Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cartilha1

235 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Cartilha1

  1. 1. CURSO: PEDAGOGIA ANHANGUERA EAD DESAFIO DE APRENDIZAGEM: PROJETO MULTIDICIPLINAR llTUTORA PRESENCIAL: RASEMARY DE OLIVEIRA MIRANDAPROFESSORA A EAD: JÓRIA PESSOA DE OLIVEIRA SILVA GRUPO: DAIANE DARLENE JOSIANE SARA
  2. 2. TEMA: FAMÍLIA E ESCOLA, JUNTOS NUMA PARCERIA PELAEDUCAÇÃO.CARTILHA ESPLICATIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONCIENTIZAÇÃO DAFAMILIA NO SEU PAPEL JUNTAMENTE COM A ESCOLA, NA EDUCAÇÃO DESEUS FILHOS.ABORDAM-SE POR MEIO DESSA CARTILHA ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUEENVOLVEM A EDUCAÇÃO EM UM TODO. DE FATO, QUAL É A IMPORTÂNCIA DAPARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA? COMO NÓS EDUCADORES,PODEMOS AJUDAR NA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS? É TAREFA SÓ DAESCOLA EDUCAR E ENSINAR O ALUNO?NÃO DA PARA FALAR DE EDUCAÇÃO SEM ANTES TER UMA REFLEXÃO DANOSSA OBRIGAÇÃO COMO EDUCADORES E ALERTAR AS FAMILIAS SOBRE OSEU REAL PAPEL.. A família é à base de tudo na vida de uma criança principalmente na sua vidaescolar, por isso e superimportante a interação da família com a escola, poisessa interação ajuda muito no desenvolvimento da criança e aumenta mais oseu rendimento escolar. O trabalho da escola juntamente com a família podeauxiliar na educação da criança formando-a um ser humano global.. A família pode nos ajudar como educadores, primeiramente com a suaparticipação nas atividades escolares do seu filho,trabalhando sempre em conjunto com a escola buscando fundamentos e apoiopara o auxílio na educação dos seus filhos possa também nos ajudar nodesenvolvimento dessa criança quanto um ser que dentro da socialização,aprender a coviver com culturas diferentes, raças, condições econômicasdiferentes entre outros pontos e assunto com a escola, oferecerá a essacriança e também a sua família que estando acompanhado o andamentoescolar dessa criança, poderá também desenvolver as questões e projetos quea escola propõe dentro de casa e assim reforçando sempre a aprendizagem eo crescimento dessa criança, assim podendo atender todas as crianças com aajuda e a participação das famílias dentro da escola, favorecendo o sucessoescolar dessa criança..É importante que o professor esteja sempre ciente que é tarefa dele promoveruma educação e um ensino de qualidade para seus alunos, sabemos queexistem muitas barreiras que o impede de formar indivíduos capazes dedesenvolver um bom aprendizado, mas se escola e família entrarem juntosnessa batalha sairemos vencedores, e conseguiremos ajudar nossoseducandos na busca pelos seus conhecimentos formando assim suaautonomia desenvolvendo a capacidade de se expressar.
  3. 3. A CRIANÇA DEVE BUSCAR NA ESCOLA UM SABER INCONDICIONAL PARA FORMARÇÃO DE SEUS CONHECIMENTO.
  4. 4. A CRIANÇA DEVE TER CONTATO COM LIVROS DES DE CEDO PARA SEFORMAR O HABÍTO DE LER, É IMPORTÂNTE QUE OS PAIS LEIEM HISTÓRIASPARA SEUS FILHOS, POIS UMA BOA HISTÓRIA DESPERTARÁ SUACURIOSIDADE E SEU INTERECE PELA LEITURA. AS ESCOLAS PRECIZAM TERUMA BIBLIOTECA AMPLA E VARIADA PARA QUE OS ALUNOS TENHA BASTANTECONTATO COM LIVROS.
  5. 5. Os livros são importantes na formação da criança. Ajude seus filhos nas taréfas escolares.Encentive seu filho a ler.
  6. 6. Os pais devem incentivar os alunos a ir à escola, auxiliar nos deveres de casa,participar da vida escolar de seus filhos para que eles desenvolvam o interessepela busca de novos conhecimentos. Pois a integração dos pais com a escolae professores é fundamental para a formação da criança.
  7. 7. A formação integral do aluno é responsabilidade dos pais e dos educadores, por isso éimprescindível à intensificação do entrosamento familiar e escolar através daconvivência, a família deve participar ativamente da vida escolar do aluno, conhecerbem as pessoas que lidam com seu filho no dia a dia, interar-se da linha filosófica epedagógica da instituição é principalmente, assimilar e vivenciar a essência de suamissão educacional. A escola deve sempre atenta ao desenvolvimento do aluno paraatender ele bem e muitas vezes solicitado à presença da família.
  8. 8. “Educar é permitir que o outro desenvolva suas faculdades na medida de suas necessidades e de seus interesses”. ( Paulo Freire)TODA CRIANÇA TEM O DIREITO A UM LAR, FORMADO POR UMA FAMILIA QUE AAME E A RESPEITE COMO UM SER CAPAZ DE SE EXPRESSAR E FORMARSUAS OPINIÕES E SUA VISÃO DE MUNDO. PARA PROPICIAR UMA FORMAÇÃOGLOBAL AO ALUNO, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR ESTEJA PREPARADO“EM VÁRIOS ASPECTOS” É IMPORTANTE TAMBÉM CONHECER A VIDA DOSAPRENDIZES, E QUE AS FAMÍLIAS FAÇAM PARTE DESSA FORMAÇÃO.
  9. 9. 24 DE ABRIL DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLAPARA QUE A FAMÍLIA PARTICIPE DA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS, AESCOLA DEVE PROPCIAR FORMAS DE APROXIMAÇÕES QUE SURGEMEFEITOS QUE SEJAM EFICAZES E BEM ELABORADOS COMO POR EXEMPLO:- ELABORAR PROJETOS QUE VIZAM A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA.- MOTIVAR OS PAIS A COMPARECEREM NAS REUNIÕES ESCOLARES.- DEIXAR CLARO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDAESCOLAR DE SEUS FILHOSORIENTA- LOS E DEIXA- LOS A PAR DE TUDO QUEACONTECE NA ESCOLA COM RELAÇÃO A SEUS FILHOS.- POSSIBILITAR A AMPLIAÇÃO DE ESPAÇOS DE INTERAÇÃO E DIÁLOGO ENTREA FAMÍLIA E A ESCOLA.
  10. 10. FILHOS, REFLEXOS DOS PAIS.Devemos nos atentar no que estamos passando para nossos filhos, as crianças seespelham no outro para buscar conhecimentos, dessa forma, nossas ações são paraeles um exemplo a se seguir, devemos analisar se os ambientes frequentados pelosnossos filhos são adequados para que eles tenham uma boa formação comoindividuo.
  11. 11. Forma de divulgação:Através do blog: ddjs.pedagogia@yahoo.comAtravés deste blog foi exposta uma cartilha educativa, em prol daconscientização das famílias juntamente com a escola sobre o seu real papelna educação, com um todo.Foi também colocado vários temas sobre a família e sua participação noâmbito escolar de seus filhos, esse blog foi divulgado através da secretaria deuma escola que atinge educação infantil e educação fundamental, aguçando acuriosidade dos pais em se informar e se conscientizar sobre um assunto tãoimportante para a sua interação com a escola aonde seu filho se forma umcidadão de formação global.Será de suma importância que essa cartilha circule não só nos blogsseguidores mas também em toda as redes sociais, como Orkut, Email,Facebook, twitter. Para que essa parceria entre escola e família seja muito bemvista como um acréscimo na vida de cada educando, esse foi o nosso objetivoem divulgar essa cartilha educativa através do blog.
  12. 12. REFERÊNCIASwww.portaldafamilia.org/escola/escola.shtmlverafontes.blogspot.com/2011_04_01_archive.html - Em cache .Acesso em10/09/2011<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/cartilhaziraldo.pdf>. Acesso em 26/08/2011.<http://sitesms.curitiba.pr.gov.br/saude/areastematicas/saude_adolescente/Guia%20Nossos%20Adolescentes.pdf>. Acesso em: 26/08/2011.<http://www.cevahumos.org.br/livros/Para%20educadores.pdf>. Acesso em:26/08/2011.www.portaldafamilia.org/escola/escola.shtml.Acesso em 26/08/2011.<http://www.educacao.es.gov.br/download/cadernopedagogicofamilia2011.pdf>Acesso em:10/09/ 2011.Livro, plt, brinquedoteca. No diagnóstico e intervenção em dificuldadesescolares.Antonia Cristina Peluso de Azevedo.CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 6. Acesso em 10/09/2011.www.fotosearch.com.br/clipart/família.html - Acesso em 14/09/2011fottus.com/pessoas/65-fotos-de-pais-e-filhos/ - Acesso em 14/09/2011www.youtube.com/watch?v=NlJZLwsJuUg27 dez. 2006 - 2 min - Vídeo enviado porbrunokarter- Acesso em 06/10/2011PLT (PROGEAMA LIVRO TEXTO) BRINQUEDOTECA NO DIAGNÓSTICO EINTERVENÇÃO EM DIFICULDADES ESCOLARES. (Antonia Cristina Peluso deAzevedo).

×