Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slide dança

28,943 views

Published on

Published in: Education

Slide dança

  1. 1. Motivação - ETNIA
  2. 2. A dança, poderosa linguagem universal, é um meio de expressão importantedesde épocas remotas, assim como a música. Os hebreus e egípcios tinham suas dançassagradas. Entre os gregos e romanos ela era inspirada pelo espírito profano. O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes.Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique,safras, homenagear os mortos em rituais fúnebres e outros flagelos. As danças indígenas podem ser realizadas por um único individuo ou em grupoe, salvo raras exceções no alto Xingu, não é executada em pares. As mulheres nãoparticipam de danças sagradas, executadas pelos pajés ou grupos de homens. Sãoutilizados, ainda, símbolos mágicos, totens, amuletos, imagens e diversos instrumentosmusicais e guerreiros em danças religiosas, dependendo do objetivo da cerimônia.
  3. 3. A dança originou-se na África como parte essência da vida nas aldeias. Elaacentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividadegrupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam dadança, batem palmas ou formam círculos em volta dos bailarinos. As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioriadelas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançamem filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam aapresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinospodem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentosmais expressivos.
  4. 4. A dança africana tem como ritmo o Semba, Funaná, Kuduro, Sakiss, Puita,Marrabenta, e outros sons da música folclórica, que são dançadas empequenas coreografias, trabalhando assim os movimentos da anca, o rebolar doquadril e a facilidade de juntar a agilidade dos braços, pernas e cabeça, num sómovimento culminando num trabalho de ritmo corporal.
  5. 5. É uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centraisde comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceuquatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a Breakdance e a escrita dografite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias. A dança hip hop inclui uma grande variedade de estilos,nomeadamente breaking, locking, popping, e krumping. Breaking, locking e poppingforam desenvolvidos na década de 1970 por negros e Latino-americanos. O krumpingsurgiu na década de 1990, em comunidades Afro-americanas, em Los Angeles. O quesepara a dança do hip hop de outras formas de dança são os movimentos deimprovisação (freestyle) e que os dançarinos de hip-hop frequentemente envolvem-seem disputas nas competições de dança. Sessões de Freestyle e disputas geralmente sãorealizadas numa cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente umavez que a dança começa.
  6. 6. O funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada ealgumas influências do R&B, rock e da música psicodélica. De fato, as característicasdesse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metaisforte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante. O Funk é um estilo bem característico da música negra norte-americana,desenvolvido por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceoe Melvin Parker. O funk conhecido no Brasil, é originário das favelas do Rio de Janeiro e iniciou nadécada de 80. Embora o seu nome seja igual ao funk praticado nos EUA, os ritmos sãototalmente diferentes. Essa mudança aconteceu na década de 70, quando os DJ`s quetocavam os bailes nas favelas, procuraram adicionar um pouco do ritmo da músicanegra ao black, soul e o próprio funk americano que tocava nos bailes da época.
  7. 7.  Eliziane Pontes Danilo Silva Larissa Remigio Malini Martins Mauro César Ricardo Pereira

×