Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Vida Profissional à luz da Biblia

More Related Content

More from Daniel de Carvalho Luz

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Vida Profissional à luz da Biblia

  1. 1. CARREIRA PROFISSIONAL À L u z d a B í b l i a Daniel de Carvalho Luz – 15 9126 5571
  2. 2. Vida profissional à luz da Bíblia Como construir uma jornada vitoriosa em um ambiente onde a competência profissional se tornou determinante para o sucesso. Saiba como se tornar um profissional de desempenho extraordinário, capaz de empreender mudanças e projetos bem sucedidos e transformar o ambiente onde atua. Ser sal da terra e luz do mundo. Palestrante - Daniel de Carvalho Luz – 15 9126 5571
  3. 3. O Mundo dos Negócios “Somente10% da população tem o que se chama “vontade de aprender”. 90% não fazem nada para melhorar suas habilidades enquanto o item “aprendizado” não fizer parte da descrição do seu cargo.” Estudo feito pela Harvard Business School publicado em Março de 2007.
  4. 4. O Mundo dos Negócios “Você não tem escolha , não tem para onde fugir. O mundo vai lhe alcançar de uma forma ou de outra, e a única opção inteligente é se preparar para ele. Estamos falando do excitante, enfadonho, heroico, canalha, pequeno, grandioso mundo dos negócios. O mundo real.” David Cohen – Antigo editor da revista Exame
  5. 5. 2 Timóteo 3:16 – 17 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.
  6. 6. O MAIS IMPORTANTE MANUAL PARA SUA CARREIRA PROFISSIONAL A BÍBLIA COMO: UMA BÚSSOLA UM LIVRO DE PEDAGOGIA UM LIVRO DE ARQUITETURA UM LIVRO AUTO AJUDA UM MANUAL DE CARREIRA PROFISSIONAL MANUAL DO PROPRIETÁRIO – VIDA
  7. 7. Os 4 Capitais Chaves para ser bem sucedido na vida pessoal, espiritual e nos negócios:
  8. 8. Os 4 Capitais Capital Intelectual Capital Social Capital Moral Capital Espiritual
  9. 9. Usar o capital Intelectual
  10. 10. Ampliando o Capital Intelectual Mais de 3000 novos livros são publicados todos dias Quantos Livros Você Lê por Ano???
  11. 11. Brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano Apesar da média de leitura, o estudo constatou que os brasileiros não 1,1 livro compram muitos livros: adquirido por ano. O país possui 36 milhões de compradores de livros e, entre eles, a média é de 5,9 Pesquisa Instituto Pró-Livro ao Ibope - 2008
  12. 12. Quanto tempo leva para ler um livro de 290 páginas? 4 HORAS!!!!
  13. 13. Conhecimento ou Sabedoria?
  14. 14. ROMANOS 12: 2 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
  15. 15. Mantenha a Mente Renovda
  16. 16. Capital Social Quem são seus Leais e Verdadeiros Amigos?
  17. 17. Capital Moral Qual a imagem que você projeta? Quais são as qualidades pelas quais você é conhecido?
  18. 18. Isaías 32:8 8 Mas o nobre projeta coisas nobres; e nas coisas nobres persistirá.
  19. 19. Capital Espiritual Como anda o seu COEFICIENTE B.O.? Você tem orado? Você tem edificado sua vida através da leitura da Bíblia?
  20. 20. Classe B- Classe A Fanático e Sábio e Atrapalhado Vencedor Classe B+ Classe C Retórico e Tolo Vaidoso BAIXA ALTA Variável BÍBLIA
  21. 21. A pergunta de todos os dias Capital Intelectual: O que eu aprendi Hoje? Capital Social: Quem eu conheci hoje? Capital Moral: Vivi hoje pautado por meus valores? Capital espiritual: Orei pelo menos 2 minutos ou li apenas um versículo na Bíblia esta manhã?
  22. 22. Vivendo Acima da Média I Cro.12: 8, 14 Uma “radiografia” para vencedores, uma “ressonância” sócio-espiritual para pessoas que querem marcar época!
  23. 23. I Crônicas 12: 8 – 14 8 Dos gaditas se passaram para Davi, ao lugar forte no deserto, homens valentes adestrados para a guerra, que sabiam manejar escudo e lança; seus rostos eram como rostos de leões, e eles eram tão ligeiros como corças sobre os montes. 9 Ezer era o chefe, Obadias o segundo, Eliabe o terceiro, 10 Mismana o quarto, Jeremias o quinto, 11 Atai o sexto, Eliel o sétimo, 12 Joanã o oitavo, Elzabade o nono, 13 Jeremias o décimo, Macbanai o undécimo. 14 Estes, dos filhos de Gade, foram os chefes do exército; o menor valia por cem, e o maior por mil.
  24. 24. Êxodo 35:30,31,34,35 30 Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor chamou por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 31 e o encheu do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, 34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, 35 a estes encheu de sabedoria do coração para exercerem todo ofício, seja de gravador, de desenhista, de bordador em azul, púrpura, carmesim e linho fino, de tecelão, enfim, dos que exercem qualquer ofício e dos que inventam obras artística.
  25. 25. Sal da Terra e Luz do Mundo invisível ou inesquecível?
  26. 26. Decisão ética Os 3 Componentes Pergunta 1: É legal? O termo legal não significa somente lei Legal civil ou penal; também significa o código de ética ou normas de conduta da organização. Pergunta 2: É Justo? A decisão vai ser justa, ou será que favorecerá descaradamente uma das partes no curto ou longo prazo? Decisões assimétricas, ganha-perde, acabam invariavelmente como situações ganha-perde. Pergunta 3: Você pode tomar Autonomia esta decisão? Está no meu nível de Justo e autonomia, vai além de normas Dever existentes? Como vou me sentir comigo mesmo? Você gostaria que seus filhos ou netos soubessem o que você fez?
  27. 27. O Cristão Ético Os 3 Componentes 1 Legal Romanos 13: 1 – 7 Tito 3: 1 - 3 2 Justo 1 Pedro 3: 8 – 18 3 Autonomia e Dever Êxodo 18: 13 – 27 II Crônicas 8: 12 – 16
  28. 28. Obediência às autoridades ROMANOS 13: 1-7 1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; 4 porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. 5 Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. 6 Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. 7 Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
  29. 29. Obediência às autoridades Tito 3: 1-3 1 Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra, 2 que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. 3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros.
  30. 30. Praticando a justiça 1ª Pedro 3:8 -17 8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 13 Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis; 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 16 tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo. 17 Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal.
  31. 31. Autonomia Êxodo 18: 13 – 27 13 No dia seguinte assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé junto de Moisés desde a manhã até a tarde. 14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, perguntou: Que é isto que tu fazes ao povo? por que te assentas só, permanecendo todo o povo junto de ti desde a manhã até a tarde? 15 Respondeu Moisés a seu sogro: É por que o povo vem a mim para consultar a Deus. 16 Quando eles têm alguma questão, vêm a mim; e eu julgo entre um e outro e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis. 17 O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes. 18 certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer. 19 Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; Continua
  32. 32. Autonomia Êxodo 18: 13 – 27 cont. 20 ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. 21 Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; 22 e julguem eles o povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. 23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo irá em paz para o seu lugar. 24 E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera; 25 e escolheu Moisés homens capazes dentre todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. 26 Estes, pois, julgaram o povo em todo o tempo; as causas graves eles as trouxeram a Moisés; mas toda causa pequena, julgaram-na eles mesmos. 27 Então despediu Moisés a seu sogro, o qual se foi para a sua terra.
  33. 33. Autonomia II Crônicas 8:12 – 16 12 Então Salomão ofereceu holocaustos ao Senhor, sobre o altar do Senhor, que edificara diante do pórtico; 13 e isto segundo o dever de cada dia, fazendo ofertas segundo o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas três festas anuais, a saber: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos. 14 Também, conforme a ordem de Davi, seu pai, designou as turmas dos sacerdotes para os seus cargos, como também os levitas para os seus cargos, para louvarem a Deus e ministrarem diante dos sacerdotes, como exigia o dever de cada dia, e ainda os porteiros, pelas suas turmas, a cada porta; pois assim tinha mandado Davi, o homem de Deus. 15 E os sacerdotes e os levitas não se desviaram do que lhes mandou o rei, em negócio nenhum, especialmente no tocante aos tesouros. 16 Assim se executou toda a obra de Salomão, desde o dia em que se lançaram os fundamentos da casa do Senhor, até se acabar. Deste modo se completou a casa do Senhor.
  34. 34. Sal da Terra e Luz do Mundo Deus Exige Qualidade
  35. 35. Os primeiros Registros sobre a Qualidade 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. 4 Verificou Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
  36. 36. Qualidade Eclesiastes 9:10 10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
  37. 37. Qualidade Colossenses 3:23 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens.
  38. 38. Qualidade Deuteronômio 4:24 24 Porque o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso.
  39. 39. Vivendo Acima da Mediocridade PERFIL DOS PROFISSIONAIS CLASSE “A”
  40. 40. Classe B- Classe A Sou insubstituível Pró ativo Classe C Classe B+ Não acredito Não consigo BAIXA ALTA Variável COMPORTAMENTO
  41. 41. The no Asshole Rule O PROFESSOR ROBERT SUTTON, DE 53 ANOS, DA Universidade Stanford, nos Estados Unidos, não tem pudor de dizer claramente o que pensa. Mesmo que precise usar palavrões para se fazer entender. Uma prova disso é o título que escolheu para seu novo livro The no Asshole Rule (A Regra de não Aceitar Babacas), lançado no mercado americano em fevereiro e já disponível no país. No livro, Sutton mostra da forma mais direta possível o que devemos fazer para sobreviver num ambiente de trabalho dirigido por chefes brutais. Segundo ele, os babacas custam caro às empresas. Diminuem a capacidade das equipes de inovar, não sabem manter os talentos e ainda podem levar as organizações a pagar indenizações por processos de assédio moral. Para sobreviver a chefes assim, ele recomenda distanciamento emocional e o cultivo da indiferença.
  42. 42. Tolo – não seja um(a) 1. Ser intimidador; 2. Bater portas e gritar; 3. Não elogiar; 4. Depreciar os outros; 5. Agir com superioridade, como se fosse mais inteligente; 6. Sonegar informações; 7. Ser arrogante; 8. Roubar o crédito para poder aparecer; 9. Não escutar; 10. Exigir perfeição; 11. Ser machista ou racista; 12. Agir como se estivesse acima das regras; 13. Humilhar ou constranger; 14. Culpar; 15. Trair a confiança; 16. Sofre de mau humor; 17. Motivar pelo medo 18. Definir prazos impossíveis; 19. Não se importar; 20. Desconfiar; 21. Quebrar promessas;
  43. 43. Tolo – não seja um(a) 1. Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura. Provérbios 14:29 2. Na boca do tolo está a vara da soberba, mas os lábios do sábio preservá-lo-ão. Provérbios 14:3 3. nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3 4. Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha. Provérbios 18:13; Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Tiago 1:19 5. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28
  44. 44. Tolo – não seja um(a) 6. O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro. Provérbios 14:16 7. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Efésios 4:29 8. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Efésios 4:31 9. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno. Mateus 5:37
  45. 45. Eu sei quem Você é! Vencedor Muito Bom Tem Valor
  46. 46. EU SOU Vencedor

×