Arranjo de mesa de natal feito com garrafas pet

64,816 views

Published on

Aprenda a fazer um arranjo de mesa para enfeitar o seu natal, com um efeito glamouroso, usando a reciclagem.

2 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
64,816
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
38,624
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
2
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Arranjo de mesa de natal feito com garrafas pet

  1. 1. Arranjo de mesa para o natal comreciclagem de garrafas petPreparado por Cláudio Belmudes para a Vila do Artesão
  2. 2. • Vamos separar o material.• Lembre que podemos aproveitar sobras de enfeites antigos ou reciclar os que estão muito usados.
  3. 3. Separe garrafas PET, uma base de MDF ou um papelão redondo bem firme de aproximadamente 16 cm de diâmetro.Tenha também argila, tinta spray metálica ouro ou cobre, uma vela decorativa, um pedaço de fita natalina aramada.
  4. 4. • Separe uma flor natalina artificial ou faça uma de tecido. Clique aqui e aprenda uma em feltro.• Pedaços de festão de mais ou menos 10 cm, arame fino, marcador de CD, reciclados de folhas, galhos, mini pinhas etc., e/ou outros elementos natalinos.• Tenha à mão um ferro de solda, cola quente, tesoura e estilete.
  5. 5. Corte o fundo de uma das garrafas e cole centralizando na base de MDF ou do papelão grosso usando a cola quente.
  6. 6. Depois de colado, pinte com a tinta spray metalizada.Coloque argila, o suficiente para cobrir até a borda o recipiente de PET e pressione.
  7. 7. • Como sugestão para dar maior durabilidade, aplique um pouco de cola branca na base antes de colocar a argila, pois a mesma depois de seca, desidrata e fica solta.
  8. 8. Faça um furo com o dedo no meio da argila e introduza a vela até o fundo. Pressione bem a argila em torno da vela para ela ficar bem presa. Para garantir, coloque um pouco de cola branca antes.
  9. 9. Coloque os galhos do festão em torno da vela pelas extremidades do recipiente de PET. Distribua de forma harmoniosa.
  10. 10. Pinte os elementos desidratados, como folhas, galhos, pinhas e outros enfeites antigos, com a tinta spray.
  11. 11. • A tinta tem secagem rápida, facilitando o projeto.• Agite bem a lata e pinte sempre com uma distância de aproximadamente 30 cm dos elementos.
  12. 12. Coloque os elementos desidratados e pintados no arranjo com cuidado para não quebrarem.
  13. 13. • Vamos preparar um laço para o arranjo?
  14. 14. Para fazer o laço, dobre a fita ao meio como mostra a figura.
  15. 15. Passe uma ponta dobrada por dentro da outra.
  16. 16. Puxe as duas extremidades do laço.
  17. 17. Aperte para deixar o laço firme. Essa é uma sugestão de laço tradicional. Faça o laço de sua preferência, simples ou duplo.
  18. 18. Passe um arame bem fino em volta do laço, dê algumas torcidas e dobre as pontas.
  19. 19. Introduza o laço com o arame na argila e decore com o restantedos elementos desidratados. Continue decorando. Coloque a flor. Use a cola quente para prender os elementos no arranjo, se necessário.
  20. 20. A primeira fase do arranjo está pronta, com todos os elementos que são presos à argila.
  21. 21. • Agora vamos preparar os detalhes especiais feitos com as garrafas pet.
  22. 22. Este é o molde das folhas. Desenhe em uma folha em branco com essas medidas aproximadas. Não precisa ser perfeito, desenhe à mão livre mesmo. Relaxe.
  23. 23. Transfira o desenho para o PET. Use a parte lisa das garrafas. Nasgarrafas de coca, você consegue tirar 2 folhas. Vamos precisar de 10 folhas. Use o marcador de CD para desenhá-las.
  24. 24. Recorte e dobre todas as folhas ao meio pelo lado contrário ao da curvatura do PET.
  25. 25. Se preferir, depois de todas vincadas, limpe com álcool o contorno datinta da caneta, mas é opcional, pois a tinta spray cobre esse contorno.
  26. 26. Faça vincos diagonais em todas as folhas, das extremidades até o meio, dos dois lados.
  27. 27. Depois de vincadas, as folhas deverão ficar conforme a imagem.
  28. 28. Passe o ferro de solda bem quente entre os vincos laterais, fazendo canaletas vazadas dos dois lados das folhas.
  29. 29. Depois de passar o ferro de solda, as folhas adquirem um aspecto retorcido e deverão ficar conforme a imagem. Esse processo é opcional. Pode deixar as folhas lisas se desejar.
  30. 30. Passe as folhas pelo fogo rapidamente. Não deixe queimar o PET. Isso é apenas para dar maior resistência e melhor acabamento às folhas.
  31. 31. Pinte todas as folhas de um lado apenas, pelo lado de cima com a tinta spray. Lembre-se de agitar bem a lata e pintar com uma distância de aproximadamente 30 cm das folhas.
  32. 32. Coloque cola quente na extremidade da folha.
  33. 33. Posicione cada uma e pressione até colar, em volta da base de MDF. Faça isso com todas as folhas. Distribua todas de forma simétrica em volta do arranjo.
  34. 34. Pronto!!Seu arranjo ficou lindo e muito sofisticado.
  35. 35. • Gostou? Compartilhe com os amigos clicando nos links das redes sociais.• Deixe seus comentários e se usar nossa dica nos envie suas fotos e participe de nosso Mural.
  36. 36. • Venha nos visitar na Vila do Artesão e confira todas as outras dicas com reciclagem ensinadas por nosso colunista Cláudio Belmudes. É só clicar abaixo: Aulas de reciclagem
  37. 37. Este passo a passo pertence à Vila do Artesão e é protegido por direitos autorais. Não copie, compartilhe.Clique e leia nossa licença de uso

×