Energias Alternativas

4,214 views

Published on

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Energias Alternativas

  1. 1. Energias Alternativas
  2. 2. A energia é a força em acção, a capacidade que uma máquina ou um ser vivo tem para realizar um trabalho.
  3. 3. As ondas do mar, as correntes e as marés possuem uma energia que, como vemos na foto, é capaz de movimentar o surfista.
  4. 4. As energias alternativas são os tipos de energia que propõem um aproveitamento de forças energéticas diferentes das tradicionalmente usadas, como o petróleo e o carvão., cujos recursos são limitados , mais tarde ou mais cedo acabarão por se esgotar; ou como as centrais térmicas e nucleares que são muito prejudiciais ao ambiente..
  5. 5. Nas energias alternativas englobam-se muitas das energias renováveis, que são todas aquelas fontes de energia que a natureza gera continuamente. As suas fontes são: O vento: energia eólica; O Sol: a energia solar; A água: mini hidráulica com pequenas barragens que não causam impacto ambiental ou o aproveitamento de cascatas ou a energia das ondas e das marés; O calor gerado pelo interior da Terra: a geotérmica; ou a biomassa, que é a matéria orgânica produzida pelos seres vivos que também pode ser utilizada para fazer energia.
  6. 6. A força do sol: A energia solar é imprescindível para a vida, pois é necessária para a fotossíntese das plantas e para produzir ou facilitar a vida animal, mas nos últimos anos utiliza-se para produzir electricidade, calor…
  7. 7. A força do vento: Do mesmo modo que antigamente se aproveitava a energia do vento para mover as velas dos moinhos, esta também se pode usar para movimentar as hélices das turbinas que geram energia eléctrica, é a energia eólica, assim chamada porque o Deus Grego do vento se chamava Éolo.
  8. 8. A força da vida: Da biomassa, isto é da matéria que constitui os seres vivos, também se pode obter energia. É também uma forma de reciclar resíduos e lixos, mas levanta o problema da instalação dos aterros e incineradoras, maus cheiros, fumos…
  9. 9. A força das águas: Para alem das centrais hidroeléctricas, podemos aproveitar as energias das águas utilizando a força das marés e das ondas, dos rios e ribeiros e até energia térmica dos oceanos, que consiste em transformar em energia a diferença de temperatura entre a água da superfície dos oceanos tropicais e a água a 100m de profundidade.

×