Teoria Sintetica da Evolução 3A

9,146 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,146
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
223
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teoria Sintetica da Evolução 3A

  1. 1. Construindo á EvoluçãoComo a teoria elaborada por Darwin colaborou naconstrução da Teoria Sintética da Evolução.Nome: Beatriz Lucia Leite silvanº 08 - 3º AProfª: Fernanda - biologia
  2. 2. IntroduçãoNesta apresentação, mostraremos, o quanto foi intensa a influência de Darwin na Teoria da evolução
  3. 3. Teoria de DarwinSegundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
  4. 4. Neodarwinismo Essa teoria foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos,tendo como essência noções de seleção natural, que foi criada por Darwin,isso colaborou e muito para essa teoria.
  5. 5. O neodarwismo se baseia na proposta de Darwin,reconhecendo como principais fatores a mutação,recombinação gênica e a seleção natural, ou seja, o neodarwismo é a complementação da teoria de Darwin, com relação ás fontes de variação da população,proporcionando desde 1910 o desenvolvimento da genética e o conhecimento material hereditário(ácidos nucleicos)
  6. 6. Essa teoria utiliza de 4 processos: mutação genética,recombinação,seleção natural e isolamento reprodutivo. Os 3 primeiros, são responsáveis pelas fontes da variabilidade, os 2 últimos, são responsáveis pela variação em canais adaptativos.
  7. 7. O neodarwinismo está baseado nasmesmas ideias do darwinismo.
  8. 8. Exemplos da Atuação da SeleçãoNaturalA seleção natural é a atuação do ambiente sobre as populações, sendo responsáveis pelas mudanças adaptativas das espécies e origem de novas espécies.A seleção natural é consequência de dois fatos: 1) Existe variabilidade entre os indivíduos de uma espécie e a seleção natural atua sobre esta variabilidade.
  9. 9. 2) As espécies produzem descendentes em maior número do que aqueles que poderão sobreviver.O ambiente impõe restrições à sobrevivência de todos como: limite de alimentos, predação, doenças, parasitismo, entre outros.Estas restrições são correspondentes à seleção natural.Os indivíduos mais aptos são aqueles que possuem um número maior de variabilidade genética favorável à sua sobrevivência.
  10. 10.  Portanto podemos dizer que a teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva. Onde pode ser definida como grupamento de indivíduos de uma mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo. E dizer que Darwin foi a base para a Teoria Sintética da Evolução.
  11. 11. Bibliografiahttp://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao19.phphttp://www.colegioweb.com.br/biologia/neodarwinismo.htmlhttp://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1228
  12. 12. CréditosResumo de textos: Beatriz LeiteMontagem de slides: Beatriz LeitePesquisas : Beatriz Leite

×