Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Vasco 5º a

1,256 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Vasco 5º a

  1. 1. A origem dos Romanos
  2. 2.  Provenientes de Roma (Península Itálica). Povo ambicioso, com prática militar em guerras e lutas. Vieram para a Península Ibérica atraídos pelas riquezas naturais existentes. Eram muito competitivos a nível comercial com outros povos.
  3. 3. Os Romanos eram um povo muito experientenas atividades comerciais, tendo como objetivoprincipal o domínio total do comércio. Quer por Mar Terra
  4. 4. Império Romano (Estado governado por povose territórios diferentes).Governado por um Imperador.
  5. 5.  A resistência dos Lusitanos, chefiada por Viriato. Homens fortes e corajosos. Experientes em construir armadilhas e ciladas. Usavam um escudo pequeno e redondo suspenso ao pescoço por correias, usavam também facas e punhais. Refugiavam-se nas montanhas. Estes fatores dificultaram aos romanos a conquista da Península Ibérica, pois o povo lusitano era forte.
  6. 6. foi uma forma inteligente que os Romanos usaram para integrarem os seus Hábitos Religião Língua sem violência nem pressões Cultura Costumes
  7. 7.  Moeda - Facilitava as trocas comerciais. Língua - O latim passa a ser a língua oficial do Império, para assim facilitar a comunicação entre os povos. Direito Romano - Conjunto de leis que todos os habitantes tinham de cumprir. Construção de estradas e pontes - Através destas vias as trocas comerciais eram mais rápidas, assim como a própria deslocação entre regiões. Fundação de cidades - Todas elas praticamente com as mesmas características.
  8. 8.  Construções publicas - A construção de templos para rezar e venerar os deuses. Os teatros e termas eram locais de convívio e cultura. Os aquedutos foram muito importantes para o fornecimento da água às cidades. Exército – Faziam cumprir as leis do Império e mantinham a ordem e segurança.
  9. 9.  Foi na Judeia que nasceu Jesus Cristo, região esta que fazia parte do Império Romano. Nasce assim uma nova religião, o Cristianismo religião monoteísta, acreditavam na existência de um só Deus. Tinha como princípios: Humildade Paz Igualdade entre os seres humanos Caridade Condenação de atos de violência e injustiça
  10. 10.  Foi uma religião que teve muitos seguidores, com fé que seria Jesus Cristo a libertá-los do domínio Romano, por esse motivo foram queimados vivos, atirados aos animais ferozes e crucificados. No ano 313 o Imperador Constantino concedeu a liberdade de escolha da religião. No ano 380 o Imperador Teodósio declarou o Cristianismo a religião oficial de todo o Império Romano.
  11. 11.  Era cristã – o Cristianismo atingiu um grande número de adeptos e grande importância na história do mundo. Jesus Cristo passou a ser uma referência na contagem do tempo. Utilizam-se as seguintes unidades de medida. O ano (365/366 dias) A década (10 anos) O século (100 anos) O milénio (1000 anos)
  12. 12.  No séc. V o Império Romano, principalmente as suas fronteiras foram invadidas por povos que queriam melhores condições de vida, os Bárbaros puseram fim ao Império Romano.
  13. 13.  Ainda no séc. V os Suevos e Visigodos fixaram-se na Península Ibérica. Suevos fixaram-se Visigodos fixaram-se em Braga em Toledo Séc. VI os Visigodos vencem os Suevos passam a controlar a Península Ibérica.O contacto com os povos Bárbaros levou a escolher o latim como língua oficial e o Cristianismo como religião.
  14. 14. Trabalho realizado por Vasco Ferreira5ºA nº28

×