Successfully reported this slideshow.

Oracle Day - Produtos de banco de dados

3

Share

Upcoming SlideShare
People soft on rac sig.en.pt
People soft on rac sig.en.pt
Loading in …3
×
1 of 22
1 of 22

More Related Content

Related Books

Free with a 14 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 14 day trial from Scribd

See all

Oracle Day - Produtos de banco de dados

  1. 1. <Insert Picture Here> Apresentação dos produtos de banco de dados Rodrigo Almeida Oracle ACE e Arquiteto de tecnologia Oracle
  2. 2. <Insert Picture Here> Agenda • O banco de dados Oracle • Visão Geral • Banco de dados Oracle • Exemplo de Arquitetura • Versões do banco de dados • Resumo • Recursos do Oracle Database Enterprise • Enterprise Edition Options • Oracle Real Application Cluster (RAC) • Oracle Active Data Guard • Oracle Partitioning • Oracle Database Vault • Oracle Advanced Security • Database Enterprise Management • Diagnostic Pack • Tuning Pack • Database Lifecycle Management
  3. 3. <Insert Picture Here> O Banco de dados Oracle
  4. 4. Visão Geral O Software de banco de dados Oracle é um RDBMS (Relational Database Management System) que está em conformidade com o modelo relacional criado por EF Codd em 1970, onde possui os principais objetivos sobre o controle e proteção dos dados: •Estruturas Objetos bem definidos para armazenar ou acessar os dados de um banco de dados. •Operações Ações claramente definidos permitem que aplicativos para manipular os dados e estruturas de um banco de dados. •Regras de integridade Regras de integridade para governar operações sobre os dados e estruturas de um banco de dados. Um Banco de Dados Relacional é um conceito abstrato que define maneiras de armazenar, manipular e recuperar dados estruturados unicamente na forma de tabelas, construindo um banco de dados.
  5. 5. Banco de dados Oracle Banco de dados Oracle é um software desenvolvido para fornecer os diversos recursos para organizar, proteger, manipular e recuperar os dados e informações das aplicações, como: •Tabelas; •Índices; •Acesso aos dados através das linguagens SQL, PL/SQL, JAVA e C; •Gerenciamento de transações; •Controle de concorrência de dados; •Controle de consistência de dados; •Controle sobre a versão do dado e etc. A arquitetura do banco de dados Oracle é composta pelo conceito de banco de dados e instância. •Banco de dados Um banco de dados é um conjunto de arquivos, localizados no disco, que armazenam dados. Esses arquivos podem existir independentemente de uma instância de banco de dados. •Instância de banco Um exemplo é um conjunto de estruturas de memória que gerenciam os arquivos de banco de dados. O exemplo consiste em uma área de memória compartilhada, chamada de área de sistema global (SGA), e um conjunto de processos de fundo. Uma instância pode existir independentemente de arquivos de banco de dados.
  6. 6. Exemplo de Arquitetura
  7. 7. Versões do banco de dados Oracle Database 11g está disponível em uma variedade de edições sob medida para atender o negócio e as necessidades de TI de todas as organizações. A Oracle também oferece várias opções para o Oracle Database Enterprise Edition 11g para negócio e os requisitos de TI. • Oracle Database 11g Standard Edition One para aplicações de uso de recursos limitados, potência, preço e / desempenho para grupo de trabalho limitado, departamentais ou web em servidores individuais com um máximo de 2 soquetes. • Oracle Database 11g Standard Edition é disponível para servidores de até quatro soquetes no total. Ele inclui Oracle Real Application Clusters como um recurso padrão, sem nenhum custo adicional e todos os recursos do Oracle Standard Edition One. • Oracle Database 11g Enterprise Edition é disponível para robustos servidores e ambientes de alta disponibilidade e criticidade sem limitação de soquete. Ele fornece além dos recursos tradicionais do banco de dados Oracle, recursos específicos em segurança, disponibilidade, desenvolvimento, compreensão de dados e appliances.
  8. 8. Resumo Todas as edições do Oracle Database 11g são construídas usando o mesmo motor confiável da arquitetura de um banco de dados e são totalmente compatíveis entre todas as suas versões. Eles estão disponíveis em uma variedade de sistemas operacionais e incluem um conjunto comum de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos e interfaces de programação. Usando o Oracle Database 11g, você pode começar a versão Standard Edition One, e conforme o negócio cresce, você pode facilmente migrar para o Standard Edition ou Enterprise Edition, dependendo o que melhor atenda às suas necessidades. Um dos benefícios da Oracle é que é tão fácil de atualizar - basta instalar o software com a edição do banco de dados desejado e durante a instalaão não se faz alterações em seu banco de dados ou aplicações, deste modo, conseguimos oferecer o melhor desempenho, escalabilidade, confiabilidade e segurança em um ambiente de banco de dados de fácil gestão.
  9. 9. <Insert Picture Here> Recursos do Oracle Database Enterprise Edition
  10. 10. Enterprise Edition Options Cada edição do Oracle Database 11g tem características em conjunto comum e funcionalidade para atender as diferentes exigências de aplicações de negócios de hoje. Além disso, a Oracle oferece uma gama de opções para a versão Enterprise Edition para as mais exigentes aplicações de negócios em grande escala de missão-crítica, grandes lotes de processamento e transações, data warehousing, segurança e outras.
  11. 11. Oracle Real Application Cluster Oracle Real Application Clusters (RAC) aproveita o poder de processamento de vários servidores interligados em um grupo, chamado de cluster. Permite o acesso a um único banco de dados distribuído em vários servidores, isolando os aplicativos e usuários do banco de dados em casos de falhas do servidor, proporcionando o desempenho e disponibilidade dos serviços de banco de dados em tempo real. Oracle Database 11g também inclui Automated Storage Management (ASM) e Oracle Clusterware. Combinando o uso de ASM e do Oracle Clusterware fornece servidores de armazenamento, banco de dados, servidores de aplicação e todos os outros aspectos relacionados com a implementação e gestão de um ambiente de TI para alta disponibilidade das aplicações. Não é um recurso exclusivo do Oracle Database Enterprise Edition, ele também está presente na edição do Oracle Database Standard Edition com a limitação por soquete.
  12. 12. Oracle Active Data Guard Oracle Active Data Guard é uma opção para o Oracle Database 11g Enterprise Edition que aumenta a Qualidade de Serviço, proteção do banco de dados e melhora a utilização de hardware redundante, transferindo recursos intensivos atividades a partir de um banco de dados de produção para um ou mais bancos de dados replicado. Oracle Active Data Guard permite acesso somente leitura a um banco de dados físico de espera para consultas, triagem, elaboração de relatórios, acesso baseado na Web, etc, enquanto recebe todas as atualizações de dados do banco de dados de produção. Além disso, a Oracle Active Data Guard pode permitir que um banco de dados replicado possa ser aberto e utilizado para fins de teste e então rapidamente revertido para um estado viável de recuperação em desastres. Nenhuma alteração no banco de dados de produção é perdida durante o teste. Oracle Active Data Guard fornece benefícios adicionais de alta disponibilidade e proteção contra desastres contra paralisações planejadas ou não planejadas no local de produção. O Oracle Active Data Guard em conjunto com Oracle Real Application Cluster oferece uma arquiteta de MAA (Maximum Availability Architecture), Arquitetura de disponibilidade Máxima.
  13. 13. Oracle Active Data Guard Oracle Active Data Guard é uma opção para o Oracle Database 11g Enterprise Edition que aumenta a Qualidade de Serviço, proteção do banco de dados e melhora a utilização de hardware redundante, transferindo recursos intensivos atividades a partir de um banco de dados de produção para um ou mais bancos de dados replicado. Oracle Active Data Guard permite acesso somente leitura a um banco de dados físico de espera para consultas, triagem, elaboração de relatórios, acesso baseado na Web, etc, enquanto recebe todas as atualizações de dados do banco de dados de produção. Além disso, a Oracle Active Data Guard pode permitir que um banco de dados replicado possa ser aberto e utilizado para fins de teste e então rapidamente revertido para um estado viável de recuperação em desastres. Nenhuma alteração no banco de dados de produção é perdida durante o teste. Oracle Active Data Guard fornece benefícios adicionais de alta disponibilidade e proteção contra desastres contra paralisações planejadas ou não planejadas no local de produção. O Oracle Active Data Guard em conjunto com Oracle Real Application Cluster oferece uma arquiteta de MAA (Maximum Availability Architecture), Arquitetura de disponibilidade Máxima.
  14. 14. Oracle Partitioning Oracle Partitioning melhora o ambiente de gerenciamento de dados para OLTP, data marts, e aplicações de data warehouse adicionando gerenciamento significativa, disponibilidade e capacidade de desempenho de grandes tabelas de banco de dados subjacentes e índices. Oracle Partitioning permite tabelas grandes sejam quebrados em pedaços menores gerenciados individualmente, mantendo uma visão ao nível da aplicação única dos dados. Uma variedade abrangente de métodos de particionamento são suportados, incluindo, a capacidade de permitir que tabelas muito grandes (e seus índices associados), ser dividida em unidades menores, mais facilmente gerenciáveis, fornecendo um abordagem de​​ gerenciamento de banco de dados de grandes volumes. Particionamento melhora o desempenho, como o otimizador irá podar consultas para usar apenas as partições relevantes de uma tabela ou índice em uma pesquisa. Oracle Partitioning também pode gerenciar o ciclo de vida de informações, eliminando a necessidade de compras continuas de armazenamento de forma confinante em uma solução escalável de armazenamento.
  15. 15. Oracle Database Vault Oracle Database Vault controla o acesso de quem, quando, onde os dados e aplicativos podem ser acessados, protegendo sua empresa contra a ameaça de segurança mais​​ comum: maliciosos usuários internos. Separação de funções, mesmo entre os administradores, o Oracle Database Vault adicionalmente serve como um poderoso controle preventivo para ajudar a atender ou exceder cumprimento rigoroso de hoje e requisitos de privacidade. Ele consegue isso por controlar o acesso à dados de aplicativos e banco de dados, até mesmo por super-usuários e outros usuários altamente privilegiados. Ele também reforça a autorização aos dados através de regras de negócios flexíveis e faixas de quem está acessando o que e quando via out-of-the-box para segurança dos relatórios. Novas exigências de controle interno encontrados em regulamentações podem ser difíceis e caros de implementar em um ambiente com múltiplas aplicações. Oracle Database Vault, permite controles de acesso sejam aplicados com transparência por baixo aplicações existentes. Os usuários podem ser impedidos de aceder a dados específicos do aplicativo, ou de acessar o banco de dados fora do horário normal de trabalho.
  16. 16. Oracle Advanced Security Oracle Advanced Security fornece criptografia de dados transparente armazenados no banco de dados e criptografia de rede para dados que trafegam pela rede. Além disso, oferece um conjunto completo de serviços de autenticação forte para o banco de dados Oracle. A criptografia de rede é implementada utilizando os padrões da indústria de criptografia e algoritmos de integridade de dados. Serviços de autenticação forte suporta um conjunto abrangente de padrões da indústria com opções de autenticação de terceiros. As opções de autenticação incluem Single Sign- On em serviços para o banco de dados Oracle que deseja trabalhar com frameworks de autenticação existente e oferece escolhas de autenticação em dois fatores, tais como smart cards e cartões de token.
  17. 17. <Insert Picture Here> Database Management Pack
  18. 18. Visão Geral Oracle oferece uma solução de gestão integrada para o gerenciamento de banco de dados Oracle com uma única abordagem de gestão Top-Down utilizando o Oracle Enterprise Manager Cloud Control 12c. Com os novos recursos de auto-gestão do banco de dados, o DBA pode eliminar e analisar o desempenho das demoradas instruções SQL, analise de erros de hardware e software, tarefas administrativas simplificadas e relatórios em tempo real para que os administradores de banco de dados possa se concentrar em objetivos estratégicos de negócios em vez de atividades rotineiras do seu ambiente.
  19. 19. Diagnostic Pack A Oracle Diagnostic Pack fornece funcionalidade de monitoramento automático de desempenho, diagnóstico e avançado analise de logs do sistema. O pacote de diagnóstico inclui as seguintes características: •Automatic Workload Repository; •Automatic Database Diagnostic Monitor (DAMS); •Monitoramento de Performance (banco de dados e host) através de notificações; •Evento: métodos de notificação, regras e horários; •Histórico de eventos e história da métrica (banco de dados e host); •Blackouts; •Relatórios de erros entre outros.
  20. 20. Tuning Pack A Oracle Tuning Pack é um pacote de ajustes e recomendaçoes aos administradores de banco de dados com especialidade na gestão de desempenho para o ambiente Oracle, incluindo ajustes de SQL e otimizações de armazenamento. Para utilizar o Oracle Tuning Pack, você também deve ter o pacote de diagnóstico. O Pacote de ajuste inclui os seguintes recursos: •SQL Access Advisor; •SQL Tuning Advisor; •SQL Tuning Sets; •Reorganizar objetos.
  21. 21. Database Lifecycle Management Database Lifecycle Management Pack é uma solução completa que ajuda os administradores de sistema, de banco de dados e aplicação à automatizar os processos necessários para gerenciar o ciclo de vida Banco de Dados Oracle. Ele elimina as atividades manuais e tarefas demoradas relacionadas com a descoberta, provisionamento iniciais, patching, gerenciamento de configuração, gerenciamento de mudanças e automação das atividades para proteção contra desastres. Além disso, o Database Lifecycle Management oferece pacotes de diversas regulamentações do mercado (SOX/PCI e etc) para elaboração de relatórios e gestão da conformidade regulamentar.
  22. 22. <Insert Picture Here> Dúvidas?

Editor's Notes

  • Apresentação sobre Oracle Exadata X2-2 – Dicas de DBA para DMA
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • 1
  • ×