Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mobilidade social

18,791 views

Published on

Mobilidade social

  1. 1. Objetivos Compreender as estruturas de estratificação social. Identificar e Classificar as estruturas de estratificação social. Aplicar esses conhecimentos para interpretar problemas e situações reais do mundo contemporâneo.
  2. 2. Três Tipos de Estratificação Social:• Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;• Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);• Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.
  3. 3. CONCEITO • Entende-se por mobilidade social o deslocamento ou o movimento dos indivíduos dentro das estruturas de classes, camadas ou estratos sociais. • Este movimento ou deslocamento pode ser ascendente (para cima) ou descendente (para baixo).
  4. 4. Pirâmide Social Mobilidade ascendente Mobilidade descendente
  5. 5. TIPOS DE MOBILIDADE SOCIAL:1. Vertical2. Horizontal Mobilidade Social Vertical: ocorre no sentido ascendente ou descendente na hierarquia social.A) Mobilidade Social Vertical Ascendente:o (Ascensão social)o Indivíduo passa a integraro Grupo economicamenteo Superior a seu grupo anteriorB) Mobilidade Social Vertical Descendente:o (Queda social)o Indivíduo passa a integraro Grupo economicamenteo Inferior a seu grupo anterior
  6. 6.  Mobilidade Social Horizontal: Ocorre Quando A Mudança De Uma Posição Social A Outra Se Opera Dentro Da Mesma Camada Social. Ex: indivíduo que se muda do interior para a capital, muda suas idéias políticas, mas seu nível de renda, não se altera substancialmente. No caso acima, houve uma mudança na posição social mas, apesar disso, permaneceu no mesmo estrato social.
  7. 7. A REALIDADE BRASILEIRA Atualmente, o Brasil vive uma realidade que leva os indivíduos a uma circulação entre as classes – mudança de sua situação de uma classe para a outra. Fontes do Governo Federal garantem que a base da pirâmide social, formada pela classe baixa, está diminuindo, por conta de uma melhor distribuição de riquezas.
  8. 8. MOBILIDADE SOCIAL Para finalizar podemos afirmar que a mobilidade social ascendente é mais freqüente em uma sociedade democrática aberta, que enaltece a escalada rumo ao topo de indivíduos de origem humilde – como nos estados unidos -, do que em uma sociedade de tradição aristocrática, como a Inglaterra. Mesmo em uma sociedade capitalista mais aberta, a mobilidade social vertical não se dá de maneira igual para todos. A ascensão social depende muito da origem de classe de cada indivíduo. Normalmente, quem vive em uma camada social mais elevada, tem mais oportunidades e condições de se manter nesse nível, ascender mais e se sair melhor do que os originários das classes inferiores. Esta costuma ser a regra, mas existem exceções.
  9. 9. LORRAYNE LIMATHAYNÁ CARREGOSATURMA 2° M ENSINO MÉDIO SOCIOLOGIA

×