Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Aula impressionismo
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

0

Share

Download to read offline

Shodo o caminho da escrita

Download to read offline

História e características do Shodo

  • Be the first to like this

Shodo o caminho da escrita

  1. 1. O CAMINHO DA ESCRITA
  2. 2. O Shodo (Shodou/書道) é o nome dado à caligrafia oriental transformada em arte. Traduzindo literalmente, “Sho” significa caligrafia ou escrita e “Do”caminho, ou seja, "caminho da escrita" ou "caminho da caligrafia". Surgiu na China há mais de 3 mil anos atrás, mais especificamente 1.300 a.C durante a dinastia Yin. Foi introduzido no Japão pelo budismo no final da dinastia Yuan, porém passou a ser mais difundida a partir do século VI d.c. No Japão, essa arte continua bem viva, mesmo nos dias atuais. Milhares de pessoas se dedicam a essa arte, que é introduzido como parte do currículo escolar, nas escolas japonesas.
  3. 3. O material essencial para se fazer um Shodo é uma tinta à base de carvão, pincel e um papel branco feito de arroz (washi). Os iniciantes começam reproduzindo os caracteres e ideogramas, mas, com o tempo, criam um estilo próprio e único.
  4. 4. Para fazer um Shodo, não basta apenas esfregar o pincel no papel. Os calígrafos consideram o tamanho e equilíbrio dos traços, a escuridão ou luminosidade da tinta, a facilidade com que a tinta vai correr, a maneira de como as linhas serão quebradas e tudo isso, sem a chance de quaisquer correções posteriores.
  5. 5. A caligrafia japonesa é uma arte simples, mas profunda, basicamente em duas cores: preto e branco. O exemplo abaixo significa judô.

História e características do Shodo

Views

Total views

341

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

115

Actions

Downloads

1

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×