Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
E-COMMERCE
PROFESSOR DANILO PIRES
E-COMMERCE

Mercado?

Comércio?
E-COMMERCE


A internet é o meio de comunicação mais
barato e eficiente do nosso planeta, é um
canal
de
encontro
de
pesso...
E-COMMERCE


Assim como no comércio tradicional o
Eletrônico exige a aplicação de todas as
estratégias da administração e...
E-COMMERCE




O comércio eletrônico já existe há muito
tempo, pois ao efetuar um pedido via
fax, uma transação via term...
CATEGORIAS




DE

E-COMMERCE

B2C- Nessa categoria as transações ocorrem
em sua forma mais tradicional de uma
empresa p...
CATEGORIAS DE E-COMMERCE


C2C- Esse tipo de relação teve seu inicio nos
tempos mais longínquos da história com o
escambo...
PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO
ELETRÔNICO


Controle de acesso e segurança –
Durante
uma
transação
de
comércio
eletrônico,...
PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO
ELETRÔNICO


Perfilando e perfazendo – Consiste no
armazenamento
de
características
do
usuá...
PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO
ELETRÔNICO


Gerenciamento de busca - Processos de
busca eficazes e eficientes que proporci...
PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO
ELETRÔNICO


Gerenciamento de conteúdo e catálogo –
O software de gerenciamento de conteúdo...
PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO
ELETRÔNICO


Notificação de evento – É um tipo de
sistema que tem como objetivo notificar
c...
PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO
ELETRÔNICO


Os processos de pagamento eletrônicosão complexos devido à variedade de formas...
PROFESSOR DANILO PIRES
danilospires@gmail.com
 http://www.slideshare.net/danilospires

Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

E commerce

839 views

Published on

Processos Básicos do E-Commerce

Published in: Marketing
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

E commerce

  1. 1. E-COMMERCE PROFESSOR DANILO PIRES
  2. 2. E-COMMERCE Mercado? Comércio?
  3. 3. E-COMMERCE  A internet é o meio de comunicação mais barato e eficiente do nosso planeta, é um canal de encontro de pessoas, empresas, governos, possibilitando trocas, transações e muito mais, sendo assim caracterizado como um mercado, o qual chamamos de: E-Commerce
  4. 4. E-COMMERCE  Assim como no comércio tradicional o Eletrônico exige a aplicação de todas as estratégias da administração e marketing. Para (O’Brien, 2004, p. 205) “Definimos e-commerce como a compra e venda por meios digitais.” 
  5. 5. E-COMMERCE   O comércio eletrônico já existe há muito tempo, pois ao efetuar um pedido via fax, uma transação via terminal eletrônico em banco ou cartão de crédito, isso por si só já é considerado comércio eletrônico. Sendo assim o E-Commerce aproveita-se da tecnologia presente da velocidade de comunicação,do constante aumento de consumidores na rede e da transformação cultural da sociedade, tendo a vantagem competitiva em todo o seu P de Praça.
  6. 6. CATEGORIAS   DE E-COMMERCE B2C- Nessa categoria as transações ocorrem em sua forma mais tradicional de uma empresa para um consumidor pessoa física como ocorrem no comércio em shoppings. B2B- É uma relação comercial existente entre duas empresas, podendo ser em uma condição de revenda ou simplesmente adquirindo materiais de consumo
  7. 7. CATEGORIAS DE E-COMMERCE  C2C- Esse tipo de relação teve seu inicio nos tempos mais longínquos da história com o escambo e hoje é potencializada por sites como o mercado livre, olx, gum tree entre outros.
  8. 8. PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO  Controle de acesso e segurança – Durante uma transação de comércio eletrônico, os processos devem estar dispostos de uma forma segura para ambas as partes que estão dentro daquela transação.
  9. 9. PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO  Perfilando e perfazendo – Consiste no armazenamento de características do usuário, como dados pessoais, seu comportamento e suas escolhas no website, por meio da utilização de ferramentas de perfis, tais como o registro de usuário, os arquivos de cookies, os softwares de acompanhamento do comportamento no website e o feedback do usuário.
  10. 10. PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO  Gerenciamento de busca - Processos de busca eficazes e eficientes que proporcionam uma grande vantagem ao site de comércio eletrônico, pois permitem ao usuário encontrar o produto ou serviço específico que está procurando para examinar ou comprar.
  11. 11. PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO  Gerenciamento de conteúdo e catálogo – O software de gerenciamento de conteúdo auxilia as empresas de comércio eletrônico a desenvolver, criar, entregar, atualizar e arquivar dados de textos e informações de multimídia em websites de comércio eletrônico (O’Brien, 2004, p. 248).
  12. 12. PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO  Notificação de evento – É um tipo de sistema que tem como objetivo notificar clientes, fornecedores, funcionários e outros envolvidos no processo, sobre eventos que possam prejudicá-los em uma transação ou transações efetuadas, promoções e informativos gerais.
  13. 13. PROCESSOS BÁSICOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO  Os processos de pagamento eletrônicosão complexos devido à variedade de formas de pagamentos que são apresentadas aos usuários como boleto bancário, depósito em conta, pagamento contra-entrega através dos correios, entre outros. Salienta-se que o cartão de crédito é a forma mais comum dentre as formas de pagamento online.
  14. 14. PROFESSOR DANILO PIRES danilospires@gmail.com  http://www.slideshare.net/danilospires 

×