidão que em breve setransformará em cérebro das altas decisões nacionais, lançoos olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país eantevejo esta alvorada com fé inquebrantável e umaconfiança sem limites no seu grande destino". (JuscelinoKubitschek)
  23. 23. FIM

×