Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
O celular como instrumento facilitador na vida moderna                      O celular é o aparelho eletrônico mais importa...
1. “Se esuqeço o celular em casa me desespero.... se puder volto, volto para   apanhá-lo”.2. “ Para os homens casados a si...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O celular como instrumento facilitador na vida moderna

974 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O celular como instrumento facilitador na vida moderna

  1. 1. O celular como instrumento facilitador na vida moderna O celular é o aparelho eletrônico mais importante na vida dos brasileiros, afirma uma pesquisa realizada pela GFK. Os entrevistados, quando perguntado sobre a importância dos aparelhos que possuem, deram uma nota média de 8,67, numa escala de um a dez, em que um esta para nada importante e dez está para muito importante. O celular é o eletrônico que os brasileiros mais possuem dentre os aparelhos relacionados na pesquisa. Dos entrevistados, 87% disseram que possuem aparelho celular. Em seguida vem o DVD, com 80%, depois a câmera digital, com 49%. Os jovens são os que mais possuem celular no Brasil, 90% dos entrevistados, com idades entre 18 e 24 anos, possuem o aparelho e 95% dos entrevistados, com idades entre 25 e 34 anos têm o eletrônico. O estudo foi realizado em maio de 2010 com 1.000 pessoas com idade superior aos 18 anos. A GfK percorreu 12 cidades, entre elas, Curitiba (PR), Rio de Janeiro e São Paulo. FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/tec/810948-celular-e-aparelho-mais- importante-para-brasileiro-diz-pesquisa.shtml Os dados acima nos revelam exatamente a importância desta ferramenta na vidamoderna. A partir da década 90 o celular entre definitivamente na vida social,profissional das pessoas. Esses impactos vêm sendo objetos e estudos ainda muitoparciais. O percebe-se é que nos dias atuais o celular tornou partes indispensáveis dasações tomadas no dia a dia. Uso o celular e todos os seus recursos para agilizar muitastomadas de decisões, para informar, delegar, negociar, ordenar, emitir opinião, receberdados, transmitir dados. Na faculdade vejo meus alunos fazendo o mesmo. Às vezes é preciso policiá-losdurante as aulas. A entrada das redes sociais e a popularização da internet tornaram ocelular um instrumento completo de comunicação. Os pacotes vêm como ferramentainclusa, a te aas configurações são quase automáticas.Adolescentes e jovens tratam o celular como parte integrante do seu corpo. Alem dodomínio de todos os seus recursos o fazem como um processo de aprendizagem. Os e-mails chegaram ao celular, com eles uma nova linguagem adentra nas redes. Conseqüências da vida sem celular A relação de dependência que o celular causa é algo intrigante. Algumas situaçõessão inusitadas. Em converso meus alunos foram relatadas algumas dessas situações:
  2. 2. 1. “Se esuqeço o celular em casa me desespero.... se puder volto, volto para apanhá-lo”.2. “ Para os homens casados a situação é pior ainda, motivo: todos os seus ‘contatos’ poder esta em risco nas mãos da mulher.3. “...mesmo esquecendo o celular em casa sinto ele chamar, vibrar... é como fosse parte do meu corpo”4. “ passo o dia estressado se fico sem celular, é como se eu estivesse sozinho, sem contatos”5. “Quando perdi meu celular me deu febre...” Por fim, o celular é parte de um processo que engloba os seres humanos de umaforma universal. Veio para integrar a vida nas mais diversas situações e nas maisdiversas culturas. Na educação pode ser usados se nos preparamos para utilizar osmeios e as convergências instrumentais que horas dispõe-se.

×