Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Realidade Aumentada

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Realidade Aumentada

  1. 1. Realidade Aumentada Grupo Ouro
  2. 2. O que é? Realidade aumentada é a mistura do mundo real com o mundo virtual, geralmente utilizando câmeras para captura do cenário real, exibindo o resultado no monitor de algum dispositivo. No exemplo ao lado, o modelo 3D do jogador de baseball aparece sobre a figurinha quando exibido na frente de uma webcam.
  3. 3. Pra que serve? Muitas são as possibilidades da realidade aumentada. Ela vem sido bastante utilizada em campanhas de marketing e vendas como forma de atrair consumidores, fidelizar clientes e demonstrar produtos.
  4. 4. Pra que serve? No exemplo ao lado, uma construtora utilizou a tecnologia para reproduzir a maquete do prédio que seria lançado e aumentar o interesse do público alvo.
  5. 5. Pra que serve? Projetar modelos 3D, animações e objetos virtuais nas imagens reais dos usuários tem sido interessante, mas esse não é o único futuro da Realidade Aumentada. Recentemente, o avanço no reconhecimento de imagens tem permitido extrair mais informações que posições 3D de objetos reais e apresentar informações extremamente úteis baseadas no cenário real. Dessa forma, a realidade aumentada poderia ser, de fato, uma tecnologia assistiva de grande utilidade geral.
  6. 6. Pra que serve? O aplicativo ilustrado ao lado funciona em smartphones e reconhece quinas, paredes e medidas de uma construção. Assim, é possível construir a planta baixa do imóvel através de uma simples filmagem com um telefone.
  7. 7. Pra que serve? Este outro aplicativo (AR Maps) é bem interessante porque une o cenário real do usuário e posição do GPS para reconhecer a posição e direção do usuário em um mapa 3D. O que o aplicativo faz, de fato, é o trabalho mental que sempre tivemos até então de associar o que vemos do mundo real com os símbolos que vemos nos mapas.
  8. 8. Pra que serve? Um passo muito importante na evolução da Realidade Aumentada como ferramenta cotidiana é a união do reconhecimento de imagens com buscadores. No exemplo conceitual ao lado, o aplicativo reconhece o foco de interesse do usuário na cena (o prédio), realiza uma busca, e retorna informações importantes.
  9. 9. Pra que serve? Esse tipo de tecnologia vem sido bastante promissora e parece ser muito usada no recém anunciado Google Glass. Em um vídeo promocional do gadget, o sistema exibe informações de tempo quando o usuário "olha" para o céu. A tecnologia também é usada em outros contextos pelo dispositivo.
  10. 10. Como funciona? Basicamente, a ideia é sobrepor imagens, gráficos, sons e sensores em tempo real, de forma com o que visualizamos seja atualizado de acordo com nossas ações e alterações do ambiente.
  11. 11. Qual o futuro?
  12. 12. Referências ● 15 campanhas inteligentes com realidade aumentada: http://exame.abril. com.br/marketing/noticias/16-usos-inteligentes-de-realidade-aumentada- em-campanhas ● Referencial técnico: http://realidadeaumentada.com.br/home/index.php? option=com_content&task=view&id=1&Itemid=27 ● Projetos de pesquisa: http://www.sonycsl.co.jp/project/ar/ref.html ● Como funciona a realidade aumentada: http://www.computacao-em-acao. com/2009/07/como-funciona-realidade-aumentada.html ● Ray Ban Virtual Mirror: http://www.ray-ban.com/usa/science/virtual-mirror

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • claudiobarradas999

    Oct. 21, 2013

Views

Total views

357

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

16

Actions

Downloads

5

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×