Moodboard

1,017 views

Published on

Published in: Design
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,017
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
38
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Moodboard

  1. 1. Definição da palavra: Mood = modo; tom; humor; disposição de ânimo; com disposição; com vontade. Board = prancha, tábua; placa feita de tábuas; quadro de avisos
  2. 2. O mood board não é mais que um “quadro” visual de ideias, seja ele real ou virtual. É uma ferramenta, onde se passa de uma idealização abstrata para traduzir uma forma mais concreta e objetiva.
  3. 3. No desenvolvimento de produto, o moodboard é utilizado para transmitir o sentimento/sensação ou idéia que o produto a ser desenvolvido irá transmitir. Com o moodboard conseguimos dar uma forma objetiva e tátil, através de imagens, frases, formas, fotos, texturas, cores, etc sobre o produto a se desenvolvido.
  4. 4. O mood boad é de extrema importância para o desenvolvimento do produto, pois ajuda a detectar futuros problemas no desenvolvimento como conflitos de idéias e pontos de vistas. Sendo a primeira visão concreta de um conceito.
  5. 5. Vantagens de mood board • Ferramenta útil e facilitadora do desenvolvimento de uma ideia criativa e / ou inovadora; • Possibilidade de conseguir expressar melhor uma ideia através da sua representação do que, simplesmente, através de palavras; • Facilita o pensamento em cadeia; • Auxilia na comunicação com o outro; • Quando feito em equipe, aumenta a visão conjunta sobre o projeto ou ideia em desenvolvimento.
  6. 6. Desvantagens do mood board Possibilidade de limitar pela dificuldade em, por exemplo encontrar materiais ou imagens que expressem a ideia; Os materiais e / ou imagens utilizadas podem não conseguir transmitir o pretendido; Falta de tempo para o seu desenvolvimento, que pode induzir a que seja construído sem nexo; A concentração na sua construção, pode levar a que quem o está a fazer não esteja atento a outros estímulos.
  7. 7. Conclusão Como qualquer outra ferramenta que facilite a criatividade e a inovação, as possíveis desvantagens que possa trazer ao processo criativo serão, com certeza, sempre menores do que as possíveis vantagens para o desenvolvimento de criações e inovações, seja qual for o âmbito das mesmas. Pelo menos uma vantagem concreta traz com certeza: o enriquecimento do processo.
  8. 8. -CASAKIN, Hernan Pablo. Metaphors in Design Problem Solving: Implications for Creativity. International Journal of Design, Vol. 1, No. 2, 2007. - Site: http://girafacriativa.blogspot.com/2010/03/significado-conceito-nocao- mood-board.html -Site: http://vitaminacic.blogspot.com/2010/03/vantagens-e-desvantagens-do- mood-board.html

×