Tecnologia e inclusão social - obra de Mark War Warschauer

2,795 views

Published on

Apresentação da obra "Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate", realizada na reunião ordinária do Grupo de Pesquisa Educação e Ciberespaço (Educaciber). Informações em: www.gpeducaciber.blogspot.com.br.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,795
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
69
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tecnologia e inclusão social - obra de Mark War Warschauer

  1. 1. Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura Apresentação: Daniel Augustin PereiraTecnologia e inclusão social A exclusão digital em debate
  2. 2. Sobre a obra-Conteúdo escritoprincipalmente em 2001;-Lançada em 2003;-Traduzida no Brasil em 2006;-Pesquisas na China, Índia,Brasil, EUA, Egito.Título original:Warschauer, M.. Technologyand social inclusion:rethinking the digital divide.Cambridge, MA: MIT Press,2003.
  3. 3. Sobre o autor-Professor dos Deptos. deEducação e deInformática da Univ. daCalifornia-Autor de 8 livros e cercade 100 artigos sobretecnologia, linguagem,letramento, educação einclusão social-Livro mais recente:Warschauer, M.. Laptops Contatos:and literacy. New York: markw@uci.eduTeachers College Press, @markwarschauer (Twitter)2006.
  4. 4. Computadores e internet... Projeto “Hole in the wall” Índia, Nova Délhi, 2000. http://www.youtube.com/watch?v=oLoAwfNGnZ4
  5. 5. Computadores e internet... Concurso “Cidade da Era da Informação” Irlanda, 1997. US$ 22 milhões para a cidade vencedora: Ennis US$ 1,5 milhão para as 2as colocadas “as três cidades classificadas em segundo lugar tinham mais a mostrar sobre suas iniciativas de promover a inclusão social do que a vencedora”
  6. 6. Computadores e internet... Laboratório-modelo de informática Egito Usaid + governos + Faculdade de Educação “o objetivo era estabelecer um programa-modelo de treinamento de professores em aprendizagem auxiliada pela informática num dos departamentos da faculdade”
  7. 7. Erros sobre a Exclusão Digital“projetos fiscalizavam muito mais o fornecimento dehardware e software, e davam pouca atenção aos sistemassocial e humano”-Dificuldade em superar o sentido original de exclusão digital,que atribui importância dominante a computadores econectividade-Não existe divisão binária da exclusão digital-Tecnologia e sociedade são co-constitutivase estão entrelaçadas, sem espaço parahipóteses de causalidade
  8. 8. Era da Informação...1) ciência e a tecnologia cada vez mais relevantes, assim como a necessidade de qualidade da informação e da melhoria dos processos2) as atividades ligadas ao processamento de informações ganham um espaço crescente em comparação a atividades industriais ou de serviço3) os avanços tecnológicos existentes possibilitam a implementação de uma organização baseada em rede4) não mais as barreiras entre nações são limitantes para a organização ou a atuação do capital, da produção, da administração, da tecnologia e das informações.
  9. 9. Premissa“(…) a capacidade de acessar, adaptar ecriar novo conhecimento por meio do usoda nova tecnologia da informação ecomunicação é decisiva para a inclusãosocial na época atual.”
  10. 10. Os quatro recursosRecursos físicos:Computadores e conectividade-Acesso a máquinas-Pessoas conectadas (inclusive iniciativas para conectaraqueles que ainda não estão)Ex: acesso a serviços online disponibilizados por prefeiturase outras entidades.
  11. 11. Os quatro recursosRecursos físicos:Computadores e conectividadeNo entanto, a existência de equipamentoconectado à internet não é suficiente, visto que outrosfatores influenciam tanto na maneira quanto na própriafacilidade que as pessoas têm para acessar a internetPortanto…“Os computadores e a internet não têm muita utilidade semconteúdo e aplicações que atendam às necessidades daspessoas”
  12. 12. Os quatro recursosRecursos digitais:Conteúdo e linguagem-Atender às necessidades das pessoas;-Com a internet, a falta de informações foi superada?-Desenvolvimento de conteúdo local relevante: educação,saúde pública, cultura e assuntos comunitários;“A língua é um dos problemas mais complexos em relação aconteúdo, TICs e inclusão social. Afeta profundamente amaneira pela qual diversos grupos podem acessar epublicar informações, assim como a extensão pela qual ainternet serve como meio de exressão da identidade cultural”
  13. 13. Os quatro recursosRecursos humanos:Letramento e educação“No macronível, o letramento e a educação em massaservem para acelerar a força motora do desenvolvimentoeconômico, e, assim, criar condições para umatecnologização maior da sociedade.”“A mera existência da internet não criará pesquisadoresentre as pessoas sem base ou habilidades necessárias.”
  14. 14. Os quatro recursosRecursos humanos:Letramento e educação-Ex: Gabriel García Márquez-Cenários educacionais: ênfase no computador?-Letramento informacional“(…) envolvem tanto o conhecimento específico do uso docomputador como habilidades de letramento crítico maisamplas, como análise e avaliação das fontes de informação.”
  15. 15. Os quatro recursosRecursos humanos:Letramento e educação-Conteúdo relevante-Letramento e TICs: ligados ao avanço da comunicaçãohumana; pré-requisitos para a plena participação; envolvemrecepção e produção de informação; ligados à exclusão;precisam de conexão a artefato físico, a fontes deinformação e a habilidades de processar informação;-Educação: interação social, comunidades de prática, EaD-Professores
  16. 16. Os quatro recursosRecursos sociais:Comunidade e instituições-Capital social: relações interpessoais-Influência no desenvolvimento social e humano“Se o capital social no micronível percorre um caminho debaixo para cima, o capital social no macronível vem de cimapara baixo. Refere-se ao modo como as estruturas sociaisdas grandes instituições, particularmente governos,fornecem recursos e apoio e dão ajuda aos indivíduos e àsociedade.”
  17. 17. Os quatro recursosRecursos sociais:Comunidade e instituições-Transparência-Mesonível (sociedade civil)“(…) o capital social preexistente pode ter uma influênciaimportante sobre a capacidade de indivíduos outruposutilizarem a TIC. (…) se adequadamente explorada, a TICpode ser fometada de maneira a estimular o desenvolvimen-to do capital social”
  18. 18. Brasil (história recente)
  19. 19. Brasil (história recente)
  20. 20. Brasil (história recente)
  21. 21. Brasil (história recente)
  22. 22. Brasil (história recente)Dilma Rousseff (2011):“Hoje, no Brasil, quem tem informação tem emprego.”Desafio:-Como preparar os indivíduos para a prática plenada cidadania?-As instituições de ensino estão preparadas para Asessa realidade?
  23. 23. Portanto...
  24. 24. FIM!!! Obrigado! Daniel Augustin Pereira danielaugustinpereira@gmail.comReferência:WARSCHAUER, Mark. Tecnologiae inclusão social: a exclusãodigital em debate. São Paulo:Editora Senac São Paulo, 2006.

×