Avaliação diagnóstica (3º ano)

1,587 views

Published on

Chave de correção da avaliação diagnóstica aplicano nos 3º anos do ensino médio.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Avaliação diagnóstica (3º ano)

  1. 1. EEEFM. “PROFESSORA FILOMENA QUITIBA” NOME: _________________________________________________________________ SÉRIE/TURMA: ______ DATA: ____/_____/_____ AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE HISTÓRIA
  2. 2. A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações: I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil. II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros. III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus. Está correto o que se afirma em: a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) I, II e III.
  3. 3. Opinião Podem me prender Podem me bater Podem até deixar-me sem comer Que eu não mudo de opinião. Aqui do morro eu não saio não Aqui do morro eu não saio não. Se não tem água Eu furo um poço Se não tem carne Eu compro um osso e ponho na sopa E deixa andar, deixa andar... Falem de mim Quem quiser falar Aqui eu não pago aluguel Se eu morrer amanhã seu doutor, Estou pertinho do céu Zé Ketti. Opinião. Essa musica fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de a) entretenimento para os grupos intelectuais. b) valorização do progresso econômi- co do país. c) crítica à passividade dos setores populares. d) denúncia da situação social e polí- tica do país. e) mobilização dos setores que apoia- vam a Ditadura Militar.
  4. 4. O número de atletas nas Olimpíadas vem aumentando nos últimos anos, como mostra o gráfico. Mais de 10.000 atletas participaram dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Nas últimas cinco Olimpíadas, esse aumento ocorreu devido ao crescimento da participação de a) homens e mulheres, na mesma proporção. b) homens, pois a de mulheres vem diminuindo a cada Olimpíada. c) homens, pois a de mulheres praticamente não se alterou. d) mulheres, pois a de homens vem diminuindo a cada Olimpíada. e) mulheres, pois a de homens praticamente não se alterou.
  5. 5. RESPOSTA: E
  6. 6. As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia: a) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados. b) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura. c) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas. d) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho. e) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.
  7. 7. Brasil O Zé Pereira chegou de caravela E preguntou pro guarani da mata virgem – Sois cristão? – Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte Teterê tetê Quizá Quizá Quecê! Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu! O negro zonzo saído da fornalha Tomou a palavra e respondeu – Sim pela graça de Deus – Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum! E fizeram o Carnaval (Oswald de Andrade) Este texto apresenta uma versão humorística da formação do Brasil, mostrando-a como uma junção de elementos diferentes. Considerando-se esse aspecto, é correto afirmar que a visão apresentada pelo texto é a) ambígua, pois tanto aponta o caráter desconjuntado da formação nacional, quanto parece sugerir que esse processo, apesar de tudo, acaba bem. b) inovadora, pois mostra que as três raças formadoras – portugueses, negros e índios – pouco contribuíram para a formação da identidade brasileira. c) moralizante, na medida em que aponta a precariedade da formação cristã do Brasil como causa da predominância de elementos primitivos e pagãos. d) preconceituosa, pois critica tanto índios quanto negros, representando de modo positivo apenas o elemento europeu, vindo com as caravelas. e) negativa, pois retrata a formação do Brasil como incoerente e defeituosa, resultando em anarquia e falta de seriedade.
  8. 8. Leia o trecho a seguir: “Nas últimas décadas, a inovação tecnológica tem provocado mudanças substanciais na vida da sociedade. Entre essas mudanças não poderíamos deixar de incluir a internet. A rede mundial de computadores provocou e tem provocado uma verdadeira revolução em setores diversos da sociedade. Responsável por facilitar a vida de muitas pessoas, a internet também tem sido responsável por disseminar uma nova modalidade de crime, o que tem sido chamado de criminalidade virtual” (Isto é, dezembro de 2004) Tendo como base o trecho acima, redija um texto dissertativo. (Mínimo de 15 linhas)

×