Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

CoordenaçãO Ficha 2

780 views

Published on

  • Be the first to comment

CoordenaçãO Ficha 2

  1. 1. Escola Básica de Santo António Ano Lectivo 2006/2007 Disciplina de Língua Portuguesa – 8ºAno Docente: Maria João B. Martins Unidade Didáctica: O Texto Narrativo – Sexta-Feira ou a Vida Selvagem de Michel Tournier Conhecimento Explícito da Língua: Coordenação - Orações Coordenadas iniciadas por Conjunções e Locuções Coordenativas Ficha de Aplicação nº2 Nível de Dificuldade: Médio Cotação: 80% Tempo: 25 minutos ▶ Lê atentamente as frases que se seguem e realiza as actividades que te são propostas: 1. Contorna, com uma caneta verde, a conjunção ou locução coordenativa presente em cada frase. 2. Divide as orações de cada frase, colocando uma barra, com uma caneta de cor vermelha. 3. Classifica a oração iniciada pela conjunção ou locução coordenativa – Copulativas, Adversativas, Disjuntivas e Conclusivas. 4. Indica o valor de cada oração coordenada de acordo com a conjunção ou locução coordenativa que a inicia – Valor de adição, de contraste, de alternativa e de conclusão. ▶ Segue o exemplo: Robinson preparava então o jantar, / punha a mesa na sua bela casa / e retirava-se para a gruta. Classificação da oração: Oração Coordenada Copulativa Valor da oração: Valor de Adição 1. A vida seguia o seu curso, mas Robinson sentia necessidade de organizar melhor o seu tempo. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 2. Envergou um traje de cerimónia, abriu um dos mais belos livros e escreveu. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 3. A reserva de tabaco contida no pequeno barril não duraria muito tempo, por isso Robinson poupava tanto quanto possível. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________
  2. 2. 4. Robinson obrigava-se a falar constantemente quer com as árvores, as pedras, as nuvens, quer com as cabras. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 5. Teria deixado alguma fogueira acesa para aqueles lados ou seriam visitantes? Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 6. Robinson escondeu-se rapidamente entre as árvores, porém sem perder de vista os homens invasores. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 7. A primeira nascente de água encontrava-se na orla da floresta, portanto, os índios não tiveram de penetrar muito no interior. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 8. Uma feiticeira velha parava ora diante de um índio, ora diante de outro. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 9. Um índio foi declarado culpado de uma calamidade qualquer, por conseguinte foi cruelmente sacrificado. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ 10. À volta da casa, Robinson não só instalou uma série de poços, como também enterrou dois tonéis de pólvora. Classificação da oração:______________________________________________ Valor da oração:______________________________________________________ Bom Trabalho!

×