Os Astros

54,713 views

Published on

Published in: Technology, Education
6 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
54,713
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
40
Actions
Shares
0
Downloads
72
Comments
6
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Os Astros

  1. 1. ASTROS F ILIPE E GABRIEL. Turam 41 ASTROS ASTROS
  2. 2. O que são astros? De qualquer parte da superfície terrestre, numa noite sem nuvens, é possível ver uma infinidade de pontos brilhantes no céu. Estes pontos luminosos são chamados de astros e podem ser classificados em: astros luminosos e astros iluminados .
  3. 3. Os astros luminosos são os astroOs que possuem luz própria, as estrelas. Os astros iluminados são os astros que não possuem luz própria. Eles são iluminados pelas estrelas e refletem a luz que recebem, por isso podem ser vistos. Os principais astros iluminados são: os planetas e os satélites .
  4. 4. Qual o tamanho dos astros? A figura abaixo dá uma idéia do tamanho de alguns astros do Sistema Solar e estrelas. Planetas telúricos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), planetas anões (Éris, Plutão e Ceres), satélites (Lua; Io, Europa, Ganimede e Calisto; Titã; Tritão; Caronte) e outros (Sedna). Para referência, diametro equatorial da Terra é de 12756 km.
  5. 5. Aquecimento global e o aparecimento de hidrometeoritos O cientista espanhol Jesus Martinez-Frias disse que o aquecimento global pode ser o responsável pelos aparecimentos de hidrometeoritos, grandes blocos de gelo que caem do céu em dias limpos. "Não estou preoc... Lido 2197 Vezes Categoria: Universo
  6. 9. Como sugiram os astros? Sol e a Lua
  7. 10. provavelmente, a Lua nasceu de uma pancada que a Terra levou. Há mais de 4 bilhões de anos, nosso planeta teria sofrido o maior impacto de sua existência: bateu de frente com outro planeta, um colosso do tamanho de Marte que atravessou a sua órbita. Como o astro desavisado era menor, ele acabou em estilhaços.
  8. 11. Os grãos, com o tempo, foram se juntando para formar rochas mais volumosas, que se chocavam umas com as outras, criando corpos ainda maiores. As rochas que se tornaram grandes e fortes sobreviveram como planetas - entre elas, a que chamamos hoje de Terra. Embora ainda não existam provas definitivas de que a colisão espacial tenha realmente acontecido, essa é, de longe, a teoria mais aceita sobre o surgimento da Lua.
  9. 12. Um fortíssimo argumento a seu favor é o fato de a concentração de 2% de ferro do centro do satélite ser praticamente igual à encontrada nas camadas mais superficiais da Terra - justamente as que teriam sido atingidas pela pancada.
  10. 13. " Além disso, a composição das pedras lunares é bastante parecida com a das rochas do manto terrestre, a camada que fica logo abaixo da superfície do planeta. É mais um ponto em comum entre os dois astros", diz o geofísico Lon Hood, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

×