Tecnologia Assistiva e softwares para deficientes visuais - Apresentado no I Congresso Científico do UNIFEG

1,200 views

Published on

Tecnologia assistiva e softwares para deficientes visuais
Artigo Científico de Danielle de Sousa Ventura apresentado no I Congresso do UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,200
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tecnologia Assistiva e softwares para deficientes visuais - Apresentado no I Congresso Científico do UNIFEG

  1. 1. TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS DE ACESSIBILIDADE AOS SOFTWARES PARA DEFICIENTES VISUAIS. Aluna: Danielle de Sousa Ventura Orientadora: Adriana Carvalho dos Santos
  2. 2. Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT).
  3. 3. Tecnologia assistiva existe para disponibilizar recursos, equipamentos e serviços tanto para indivíduos com deficiências quanto para indivíduos com dificuldades, seja por tempo determinado ou indeterminado, isso porque visa à qualidade de vida das pessoas.
  4. 4. “É preciso pensar nas pessoas, nos humanos, com equidade, com disposição de reconhecer igualmente os direitos de cada um, promovendo justiça social. Nem que para isso seja preciso um tratamento desigual mas com a finalidade de se igualarem as oportunidades.” (PAROLIN, Isabel. Aprendendo a incluir e incluindo para aprender. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO,2013, Guaxupé) Disponível em: <www.isabelparolin.com.br> Acesso em: 26/09/2013.
  5. 5. Justificativa Importância da TA: A tecnologia assistiva aumenta ou restaura a função humana, proporcionando uma vida independente e produtiva à pessoa com deficiência. Contribui para o desenvolvimento de softwares que incluem de modo social e digital, garantindo melhores condições de acessibilidade em cada tentativa.
  6. 6. Objetivos Pesquisar a efetividade da utilização dos softwares; Divulgar os resultados da pesquisa, a fim de sugerir softwares e aplicações a educadores interessados, servindo de material para novas pesquisas.
  7. 7. Pesquisa Estudo de caso: relato de duas pessoas que utilizam os softwares leitores de tela frequentemente para auxiliar na leitura. Sujeito 1: deficiente visual, maior de idade, grau de instrução - curso superior completo. Sujeito 2: cego, maior de idade, curso superior incompleto.
  8. 8. Softwares Os softwares utilizados pelos sujeitos da pesquisa são: Jaws e Dosvox. Existem outros, e o MecDaisy é o mais recente no Brasil. Esses softwares fazem leitura de tela, e não se limitam apenas a deficientes visuais e cegos. Elem vieram para auxiliar qualquer pessoa , que ao conhecer os softwares perceba que eles facilitarão seu dia a dia.
  9. 9. Metodologia Pesquisas bibliográficas; Submissão ao comitê de ética do UNIFEG; Aplicação de questionários; Relacionar conhecimentos teóricos com a prática; Elaboração do resultado.
  10. 10. Referências Principais autores ou fonte: ALBERNAZ, Neno Henrique da Cunha. Uma visão sobre a nova tecnologia assistiva: MecDaisy. Revista Pátio - Educação Especial, Brasília, v.5, n.2, p.72, julho/dezembro, 2010. BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel ; SARTORETTO, Mara Lúcia. Assistiva: Tecnologia e Educação. Disponível em <http://www.assistiva.com.br/>. Acesso em: 01/10/2013. COSTA, Maria da Piedade Resende da; PEREIRA, Josefa Lídia Costa. A deficiência visual: implicações para o atendimento educacional. In: MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva (Org). Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. 2 ed. Fortaleza, Demócrito Rocha, 2003, p. 135-143 FOGLI, Bianca Fátima Cordeiro dos Santos; FILHO, Lucindo Ferreira da Silva; OLIVEIRA, Margareth Maria Neves dos Santos de. Inclusão na Educação: uma reflexão crítica da prática. In: SANTOS; Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira (Orgs). Inclusão em Educação: Culturas, Políticas e Práticas. São Paulo: Cortez, 2006, p. 107-121. SOEIRO, Giovanny Rezende. Usabilidade e acessibilidade em ambientes web. Guaxupé, 2012, 22 p. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de pós graduação com especialização em webdesigner - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé.

×