Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Palestra Cooperação entre os profissionais de Biblioteconomia EREBD 2016 RIO

Palestra Cooperação entre os profissionais de Biblioteconomia nos diversos contextos: o licenciado, o bibliotecário e o técnico trabalhando em prol da formação de cidadãos ministrada no EREBD SeCoSul na UNIRIO dia 22 de abril de 2016 no Rio de Janeiro..

  • Login to see the comments

Palestra Cooperação entre os profissionais de Biblioteconomia EREBD 2016 RIO

  1. 1. Cooperação entre os profissionais de Biblioteconomia nos diversos contextos: o licenciado, o bibliotecário e o técnico trabalhando em prol da formação de cidadãos Daniela Spudeit
  2. 2. Como os profissionais da Biblioteconomia podem atuar JUNTOS em prol de uma formação social e política? Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação na UNIRIO – Professora Daniela Spudeit (UDESC) Rio de Janeiro, 2016
  3. 3. Ensino tradicional e bibliotecas como depósitos Manifesto IFLA Políticas PNLL, Programa Fome do Livro, PNBE, Lei 10.753 Política Nacional do Livro, Lei 12.244 Censo Educação: 88,5% não tem bibliotecas Séc.XX 1999 1997 2010 2012 Censo Educação: 188 mil escolas para 18 mil bibliotecários registrados ativos (CFB) 2014 Manifesto do Movimento Escola Nova 1932 LDB e Diretrizes Curriculares Nacionais 1996 1997 Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação na UNIRIO – Professora Daniela Spudeit (UDESC) Rio de Janeiro, 2016
  4. 4. CÓDIGO DE ÉTICA DA IFLA...:ACESSO À INFORMAÇÃO • garantir acesso à informação para todos, seja para o desenvolvimento individual, a educação, o enriquecimento cultural, o lazer, a atividade econômica e a participação consciente no aperfeiçoamento da democracia; • repudiar a censura, sob todas as formas; • apoiar a oferta de serviços gratuitos ao usuário; • incentivar o uso das coleções e serviços pelos usuários potenciais; • procurar alcançar os mais altos padrões de acessibilidade tanto dos serviços físicos quanto virtuais. • promover a inclusão e erradicar a discriminação, os bibliotecários e demais profissionais da informação asseguram que o direito de acesso à informação não deve ser negado e que serviços sejam oferecidos com equidade a qualquer pessoa.
  5. 5. Educação X Formação de Cidadãos no Século XXI • Segundo Delors (2001) na educação se esconde um tesouro cujo papel essencial estaria voltado ao pleno desenvolvimento do ser humano. • Também destacou que nos dias de hoje, conhecer sobre tudo é impossível, mas que o novo momento vivido exige interdisciplinaridade, capacidade de absorção e multiplicidade de conhecimentos. • A educação ajuda as pessoas a serem PROTAGONISTAS de sua história.
  6. 6. Quatro pilares para a educação do século XXI • Aprender a conhecer • Aprender a fazer • Aprender a viver juntos • Aprender a ser (DELORS, 2001)
  7. 7. Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação na UNIRIO – Professora Daniela Spudeit (UDESC) Rio de Janeiro, 2016
  8. 8. Profissionais da Biblioteconomia Bacharel em Biblioteconomia Licenciado em Biblioteconomia Técnico em Biblioteconomia Descrição: Atuam na formação técnica e profissional em atividades pedagógicas, educacionais, sociais e culturais. Campos de atuação: (Ead, CoInfo, Cursos técnicos, tecnólogos, graduação, pós- graduação, Lei 12244, consultorias, etc). Descrição: Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. (CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES). Descrição: Disponibilizam informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais; disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; realizam difusão cultural; desenvolvem ações educativas. (CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES)
  9. 9. ALUNO PROFESSOR PEDAGOGO Bibliotecário/ Técnico/ Licenciado em Biblioteconomia SUPERVISOR EDUCACIONAL Atuação dos profissionais de Biblioteconomia como educadores
  10. 10. Qual o papel da biblioteca para a formação de sujeitos críticos? • Espera-se que todas as crianças sejam alfabetizadas e todas passarão por ambientes de socialização escolares. • A presença da biblioteca nesse espaço é fundamental para a formação desses sujeitos, para a construção de sua identidade e para a formação política das pessoas. • O trabalho coletivo dos profissionais da Educação e da Biblioteconomia trarão benefícios diretos para desenvolver o protagonismo nas pessoas.
  11. 11. As atividades voltadas para o desenvolvimento da competência em informação (CoInfo) estão pautadas nos quatro pilares da educação para o século XXI e é um importante mecanismo que a biblioteca possui para ajudar os sujeitos a serem protagonistas da sua história e a construir uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
  12. 12. Considerações finais
  13. 13. “Os profissionais da Biblioteconomia (bacharéis, licenciados, técnicos, auxiliares) tem uma responsabilidade social muito grande. É preciso que atuem colaborativamente com outros profissionais de forma transdisciplinar para construir uma sociedade plural e protagonista de sua história”. Daniela Spudeit Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação na UNIRIO – Professora Daniela Spudeit (UDESC) Rio de Janeiro, 2016
  14. 14. MUITO OBRIGADA www.facebook.com/danispudeit danielaspudeit@gmail.com
  15. 15. Referências • COMPETÊNCIAS para os bibliotecários do século 21 - Adaptado do relatório "Competencies for Special Librarians of the 21st Century" da SLA (1996). Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2012. • DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. 2.ed. São Paulo: Cortes, 2001. • IFLA. Code of Ethics for Librarians and other Information Worker. Tradução, não autorizada, de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Disponível em: http://www.ifla.org/en/news/ifla-code-of-ethics-for-librarians-and- otherinformation information-workers workers . Acesso em: 12 nov. 2012. • MORAIS, Rubens Borba de. O Problema das Bibliotecas Brasileiras. (setembro de 1943). Disponível em: http://informalidades.com/2012/10/10/o-problema-das- bibliotecas- brasileiras-rubens-borba-de-moraes/. Acesso em: 12 nov. 2012. • MORO, Eliane L. da S.; ESTABEL, Lizandra B. Bibliotecas Escolares: uma trajetória de luta, de paixão e de construção da cidadania. In: MORO, E.L. da S. et al. Biblioteca Escolar: presente!. Porto Alegre: Evangraf, 2011.

×