Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O que é absenteísmo?

0 views

Published on

pequeno contexto sobre o absenteísmo e o impacto causado na empresa e para o funcionário.

Published in: Recruiting & HR
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O que é absenteísmo?

  1. 1. O que é Absenteísmo
  2. 2. Absenteísmo, ou ausentismo - é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não comparecem ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os empregados se encontram ausentes do trabalho, seja por falta, atraso ou a algum motivo interveniente.
  3. 3. Faltas Legais ( Justificadas por Lei ) Casamento Paternidade O restante é considerado Absenteísmo. Ex: - Falta sem Justificativa (motivo p/ advertência), - Atestado Médico, - Suspensão, Falecimento de Parente
  4. 4. Atualmente, considera-se também como absenteísmo, para efeito de avaliação das perdas produtivas, o tempo de trabalho dos empregados perdido com atrasos ao trabalho e com interrupções prolongadas no decorrer da jornada diária de trabalho.
  5. 5. O absenteísmo representa um dos maiores custos de pessoas e um dos maiores responsáveis por perdas de produção no trabalho. ? E QUEM PAGA? VOCÊ!
  6. 6. Custo do Absenteísmo O custo direto do absenteísmo, em geral, está em torno de 1,5% a 4% do valor mensal das folhas de pagamento das empresas. O custo indireto, em geral, é 4 ou 5 vezes maior do que o custo direto, considerando os encargos e benefícios sociais dos afastados, salários dos substitutos, encargos e benefícios sociais, treinamento de substitutos, processos burocráticos, perda de produtividade e alterações de produção, além das despesas de recrutamento e seleção de pessoal que possam ser requeridas por falta de pessoal.
  7. 7. Quando você falta, tem descontos e assim... Olha o que você poderia comprar com tais descontos:
  8. 8. Quais as ações Administrativas que a Empresa pode adotar? 1ª Falta: Passível de Advertência Verbal ou Escrita 2ª Falta: Passível de Advertência Escrita 3ª Falta: Passível de Advertência Escrita 4ª Falta: Passível de Suspensão Excesso de Faltas = DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA
  9. 9. ATESTADO MÉDICO A JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA do empregado ao serviço, por motivo de doença, para não ocasionar a perda da remuneração correspondente, deve ser comprovada mediante atestado médico.
  10. 10. QUAL O CUSTO DE UM ATESTADO MÉDICO… NO MERCADO NEGRO?
  11. 11. Fonte: Associação Brasileira das Empresas de Medicina de Grupo (ABRAMGE)
  12. 12. E QUAL É A CONSEQUÊNCIA? ATESTADO MÉDICO FALSIFICADO – ART. 482,a, CLT: Apresentação de atestado médico falso para justificar ausência ao trabalho é ato faltoso cuja gravidade enseja a quebra de confiança entre o Empregador e a Empregadora. Configurada, pois a hipótese de Improbidade do artigo 482 da CLT, tornando plenamente motivada a demissão.
  13. 13. Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz. Lou Holtz

×