Recursos naturais i

5,866 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,866
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,509
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Recursos naturais i

  1. 1. É o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades daspopulações actuais, sem comprometer a capacidade das geraçõesfuturas de satisfazerem as suas próprias necessidades.• O conceito de desenvolvimentosustentável teve origem em 1987 noRelatório Brundtland, publicado CONSUMIDOR RESPONSÁVELpela Comissão Mundial para oAmbiente e Desenvolvimento dasNações Unidas. Cidadão deve combater o desperdício, poupando assim recursos naturais à escala• Década de 2005 a 2014 – Décadadas Nações Unidas da Educação para global.o Desenvolvimento Sustentável.
  2. 2. São formas de energia ou de matéria disponíveis na Terra e que podemser utilizadas pela Humanidade. • Minerais • Renováveis • Energéticos • Não renováveis • Hídricos • Biológicos
  3. 3. RENOVÁVEIS NÃO RENOVÁVEISSão recursos que podem ser São recursos que seutilizados infinitamente, se esgotam num determinadoforem explorados de forma período de tempo, pois asustentável, devido à sua sua velocidades de renovaçãovelocidades de renovação e é lenta.capacidade de manutenção.EXEMPLOS: Hídricos (água), EXEMPLOS: Energia fóssilEnergias alternativas ( energia (carvão, petróleo e gás natural),do Sol, do vento e das ondas) e Minérios ( ouro, prata, cobre, …)Biológicos (florestas, produtos e Energia nuclear.da pesca, pecuária, …).
  4. 4. São concentrações de rocha e minerais na crosta terrestre que podemser explorados. METÁLICOS NÃO METÁLICOS Calcite Ouro Chumbo Grafite Granito Prata Cobre
  5. 5. Geralmente, os recursos minerais são extraídos de MINÉRIOS – sãotodos os minerais em que um ou mais elementos podem ser extraídos deuma forma rentável. GALENA – minério de chumbo CASSITERITE– minério de estanho
  6. 6.  Identificação de jazidas minerais (acumulações de rochas e minerais de interesseeconómico rentável) Abertura de locais de exploração do recurso mineral – pedreiras (a céu aberto) ouminas (galerias subterrâneas) Encaminhamento dos recursos minerais para indústrias transformadoras e utilizaçãocomo matéria-prima.
  7. 7.  A exploração mineira é a causadora de poluição ambiental, alterando profundamentea paisagem da região onde está inserida.  Poluição atmosférica – libertação de poeiras e gases com efeito de estufa.  Poluição aquática – as águas usadas durante a exploração mineira podem ficar contaminadas.  Poluição dos solos – o abandono resíduos da exploração contribui para a poluição dos solos.
  8. 8. Representam a matéria e energia que o ser humano pode obter dosoutros seres vivos. Incluem os recursos agro-pecuários, os recursosflorestais e os recursos marinhos.
  9. 9. RECURSOS AGRO-PECUÁRIOSSão animais e plantas que fornecem alimentos – carne, leite, ovos, frutos,hortaliças – e matérias primas para indústrias.
  10. 10. RECURSOS FLORESTAISSão os produtos da floresta – matérias-primas, alimentos e paisagem pararecreio e lazer.
  11. 11. RECURSOS MARINHOSIncluem os animas marinhos e as algas que fornecem alimentos e matérias-primas.
  12. 12.  AGRICULTURA PECUÁRIA CAÇA PESCA PISCICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL
  13. 13.  A produção e consumo desregrados de recursos biológicos têm consequênciasnegativas para os ecossistemas e também para as populações humanas, como:  Destruição de habitats – a exploração florestal em Portugal está a substituir a floresta por monoculturas de pinheiro e eucalipto, o que provoca o aumento da ocorrência de incêndios florestais e a diminuição da biodiversidade.  Poluição – a agro-pecuária intensiva provoca a poluição da água dos solos, quer pelo excesso de agroquímicos quer por lançamento de excrementos dos animais.  Extinção de espécies – Por exemplo, a sobreexploração de recursos marinhos tem levado a uma diminuição acentuada de espécies marinhas, que poderá levar à sua extinção.

×