Resgatando os valores basicos

6,869 views

Published on

estudo biblico ministrado na Comunidade Cristo para as Nacoes

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Resgatando os valores basicos

  1. 1. Valores Básicos de um Cristão Recuperando os valores perdidos Lucas 15: 8-10
  2. 2. Valores básicos de um cristão Lucas 15: 8-10 8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? 9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido. 10 Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.
  3. 3. O contexto Joel B. Green observa que a mulher descrita é uma camponesa pobre, e as dez moedas de prata, correspondente a dez dias de salário, "provavelmente representam a poupança da família." As moedas também podem ter sido o dote da mulher, vestida como uma ornamento. Ambas as teorias podem ser verdade, e qualquer uma explica a urgência da busca da mulher, e a extensão da sua alegria quando a moeda que falta é encontrada.
  4. 4. Valorize os pequenosdetalhes A mulher tinha 10 (dez) dracmas perdeu apenas 1(uma) ficou com 9 (nove), com a maioria, mas, antes de perder a segunda, ou a terceira, parou, para costurar a carteira, parou para estancar o prejuízo.
  5. 5. Significado da palavra Significado de Dracma: moeda grega de prata. Portanto tinha valor de troca. Mas, podemos substituir a “Dracma” da parábola por algo de valor em sua vida. Por exemplo: fé; esperança; talento; a recuperação de um filho perdido; compromisso com Deus; intimidade e comunhão com o Senhor; persistência na leitura da Bíblia e na oração; unção; alegria para louvar; prazer em trabalhar na casa de Deus, etc. Enfim, algo de valor para você mas que foi perdido...
  6. 6. Achados e PerdidosReencontrando os valores perdidos Sumiu a Dracma Da Justiça; Da Paz; Da Alegria; Da Fé; Da Obediência; Da Humildade; Da Fidelidade; Da Gratidão.
  7. 7. Resgate os valores perdidosPoderíamos listar muitas coisas que temos perdido em casa:o respeito pelo conjuge;o carinho de um para com o outro;a falta de tempo de qualidade dedicado aos filhos;a falta de um altar de oração contínuo ao Senhor;a falta de ensino sistemático da Palavra de Deus aos filhos;a falta do sacerdócio do marido;a falta de sabedoria da esposa na edificação das coisas práticas do lar;o fato de os filhos deixarem de honrar os pais.Enfim, são muitas coisas.Cada qual precisa identificar as dracmas que perdeu.
  8. 8. Para resgatar os valoresperdidos O que precisamos fazer diante desse quadro? A parábola nos ensina: devemos acender a candeia, varrer a casa e sair à procura da dracma de maneira diligente (até encontrá-la). Precisamos esquadrinhar tudo, olhar em todos os cantos, iniciar um exame minucioso, vasculhar com apetite, e não descansar antes de termos de volta as dracmas que se perderam.
  9. 9. Acenda a candeiaVeja João 8:1212 Então Jesus tornou a falar- lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. O comprometimento com o Cristianismo ILUNINARÁ sua vida!
  10. 10. Housekeeping Significa varrer a casa: Eliminar o inútil; Colocar em ordem; Promover a limpeza; Manter a higiene.
  11. 11. Colocar a casa em ordemIsaias 38: 11 Naqueles dias Ezequiasadoeceu e esteve à morte. Eveio ter com ele o profetaIsaías, filho de Amós, e lhedisse: Assim diz o Senhor: Põeem ordem a tua casa, porquemorrerás, e não viverás.
  12. 12. Viagem no tempo Ambiente Histórico Ezequias Reinado de Reinou 716 a 687 a.C ACAZ Reinou 29 anos Péssimo Rei Nação Paganizada por seu pai; II Crônicas 28:24e25 Decadência moral; Distancia dos Decadência espiritual; Princípios da aliança Dependência da Assíria (Atual Iraque) com Deus 24 Ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, fê-los em pedaços, e fechou as portas da casa do Senhor; e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. 25 Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses, assim provocando à ira o Senhor, Deus de seus pais.
  13. 13. Housekeeping de Ezequíasmoral e espiritual II Crônicas 29 e 31 a sequencia Ezequias explica aos sacerdotes e aos levitas II Crônicas 29:5 – 11 (Identificou o que não era bom) 5 disse-lhes: Ouvi-me, ó levitas; santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santo lugar a imundícia. 6 Porque nossos pais se houveram traiçoeiramente, e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor nosso Deus; deixaram-no e, desviando os seus rostos da habitação do Senhor, voltaram-lhe as costas. 7 Também fecharam as portas do alpendre, apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santo lugar ao Deus de Israel. 8 Pelo que veio a ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e ele os entregou para serem motivo de espanto, de admiração e de escárnio, como vós o estais vendo com os vossos olhos. 9 Porque eis que nossos pais caíram à espada, e nossos filhos, nossas filhas e nossas mulheres estão por isso em cativeiro. 10 Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira. 11 Filhos meus, não sejais negligentes, pois o Senhor vos escolheu para estardes diante dele a fim de o servir, e para serdes seus ministros e queimardes incenso.
  14. 14. Housekeeping de Ezequías II Crônicas 29:16 – 18 (Limpeza e Descarte) 16 Também os sacerdotes entraram na parte interior da casa do Senhor para a limparem, e tirarem para fora, ao átrio da casa do Senhor, toda a imundícia que acharem no templo do Senhor; e os levitas a tomaram e a levaram para fora, ao ribeiro de Cedrom. 17 Começaram a santificá-la no primeiro dia do primeiro mês, e ao oitavo dia do mês chegaram ao alpendre do Senhor, e santificaram a casa do Senhor em oito dias; no décimo sexto dia do primeiro mês acabaram. 18 Então foram ter com o rei Ezequias no palácio, e disseram: Acabamos de limpar toda a casa do Senhor, como também o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a mesa dos pães da proposição com todos os seus utensílios.
  15. 15. Housekeeping de Ezequías II Crônicas 29:25 ~ 30 (Colocar em ordem) 25 Também dispôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas conforme a ordem de Davi, e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque esta ordem viera do Senhor, por meio de seus profetas. 26 E os levitas estavam em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas. 27 E Ezequias ordenou que se oferecesse o holocausto sobre o altar; e quando começou o holocausto, começou também o canto do Senhor, ao som das trombetas e dos instrumentos de Davi, rei de Israel. 28 Então toda a congregação adorava, e os cantores cantavam, e os trombeteiros tocavam; tudo isso continuou até se acabar o holocausto. 29 Tendo eles acabado de fazer a oferta, o rei e todos os que estavam com ele se prostraram e adoraram. 30 E o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem ao Senhor com as palavras de Davi, e de Asafe, o vidente. E eles cantaram louvores com alegria, e se inclinaram e adoraram.
  16. 16. Casa em ordem sinônimo devitória II Reis 20:1~5 – Vitória contra sua doença 1 Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás. 2 Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: 3 Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo. 4 E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: 5 Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.
  17. 17. Casa em ordem sinônimo devitóriaII reis 18:8 – Vitória contra os Filisteus8 Feriu os filisteus até Gaza e os seus termos, desde a torre dosatalaias até a cidade fortificada.II Reis 18:13 – Vitória contra os Assírios13 No ano décimo quarto do rei Ezequias, subiu Senaqueribe, rei daAssíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
  18. 18. Escolha certaQuais dracmas vou colocar na carteira? Você deve escolher alguns Valores que devem orientar a sua vida para um comprometimento e compromisso com DEUS 1. Escolha DEUS Deus é fiel ele é o melhor para você Veja Êxodo 20:2e3 2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim.
  19. 19. Escolha certa Quais dracmas vou colocar na carteira? 2. ESCOLHA O AMOR acima de tudo , ame a todos. O Amor jamais acaba I Cor. 13:8 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Ame aos outro como você ama a você mesmo Mateus 22:39 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Todos vossos atos sejam feito com amor I Cor. 16.14 14 Todas as vossas obras sejam feitas em amor.
  20. 20. Escolha certa 3. ESCOLHA A VERDADE Faça o que é verdadeiro – e diga também a verdade Provérbios 12:22 22 Oslábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite. Colossenses 3:9 9 não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, 4. ESCOLHA A PAZ Promova a paz Romanos 12:16 16sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;
  21. 21. Escolha certa 5. ESCOLHA AUTO-CONTROLE A Dracma que evita os conflitos. Provérbios 25:28 28Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. Provérbios 20:11 11 O tolo derrama toda a sua ira; mas o sábio a reprime e aplaca. O que é CONFLITO? Divergência de interesses, objetivos, valores, percepções, idéias, ritmos, etc. Entre duas ou mais pessoas. Pode ser causado por má comunicação, diferenças individuais ou coletivas, resistências, relacionamentos.
  22. 22. Teste os seus valoresdilemas da vida 1. Você é um péssimo aluno em MATEMÁTICA precisa de nota 9,0 para passar. Alguém lhe diz que consegue cópia da prova por R$ 50,00 – Você compra? 2 .Você tem contrato com um “Marceneiro” para fazer um trabalho, mas descobriu outro mais barato, você quebra o contrato? 3. Seu cunhado falou mal de você no seu emprego e você perdeu sua promoção por causa disso. Sua Irmã pede para você esquecer o caso. Você esquece? 4. O dinheiro está curto. Você trabalha duro, mas as contas estão se acumulando. Você nota que o prêmio da loteria está bem alto. Você aposta? 5. Seu tio vai jantar na sua casa. Você pendura rapidamente o quadro que ele lhe deu de presente no natal, aquele que guardou porque não gostava? 6. Você foi promovido no lugar de outro empregado por ter mais tempo de casa. Mais tarde você descobre que os registros estavam errados e o outro é mais velho no emprego que você. Você conta a seu chefe? OUTRAS QUESTÕES: Troco, Preço trocado no supermercado, Prestações, Dinheiro emprestado, etc.
  23. 23. Teste os seus valoresdilemas da vida 7. Ao sair de um supermercado, você percebe que a caixa lhe deu R$ 50 a mais de troco. Você volta e devolve o dinheiro? Sim Não 8. Você encontrou uma brecha para sonegar imposto de renda, escondendo parte do seu rendimento. Você faz isso? Sim Não 9. O estacionamento do shopping está lotado – exceto pelas vagas reservadas a deficientes físicos. Você estaciona o carro numa dessas vagas? Sim Não 10. Você descobre que é possível fazer um “gato” da sua TV por assinatura pagando apenas um ponto. Você faz isso? Sim Não
  24. 24. Teste os seus valoresdilemas da vida11. Você precisa de envelopes e canetas em casa. Você os pega naempresa em que trabalha? Sim Não12. Você encontra uma carteira na rua com R$ 100, sem endereçodo dono. Você entrega a carteira numa delegacia? Sim Não13. Você vê o cônjuge de sua/seu melhor amiga/o andando de mãosdadas com um estranho. Você se sente obrigado a contar ao seuamigo(a)? Sim Não
  25. 25. Teste os seus valoresdilemas da vida 14. As toalhas do banheiro do hotel em que você está hospedado são muito bonitas e de boa qualidade. Você coloca uma delas na mala e a leva para casa? Sim Não 15. Está chovendo e você espera pelo ônibus numa longa fila. Quando o ônibus chega, você percebe que não há lugar para todos e você não vai conseguir entrar se não passar a frente das pessoas. Você fura a fila? Sim Não 16. Um amigo oferece a você, de graça, uma cópia ilegal de um caro software de computador. Você o aceita e o instala no seu computador? Sim Não
  26. 26. Retrato da sociedade Você passaria no Teste da Honestidade? • Toalhas do Hotel: São Paulo: 13% dos entrevistados disseram que pegariam.
  27. 27. Retrato da sociedade “Gato” da TV por assinatura: São Paulo: 41% dos entrevistados disseram que fariam “gato” da TV por assinatura. Belo Horizonte: 36% dos entrevistados disseram que fariam “gato” da TV por assinatura.
  28. 28. Retrato da sociedade Sonegação de Imposto de Renda: 29% dos brasileiros responderam que escondem parte de seus investimentos para sonegar impostos. Devolução do Troco: Três quartos dos brasileiros responderam que devolveriam o troco que receberam a mais.

×