Aula 02 - Princípios da Gestalt

71,916 views

Published on

Published in: Education

Aula 02 - Princípios da Gestalt

  1. 1. GESTALT Sistema de leitura visual da forma Danilo Aroeira danilo@ad.art.br www.ad.art.br
  2. 2. Gestalt Traduzido do Alemão: “forma”, “figura”; “Boa forma”. É intimamente ligada à PERCEPÇÃO: o que acontece no cérebro não é o mesmo que acontece na retina. Mente humana + estímulos visuais = PERCEPÇÃO
  3. 3. QUAL DESSAS LINHAS HORIZONTAIS É MAIOR?
  4. 4. QUAL DESSAS LINHAS HORIZONTAIS É MAIOR?
  5. 5. Teoria da Gestalt Algumas formas agradam mais que as outras. Padrões de reconhecimento: organizar o caos. O todo é mais do que a soma das partes.
  6. 6. QUAL É O MAIOR CÍRCULO CENTRAL?
  7. 7. QUAL É O MAIOR CÍRCULO CENTRAL?
  8. 8. Composição Layout > texto + imagem Mensagem = EXPERIÊNCIA COMPLETA
  9. 9. AS LEIS DA GESTALT
  10. 10. A Teoria da Gestalt tem seus pilares nas seguintes leis fundamentais: Unidades Segregação Unificação Fechamento Proximidade Semelhança Pregnância da forma
  11. 11. 1 . Unidades Um elemento se encerra nele mesmo. Vários elementos podem ser percebidos como um todo.
  12. 12. 2 . Segregação Desigualdade de estímulo. Gera hierarquia: importância e ordem de leitura. Separação de unidades por forma, dimensão e posição: Mudança de fonte Variações: itálico, bold, etc. Corpo de fonte Alinhamento Cores
  13. 13. SEU OLHAR AQUI E depois aqui. Não é legal?
  14. 14. NÃO É E depois aqui. Não é legal?
  15. 15. 3 . Unificação Harmonia, equilíbrio visual e coerência da forma: igualdade de estímulos produzidos. Proximidade e semelhança.
  16. 16. 4 . Fechamento Formas interrompidas: Preenchimento visual de lacunas.
  17. 17. 5 . Continuidade Tendência dos elementos de acompanharem uns aos outros. Mantém o movimento para uma direção: pontos, linhas, planos, cores, etc. Ocorre quando o olho completa o movimento através de um objeto e continua para outro.
  18. 18. “Boa continuidade”: alcançar a melhor forma, que é mais estável estruturalmente. Círculo, as esferas e variantes: fluidas, sem interrupção no olhar. Formas orgânicas: boa continuidade, suavidade visual.
  19. 19. 6 . Proximidade Elementos próximos tendem a ser agrupados visualmente: unidade dentro do todo.
  20. 20. 7 . Semelhança Elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e a constituir unidades. Estímulos mais semelhantes e próximos: maior tendência a serem agrupados.
  21. 21. 8 . Pregnância da Forma É a lei básica da percepção da Gestalt Simplicidade Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual
  22. 22. QUANTO MELHOR FOR A ORGANIZAÇÃO VISUAL DA FORMA DO OBJETO, EM TERMOS DE FACILIDADE DE COMPREENSÃO E RAPIDEZ DE LEITURA OU INTERPRETAÇÃO, MAIOR SERÁ O GRAU DE PREGNÂNCIA.
  23. 23. DEPENDENDO DO CONCEITO, COMPLEXIDADE PODE SER UMA OPÇÃO.
  24. 24. ENTRETANTO, EVITE EXCESSO DE INFORMAÇÃO: REDUZIR RUÍDO, MANTER A CLAREZA E INTEGRIADDE DA MENSAGEM AUMENTAM SUA PREGNÂNCIA. KISS = KEEP IT SIMPLE, STUPID!

×